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15 Estratégias de crescimento empresarial para implementar em 2022!

Tempo estimado de leitura: 12 minutos

17/01/2022

Você já tem um plano de expansão empresarial definido? Conheça agora!

estratégias de crescimento

A expansão da empresa é um movimento natural dos negócios de sucesso. Isso porque é comum que a estrutura inicial não consiga atender uma alta demanda por parte dos consumidores. Nesse momento, é necessário adotar estratégias de crescimento empresarial.

Isso permite expandir o negócio de maneira sustentável e segura, evitando os riscos que possam prejudicar a saúde financeira da organização. Porém, é preciso saber como elaborar um bom projeto para auxiliar nesse processo.

Neste post, você entenderá o que são as estratégias de crescimento e descobrirá 15 dicas para fazer o plano de expansão do seu negócio em 2022. Confira!

O que são estratégias de crescimento?

O primeiro passo para implementar estratégias de crescimento para a sua empresa é entender o que isso significa. Essas práticas englobam métodos e processos utilizados para promover a expansão de uma companhia.

Para tanto, é preciso considerar o cenário atual da empresa e onde ela pretende chegar em determinado período. A partir disso, são definidas ações que promovem melhorias na gestão e permitem conquistar os objetivos propostos.

Esse plano é transformado em um documento completo que detalha as metas, prazos, intervenções e outros fatores que orientarão a gestão em busca do crescimento. Além disso, a estratégia contempla direcionamentos para os momentos de desafios e dificuldades.

Dessa maneira, a empresa se mantém preparada para continuar em desenvolvimento, mesmo em momentos de crise. Além disso, ter uma estratégia de crescimento concisa demonstra como a companhia vislumbra os seus objetivos e se posiciona no mercado.

É importante entender que há empresas em que o processo de crescimento é rápido. Entretanto, o comum é que ele exija um prazo maior para se consolidar. Por isso, é necessário ter paciência, inteligência emocional e resiliência para manter as estratégias de crescimento, a fim de chegar aos resultados desejados.

 15 Estratégias de crescimento empresarial para implementar

Agora que você já sabe o que são as estratégias de crescimento, chegou o momento de conhecer 15 ações para ajudar a colocá-las em prática. Confira!

1. Entenda o momento de expansão da sua empresa

Para começar, é importante entender qual é o momento de expansão do seu negócio. Por exemplo, existem situações em que o empreendedor visualiza o potencial da sua empresa e toma decisões baseadas no futuro.

Contudo, mesmo que a organização esteja com faturamento alto, é necessário considerar o presente antes de adotar estratégias mais agressivas de expansão. Portanto, antes de investir em mais insumos ou infraestrutura, por exemplo, entenda se a operação já alcançou a sua capacidade máxima.

Ainda, certifique-se de que há demanda reprimida. Ou seja, mais procura do produto ou serviço do que a empresa pode ofertar no momento. Se a resposta for positiva, pode-se começar a planejar a expansão. Mas, se for negativa, talvez ainda não seja o momento de fazer grandes investimentos.

2. Saiba se o seu negócio tem escalabilidade

A escalabilidade é o processo de crescimento rápido, então é importante adequar o negócio. Uma empresa em que o dono é a chave do sucesso para que a operação funcione, provavelmente, não poderá crescer abrindo mais unidades, por exemplo.

Afinal, não há como o empreendedor estar em todos os lugares ao mesmo tempo. Entretanto, ele pode elaborar um protocolo para replicar o seu método de trabalho e, assim, conseguir a escalabilidade — ensinando a sua técnica para mais pessoas.

3. Avalie o diferencial competitivo e a barreira de entrada da sua empresa

Ao considerar investir na expansão da sua empresa, também é preciso entender qual é o seu diferencial. Esse fator é o que faz o seu negócio se destacar no mercado perante as concorrentes. Ademais, ele é importante para o cliente escolher o seu serviço ou produto em vez de outra marca.

Para tanto, você deve fazer uma autoanálise e descobrir as características que distinguem a sua organização das demais. Outra dica é compreender o que eleva o seu negócio a outro patamar em comparação às soluções disponíveis no mercado.

Entre os principais exemplos estão o atendimento de qualidade, serviço de excelência, rapidez e agilidade na entrega, cumprimento de prazos etc. Pode ser interessante investir e desenvolver outros diferenciais, se for o caso.

Já a barreira de entrada é o obstáculo que impede a concorrência de copiar o seu negócio. Ela deve ser elevada para garantir que o diferencial da sua empresa permaneça relevante.

