tomatico.com.br

Consultor e planejador financeiro: 4 dicas para ampliar seus resultados no final do mês

Tempo estimado de leitura: 6 minutos

06/10/2022

Confira 4 dicas que podem otimizar sua performance no final do mês!

consultor financeiro

Cuidar bem das finanças é um dos critérios mais importantes para o sucesso de uma empresa. Ao mesmo tempo, o processo exige conhecimento e experiência — o que faz com que muitos empreendedores e gestores busquem apoio profissional externo.

Com isso, profissões como consultor e planejador financeiro se destacam. Para você que trabalha nessa área, é importante entender como melhorar seus resultados ao final do mês. Assim, é possível fazer sua carreira evoluir, atingindo novos patamares profissionais e financeiros.

Quer descobrir como ter um desempenho melhor como consultor ou planejador financeiro? Veja 4 dicas que podem elevar seus números ao final do mês!

O que um consultor e um planejador financeiro fazem?

Antes de pensar na evolução da sua performance, é importante entender melhor o que são essas carreiras e quais são suas funções. Embora os termos sejam usados como sinônimos, vale saber que o planejador e o consultor financeiro trabalham de modo diferente.

O planejador financeiro é responsável por identificar as necessidades e expectativas do cliente e traçar um plano de finanças. O objetivo é selecionar, por exemplo, as melhores alternativas do mercado financeiro, cuidar do pagamento de impostos e definir a busca por soluções de crédito.

Já o consultor financeiro tem o planejamento de finanças como uma de suas atividades, mas não é a única. Essa função também prevê a realização de análises e diagnósticos da situação da empresa, assim como a elaboração de relatórios de desempenho.

Além disso, o consultor pode oferecer insights e sugestões de melhorias ou de correção de rota sobre as finanças do negócio. Então o planejador financeiro foca em criar um mapa para as finanças do empreendimento e acompanhar sua implementação. Já o consultor pode ir além.

Qual é a importância desses profissionais para as empresas?

Após conferir as funções do consultor e do planejador financeiro, é importante entender como você pode ajudar empresas ao ocupar uma das funções. No geral, as atividades desempenhadas nessas profissões tornam mais estratégica a gestão financeira dos negócios.

Desse modo, os empreendedores ou outros responsáveis pela empresa têm ajuda qualificada para lidar com o dinheiro do empreendimento. Assim, eles podem desfrutar de mais segurança, por ter os recursos necessários para executar as atividades cotidianas.

Ademais, é preciso considerar a importância do consultor ou planejador financeiro para a competitividade do empreendimento. Com uma gestão financeira mais eficiente, é possível elevar os lucros, manter a saúde sobre o uso do dinheiro e se destacar dos concorrentes.

Ademais, o acesso estratégico a soluções de crédito diferenciadas ajuda as empresas a crescerem ou a superarem desafios — sem que isso prejudique a continuidade do negócio. Logo, a presença do planejador ou consultor é fundamental.

Como ampliar seus resultados no final do mês com 4 dicas?

Agora que você está ciente da importância da sua função como planejador ou consultor financeiro, é necessário saber como melhorar sua performance. Assim, há como alcançar seus objetivos profissionais e se desenvolver na carreira.

A seguir, confira 4 dicas valiosas que planejadores e consultores financeiros devem adotar para atingir resultados melhores!

1.      Otimize seu processo de prospecção

Um dos primeiros passos para incrementar seu desempenho é saber encontrar e captar os clientes. É por isso que, na fase de prospecção, você deve traçar uma estratégia dinâmica e arrojada. Vale a pena, por exemplo, aprender a divulgar melhor seus serviços e, principalmente, os seus diferenciais.

Mostre como você agrega valor aos negócios dos clientes e como os seus serviços são indispensáveis para a gestão financeira deles. Para isso, peça indicações para quem é ou já foi seu cliente. Ao acionar sua rede de networking, é possível ter contatos interessantes e otimizar a prospecção.

2.      Foque nas empresas certas

Para melhorar ainda mais a prospecção de clientes, é preciso encontrar as empresas ideais e focar em atraí-las para a sua atuação. Pense, por exemplo, que micro, pequenas e médias empresas costumam ter mais problemas com a gestão financeira.

Logo, a presença de um planejador ou consultor financeiro tende a ser mais relevante nelas. Com o direcionamento de esforços nesse sentido, você poderá obter mais resultados com menos investimentos.

3.      Faça especializações

Para agregar ainda mais valor e se diferenciar dos concorrentes, é importante se especializar em sua área. No caso do planejador financeiro, especificamente, vale a pena buscar a certificação internacional Certified Financial Planner (CFP).

Essa é uma certificação muito procurada por profissionais do mercado financeiro e que pode tornar sua atuação mais robusta junto às empresas. Para obter a certificação, você precisa atender aos seguintes requisitos:

  • comprovar formação no ensino superior;
  • ter, ao menos, 3 anos de experiência profissional no mercado financeiro;
  • aderir ao código de ética da instituição;
  • ser aprovado no exame aplicado pela Associação Brasileira de Planejamento Financeiro (Planejar).

A prova CFP é composta por 140 questões e é preciso ter um desempenho mínimo de 70% de acertos totais e de 50% em cada módulo. Entre os temas abordados, estão o planejamento financeiro, fiscal e de investimentos.

Após ser aprovado e cumprir os outros requisitos, você deve fazer o pagamento de uma anuidade. Então, passa a ter a certificação. Assim, é possível utilizar essa qualificação como um argumento extra para atrair novos clientes.

4.      Conte com bons parceiros

Além de cuidar da estratégia e dos seus conhecimentos, busque o apoio de parceiros estratégicos para sua carreira. Com essa atitude, torna-se viável oferecer soluções de qualidade para os clientes, reforçando sua atuação como planejador financeiro ou consultor empresarial.

Para apresentar uma solução de crédito diferenciada, por exemplo, conte conosco do Tomático. Com as nossas soluções, as empresas recebem uma proposta de crédito na hora, com pagamentos fixos ou flexíveis e condições diferenciadas de juros.

Como parceiro, você recebe comissão — quando o cliente contrata o crédito e ao longo dos pagamentos realizados por ele. Logo, é possível incrementar seus resultados financeiros e, ao mesmo tempo, ajudar empresas que desejam se desenvolver ou precisam de robustez nas finanças.

Além disso, o Tomático oferece treinamentos digitais para você apresentar as soluções aos seus clientes da melhor maneira. Desse modo, fica mais fácil converter vendas e facilitar o acesso ao crédito para micro, pequenas e médias empresas.

Com essas 4 dicas, você aprendeu como melhorar seus resultados ao trabalhar como consultor e planejador financeiro. Assim, você poderá se destacar no mercado e apoiar negócios em seus processos de gestão financeira.

Quer otimizar sua atuação e ajudar mais empresas? Seja um parceiro Tomático e conheça nossas soluções!