tomatico.com.br

Como conseguir crédito: as principais dificuldades

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

07/07/2021

Contratar crédito pode ser simples. Conheça uma opção diferenciada!

Contratar uma linha de crédito empresarial nem sempre é fácil.

Os dados da pesquisa “O impacto da pandemia do coronavírus nos pequenos negócios”, feita pela Fundação Getulio Vargas (FGV) e o Sebrae, mostram que, em novembro de 2020, 52% dos empreendedores entrevistados haviam solicitado financiamento e, entre eles, apenas 34% haviam conseguido o dinheiro.

 Afinal, como conseguir crédito para a empresa?

Não é de hoje que os pequenos negócios enfrentam obstáculos na obtenção de uma linha de crédito. Trata-se de um problema antigo e que, talvez, tenha se evidenciado ainda mais na pandemia.

Um dos entraves é a falta de informações sobre os pequenos negócios para que as instituições financeiras façam a análise do crédito.

Por isso que se recomenda ao empreendedor manter uma gestão financeira organizada, que permita ao banco entender os números do negócio.

Toda instituição financeira irá calcular o risco do crédito, e isso, de forma geral, é feito por meio de uma análise da movimentação financeira da empresa e de seu histórico com o banco.

Então, quanto mais organizado for o controle financeiro, melhor.

Processo de como contratar crédito pode ser mais simples

Um outro entrave à concessão de crédito são as garantias exigidas pelos bancos para liberar o dinheiro.

Nesse caso, uma opção para o empreendedor que não possui garantias é recorrer a um fundo garantidor, que funciona como uma espécie de avalista.

Por fim, um terceiro entrave bastante comum é a negativação da empresa. Os bancos, de forma geral, não fornecem créditos para empreendimentos com pendências financeiras.

Lendo até aqui pode parecer quase impossível conseguir um crédito empresarial, certo?

A boa notícia é que, de uns tempos para cá, surgiram instituições financeiras que vêm reinventando a forma de conceder crédito para as empresas. O Tomático é uma delas.

Vinculada à Captalys, a plataforma totalmente digital está no mercado há mais de dois anos e concede crédito via maquininha.

Dessa forma, o empreendedor é dispensado de apresentar uma garantia física, como um carro ou equipamento, pois a garantia são os recebíveis futuros da empresa.

Ao analisar a concessão de crédito, o Tomático não exclui automaticamente os negativados. Então, crédito para negativado é uma possibilidade – cada caso é analisado individualmente, levando em conta diversos critérios.

São dois entraves a menos!

Para pleitear uma linha de crédito no Tomático, é preciso:

·  Ter CNPJ;

·  Ter faturamento mínimo mensal de R$ 5 mil nos últimos seis meses em uma das seguintes maquininhas: Getnet, Rede, Cielo, Bin e SIPAG;

·  Ter conta corrente pessoa jurídica.

Quer saber mais? Acesse nosso FAQ.