• O que é o Tomático?

    O Tomático é uma plataforma de crédito digital criada para atender micro, pequenas e médias empresas que buscam por uma alternativa transparente e simples para transformar os negócios.

    Com um modelo único no Brasil, o serviço oferece crédito baseado nas vendas com cartões de débito e crédito e elimina a exigência de garantias físicas.

    Seus diferenciais abrem espaço para empresas que querem crescer, mas enfrentam dificuldades no acesso ao crédito convencional.

  • Qual a diferença entre o Tomático e um crédito convencional?

    O Tomático é diferente dos créditos bancários por alguns aspectos. Veja abaixo..

  • Quais os requisitos mínimos para solicitar um crédito?

    Nosso serviço está disponível para todas as empresas que:

    • São cadastradas com CNPJ.
    • Utilizam maquininhas de cartão da Getnet, Rede, Cielo, Bin e(ou) Stone, registradas no CNPJ.
    • Tenham faturamento mínimo de 6 meses em uma das maquininhas.
    • Tenham uma conta corrente jurídica no CNPJ cadastrado.

    O histórico de faturamento é necessário para que seja possível calcular a projeção de faturamento, um fator essencial para definir o limite de crédito pré-aprovado.

    Estamos trabalhando constantemente atender todos os empreendedores brasileiros. Se você utiliza outras maquininhas, conte pra gente, isso nos ajudará com novas parcerias

  • Como é calculado meu limite pré-aprovado?

    O cálculo é automático e tem como base a média do seu faturamento líquido com a maquininhas parceiras (Getnet, Rede, Cielo, Bin), além de parametrizações internas de risco.

    O seu histórico nos possibilita fazer projeções que determinam um volume de limite sadio para sua empresa, ou seja, um valor que possa ser pago sem comprometer o seu fluxo de caixa.

    Veja aqui como você pode consultar o seu faturamento líquido em cada adquirente.

  • Como funciona a análise de crédito?

    Nossa análise contempla consultas a órgãos de proteção ao crédito e políticas internas de risco, que validam dados cadastrais (CNPJ e sócios) e definem o perfil de elegibilidade da empresa.

    Restrições financeiras (nome sujo) não são eliminatórias. Nós fazemos ponderações para potencializar ao máximo a capacidade de aprovação.

  • Como funciona a simulação online?

    Com um breve cadastro no site www.tomatico.com.br, você pode conectar suas maquininhas e receber as propostas na hora, sem compromisso.

    Isso te ajuda a avaliar os custos reais do crédito e estudar qual a melhor opção para o momento da sua empresa.

    Não se preocupe, a conexão das maquininhas é segura e essencial para conhecermos seu histórico de vendas. Suas informações não são compartilhamos com terceiros e nenhuma movimentação poderá ser feita.

  • Posso aumentar o valor de limite pré-aprovado?

    Não. O cálculo é automático e feito por meio de algoritmos internos que levam em conta o histórico de faturamento líquido extraídos por meio da conexão online com as suas maquininhas.

    Para isso, é preciso fazer o cadastro no site e conectar suas contas, utilizando os mesmos dados de acesso que você usa para o portal de vendas. O processo é automático e seguro!

    Reforçamos que o cálculo considera valores líquidos, ou seja, não os valores totais de vendas. Isso permite que a forma de pagamento acompanhe seu fluxo de caixa.

  • Por quanto tempo o limite pré-aprovado fica disponível para contratar?

    O cálculo é atualizado no início de cada mês e o valor do limite pré-aprovado é reajustado com base nos novos registros de liquidações das maquininha conectadas.
  • Posso contratar um valor menor do que o limite total pré-aprovado?

    Sim. Nós oferecemos o maior limite pré-aprovado, mas você pode escolher o valor desejado, de acordo com a sua necessidade, utilizando uma régua de simulação que você verá disponível durante a contratação.

  • Ao contratar um valor parcial, é possível contratar o restante depois?

    Não. As propostas são individuais e um novo limite pré-aprovado poderá ficar disponível após o pagamento de 70% da primeira operação.

  • Quais são os documentos solicitados?

    Da empresa:
    - Contrato Social ou Requerimento do Empresário (MEI)
    - Certidão Simplificada (exceto para o Estado de SP) ou Certidão de Breve Relato (se sua empresa é registrada em Cartório), emitidas nos últimos 30 dias.