4. Conheça seu público

Conhecer o seu público permite guiar diversas ações dentro da empresa, como direcionamento de marketing, lançamento de novos produtos e precificação. Com isso, é possível desenvolver métodos para suprir as necessidades dos consumidores.

Para entender o seu público, é necessário compreender seus hábitos e demandas de consumo. Essa consideração pode ser feita por meio de análises de pesquisas realizadas diretamente com os clientes, a partir de dados sobre as vendas da empresa e outras informações do mercado.

5. Encare a concorrência

Existem empreendedores que limitam o crescimento do seu negócio com medo de não conseguirem superar a concorrência. Entretanto, se você quer que a sua empresa cresça, deve encarar os concorrentes e mostrar o seu valor no mercado.

Além do diferencial competitivo, é importante buscar inovações e agregar valor ao seu negócio. E, para isso, você não pode perder os seus concorrentes de vista. Então observe quais são os pontos fortes e fracos da concorrência.

Em cima dessas informações, você pode trabalhar a sua vantagem competitiva e se posicionar no segmento em que atua. Ainda, é possível aprender com a concorrência e adaptar o que deu resultado com ela ao seu negócio. O nome dessa prática é benchmarking.

Lembre-se que essa conduta não é a mesma que copiar ou plagiar os concorrentes. Trata-se apenas de uma inspiração no sucesso de outros players para a sua empresa, enriquecendo a sua estratégia.

6. Busque aliados e parceiros de negócio

No mercado empresarial é muito comum que as empresas façam alianças comerciais a fim de impulsionar os negócios. Uma parceria forte e bem executada é capaz de alavancar as vendas e expandir a empresa.

Isso porque esses aliados potencializam a força da marca, ampliando o campo de atuação e conquistando novos clientes. Nesse sentido, você pode procurar por parcerias com investidores, fornecedores, divulgadores de marca ou, até mesmo, vendedores que trabalham com comissão.

7. Valorize o capital humano da sua empresa

O capital humano de uma empresa é o valor agregado pelos colaboradores por meio de suas habilidades, competências, conhecimentos técnicos e outras qualidades. Em um projeto de expansão, ele é ainda mais valioso — afinal, as empresas não crescem sozinhas.

É necessário contar com pessoas engajadas no mesmo propósito, motivando e valorizando-as. Para isso, deve-se encontrar mecanismos que reforcem a importância delas na organização. Isso é possível promovendo campanhas de bonificação por desempenho, por exemplo.

Ademais, é importante praticar ações transparentes, ter uma comunicação eficiente e reconhecer as conquistas. Uma cultura organizacional estruturada no sentido de valorização dos colaboradores é uma estratégia que pode ser utilizada.

Dessa maneira, a equipe entenderá que o esforço de cada membro contribui para o crescimento da empresa — e que isso também é vantajoso para ela.

8. Mantenha a saúde financeira da empresa em dia

A saúde financeira de uma companhia se relaciona com o controle que a organização tem sobre o seu capital. Isso é o que possibilita arcar com os custos, obter lucros e planejar investimentos. Logo, a empresa que deseja crescer precisa ter uma boa saúde financeira.

Sem esse cuidado, o crescimento pode gerar o acúmulo de dívidas, fazendo com que o negócio tenha que se desfazer de patrimônio para quitá-las ou precise se endividar. Em casos mais graves, os problemas financeiros podem levar ao encerramento das atividades.

Portanto, além de ter um bom controle das finanças, é essencial identificar gargalos, possíveis desperdícios e falhas nos processos. Assim, é possível entender o que melhorar para equilibrar o fluxo de caixa, controlar o capital de giro e manter a vida financeira da empresa saudável.

9. Esteja atento às oportunidades

As oportunidades podem surgir a qualquer momento. Entretanto, para conseguir identificá-las é necessário estar sempre atento, observando o cenário para avaliar as vantagens que cada ocasião pode oferecer.

Ao perceber uma oportunidade, a empresa também deve estar preparada com estratégias para desenvolver:

  • ações competitivas;
  • produtos ou serviços que atendam às novas necessidades do consumidor;
  • processos inovadores.

Lembre-se de que, quando as oportunidades não são identificadas, há o risco de visualizá-la apenas quando o concorrente souber aproveitá-la e gerar lucro com ela. Nesses casos, a sua empresa pode perder espaço no mercado.

10. Procure a satisfação do cliente

Há empresas que buscam o crescimento no aumento do seu faturamento por meio de estratégias para abaixar os custos e aumentar o volume de vendas. Entretanto, muitas delas não consideram manter a qualidade do produto ou serviço.

Consequentemente, a satisfação do cliente pode ser impactada negativamente. Quando isso acontece, quebra-se a relação de confiança entre empresa e consumidor, fazendo com que seu cliente procure a concorrência.

Nessas situações, a empresa pode até conquistar novos clientes atraídos pelo preço, mas não consegue fidelizá-los. Considerando que o custo de aquisição de cliente (CAC) é superior ao esforço de retenção, parte da rentabilidade pode se transformar em novos gastos.

Portanto, independentemente de quais sejam as estratégias de expansão, nunca deixe de buscar a satisfação do consumidor — a fim de mantê-los fiéis à marca.

11. Mantenha o foco em uma estratégia

É comum se deparar com diversos meios que podem viabilizar o crescimento da empresa. Contudo, a organização precisa ter foco em uma estratégia, sem tentar adotar as variadas possibilidades simultaneamente.

Ainda, é preciso considerar o prazo necessário para obter resultados, evitando a troca de estratégias de maneira precoce. Isso pode impedir o alcance de resultados e gerar prejuízos. Portanto, antes de seguir com as estratégias de crescimento, entenda quais são as metas e os planos de ação.

Com base nisso, toda a equipe pode trabalhar de maneira alinhada, direcionando esforços aos objetivos propostos.

12. Invista em lançamento de novos produtos e serviços

Quando uma empresa está em seu início, é comum que ela apresente um mix de produtos ou serviços limitados. Isso ajuda a focar na proposta e oferecer o melhor ao cliente. Entretanto, quando o negócio já está consolidado, pode ser interessante buscar novidades para os consumidores.

O lançamento de novos produtos ou serviços é uma estratégia de crescimento que visa atrair outros públicos para a marca. Ademais, é uma maneira de diversificar o portfólio, não deixando a empresa tão exposta às variações do mercado.

Imagine uma confeitaria focada apenas em cupcakes. Em um auge da tendência do bolinho no mercado, ela provavelmente conseguirá aproveitá-lo para estabelecer a marca. Entretanto, se o produto deixar de ser atrativo ao público, a empresa pode ter uma queda no faturamento.

Por outro lado, se a confeitaria aproveitar as vendas em alta para oferecer novas opções de bolos e doces, há chances de se manter competitiva no mercado. Nesse cenário, vale ressaltar que os lançamentos devem ser coerentes com a sua marca para não confundir os clientes já fidelizados.

13. Faça pesquisas de mercado

Seja para lançar novos produtos, ampliar a operação ou, até mesmo, abrir novas unidades do seu negócio, é imprescindível realizar pesquisas de mercado. Por meio dessa ferramenta é possível identificar as principais necessidades do seu público-alvo.

Por exemplo, ela permite entender qual é a abordagem mais adequada para adotar nas estratégias de crescimento e prever os investimentos necessários. Também há chances de identificar necessidades específicas do público, quanto os clientes estão dispostos a pagar pelos novos produtos e outros dados relevantes. 

14. Considere ampliar as regiões de atuação

Se a sua marca já é consolidada na sua localização e tem procura de clientes de outros lugares, é o momento de considerar a ampliação da região de atuação. Você pode fazer isso por meio de e-commerce ou abrindo novas filiais.

Ademais, se as novas unidades forem validadas como negócio rentável, há a possibilidade de estudar a franqueabilidade do modelo. Para descobrir se é viável ampliar a região de atuação e se o lugar que você pretende é promissor, a pesquisa de mercado também é interessante.

15. Invista em novas estratégias de marketing

O marketing é um fator de impulsionamento da marca fundamental no crescimento de qualquer empresa. É ele quem constrói a imagem da organização perante o mercado e faz com que a marca ocupe posição de destaque na preferência do público-alvo.

Além do marketing offline, é importante investir no marketing digital, caso a sua empresa ainda não tenha adotado a estratégia. Anúncios na internet, criação de conteúdos otimizados para mecanismos de busca e postagens nas redes sociais são algumas ações que geram resultados positivos.

Agora você já conhece 15 das principais estratégias de crescimento para implementar em 2022. Porém, lembre-se de que é preciso estudar quais se adéquam ao seu negócio para elaborar um plano de expansão mais eficaz para a sua empresa.

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