    Dos sócios:
    - RG e CPF (ou CNH) válidos.
    - Comprovante de residência (emitido nos últimos 90 dias por empresa concessionária: luz, gás, água, telefone fixo).
    - Certificado Digital (e-CPF).

  • Não possuo comprovante de residência em meu nome. Como faço?

    Há outras opções disponíveis:
    - Fatura de cartão de crédito: emitida no mês vigente.
    - Cônjuges: comprovante de residência acompanhado da cópia da Certidão de casamento.
    - Pais: comprovante de residência de pais que estejam descritos como filiados no documento de identidade do contratante.
    - Aluguel: comprovante de residência do locador acompanhado da cópia do Contrato de Locação registrado em cartório.

    Para todas as opções acima, envie também uma Declaração de Endereço assinada conforme este modelo aqui.

  • Como é feito o depósito do crédito?

    Após a aprovação dos documentos, o valor contratado é transferido em até 5 dias úteis para a conta jurídica cadastrada.

    Esse prazo pode ser reajustado de acordo com as características da operação.

  • Qual o primeiro passo?

    Para iniciar a contratação, é preciso fazer o cadastro no site www.tomatico.com.br com alguns dados: CNPJ, nome completo, CPF, e-mail e celular. Em seguida, cadastrar uma senha de sua preferência e seguir as orientações em cada etapa.

  • Como conecto as maquininhas parceiras?

    Selecione o botão correspondente à sua maquininha e preencha com o mesmo login e senha que você utiliza no portal ou aplicativo de vendas. O processo é automático e seguro! Saiba mais.
  • Não consigo finalizar a contratação da proposta que escolhi.

    Após selecionar o valor de crédito, clique na forma de pagamento desejada para que o botão Finalizar fique disponível. Depois, siga as orientações das próximas etapas.

  • Como envio um documentos com várias páginas?

    Selecione o botão correspondente ao documento, clique em Adicionar arquivo e selecione o primeiro anexo. Depois, clique novamente em Adicionar arquivo para enviar o próximo e você pode repetir esse processo quantas vezes forem necessárias. Para concluir, clique em Salvar.

  • Como faço para assinar os contratos?

    Os contratos são enviados por email e devem ser assinados online. Para isso, existem 2 formatos, Clicksign e Capsign, que são definidos de acordo com o seu volume de faturamento.

    Se você recebeu seus contratos via Clicksign, receberá também por email um token diferente para confirmar cada assinatura. Veja como funciona:

    Abra o contrato no email, clique no botão Visualizar para assinar, depois em Assinar, confirme seus dados e, por fim, informe o token correspondente recebido no email.

    Se você recebeu seus contratos via Capsign, precisará do Certificado Digital (e-CPF)

    Se você já tem um, veja o passo a passo para assinar:
    - Abra o contrato no e-mail e clique em Visualizar para assinar.
    - Escolha o Certificado Digital cadastrado no computador e clique em Assinar.

    É a primeira vez que está usando? Veja como instalar:

    1. Instale a extensão Web PKI em um dos navegadores abaixo e siga o passo a passo indicado na ferramenta: Web PKI (Google Chrome) Web PKI (Firefox)> Instalar
    2. Para finalizar a instalação, acesse o novo ícone que aparecerá no canto superior direito do navegador (Web PKI options).
    3. Selecione Importar PFX e depois em Avançar.
    4. Selecione o seu certificado salvo no computador e digite sua senha.
    5. Clique em Avançar e Concluir.

    Se você ainda não tem o seu, veja abaixo uma opção que poderá te ajudar. Só uma dica: se você tem um contador, confirme antes se ele já tem um e-CPF em seu nome.

    Procure por uma Autoridade Certificadora e escolha qual formato de e-CPF prefere. Aqui temos uma lista de empresas e você poderá solicitar online. Também há cartórios que já oferecem o serviço.

    Recomendamos que contrate o formato A1, que disponibiliza um arquivo para computador e elimina o tempo gasto com correios. Mas, se puder aguardar um pouquinho mais, há opções de certificados com maior durabilidade, mas que precisarão ser enviados para o seu endereço.

  • Já enviei os documentos. E agora?

    A partir de agora é com a gente! A proposta de crédito passa por uma análise em conjunto com a validação dos documentos e dos contratos.

    Não se preocupe. sendo a resposta positiva ou negativa, você receberá informações detalhadas no seu e-mail cadastrado.

    A análise leva, em média, 2 dias úteis para ser concluída e, uma vez aprovada, começamos a contar o prazo de depósito do crédito, que é feito em até 5 dias úteis.

    Esse prazo pode ser reajustado se identificarmos que algum dos seus documentos precisar ser atualizado. 

  • O Tomático é seguro?

    Sim. Nós garantimos a segurança de todos os seus dados por meio de tecnologias avançadas. As informações são criptografadas e ninguém terá acesso aos seus dados.

  • Por que preciso informar meus dados de login das maquininhas?

    Para definir um valor de limite pré-aprovado, o cálculo é feito com base no seu histórico de vendas com cartão de crédito e débito, por isso a conexão com as maquininhas é essencial para conseguirmos  fazer a leitura do seu faturamento mensal.

    Não se preocupe! A conexão é segura e será feita exclusivamente para leitura das informações. Não compartilhamos dados com terceiros e nenhuma transação ou cobrança poderá ser feita.

  • Por que não posso enviar os extratos como prova do meu faturamento?

    Nosso modelo de conexão das maquininhas nos dá garantia dos seus números de faturamento e isso nos ajuda a oferecer um serviço sem exigir garantias físicas, facilitando o acesso ao crédito.

  • Esqueci meus dados de login da maquininha. E agora?

    Caso você tenha esquecido o usuário ou senha, acesse o portal da adquirente correspondente e selecione a opção para receber nova senha:
    - Getnet
    - Rede
    - Cielo
    - Bin

  • Esqueci meus dados de acesso ao site Tomático. E agora?

    Selecione a opção “Esqueci meu usuário ou senha”, informe seu e-mail cadastrado ou CNPJ da empresa para receber um e-mail com uma senha provisória.

    Para sua segurança, após o acesso, sugerimos que você altere para uma nova senha de sua preferência.

  • Como acontece o pagamento do crédito?

    Tudo acontece de forma automática, sem boletos ou transferências.

    Para que isso seja possível, o domicílio bancário das suas adquirentes (Getnet, Rede, Cielo e Bin) é alterado para o nosso banco parceiro Arbi, enquanto durar a nossa operação. Ou seja, os recebíveis com cartões primeiro são direcionados para uma conta vinculada para, depois, serem transferidos para a conta corrente da sua empresa. 

    Isso acontece para garantir que o percentual de retenção escolhido na proposta seja aplicado diariamente sob as liquidações diárias.

    Não se preocupe! O processo acontece em tempo real e, diariamente, após a retenção da parcela, o valor excedente é imediatamente transferido para você.

    Ao final da operação, caso não seja feita a renovação do crédito, o domicílio bancário volta para a conta inicial após a confirmação de quitação.

  • O que é e como funciona a conta vinculada?

    É uma conta aberta no Banco Arbi, instituição parceira do Tomático, para possibilitar o nosso arranjo de pagamento. 

    Toda a movimentação de pagamentos você poderá ver no  Portal de Acompanhamento do Tomático.

  • Posso alterar a conta bancária jurídica que cadastrei?

    Sim. A qualquer momento você pode solicitar a alteração, desde que a conta esteja vinculada ao CNPJ registrado em contrato. Você pode enviar sua solicitação para contato@tomatico.com.br.

  • Qual o prazo máximo para pagar o crédito?

    Com nosso modelo de parcelas variáveis, não é possível determinar um prazo máximo pré-estabelecido, mas estimamos Metas de Pagamento de acordo com a sua média de faturamento, que você avalia antes de contratar o crédito.

  • O que acontece se eu não atingir a Meta de Pagamento?

    Nós acompanhamos diariamente os seus pagamentos, analisamos possíveis sazonalidades e podemos reajustar o percentual de retenção para te ajudar a atingir as suas metas.

    Não se preocupe! Antes de qualquer alteração, nós te avisaremos.

  • É possível alterar a forma de pagamento?

    Após a contratação do crédito, só é possível solicitar o aumento do percentual de retenção, caso você tenha interesse em acelerar o pagamento.

    Você pode enviar sua solicitação para contato@tomatico.com.br.

  • Posso quitar o crédito a qualquer momento?

    Sim. Você poderá fazer uma transferência bancária ou solicitar o aumento do percentual de retenção para 100%. Para isso, envie sua solicitação para contato@tomatico.com.br.

  • Como acompanho o pagamento do meu crédito?

    Você pode acompanhar todos os detalhes de sua operação diretamente na sua página do Tomático. Acesse o menu Minha Conta e escolha a aba Extrato ou Operações.