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Como o Tomático funciona?

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Entenda como é simples, rápido e fácil para contratar crédito conosco!
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Conexão de maquininhas

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Aprenda o passo a passo para conectar suas maquininhas com o Tomático.
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Crédito para negativados

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Saiba se você pode solicitar crédito com a gente – e como fazer isso.
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Perguntas Frequentes

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Realizando vendas à crédito, cada parcela é liquidada de acordo com sua data de vencimento, mas agora, ao invés de ter que aguardar vários meses para receber o valor integral de suas vendas, você tem a opção de realizar o adiantamento desses valores com o Tomático 
e receber todas as suas vendas no dia seguinte.

Veja como funciona:
1. Escolha um dos nossos planos de assinatura: 12 ou 24 meses;
2. Garanta a manutenção da sua taxa durante o período contratado;
3. Assine o contrato digitalmente;
4. Pronto! Receba suas vendas diariamente.

Com a Antecipação Tomático você antecipa todas as suas maquininhas por um só lugar. Veja as maquininhas que serão antecipadas:

Bancoob (02.038.232/0001-64);
Bin 04.962.772/0001-65);
Cielo (01.027.058/0001-91);
FirstData (04.962.772/0001-65);
Getnet (10.440.482/0001-54);
PagSeguro (08.561.701/0001-01);
Rede (01.425.787/0001-04);
SafraPay (58.160.789/0001-28);
Sipag (02.038.232/0001-64);
Stone (16.501.555/0001-57).

Como nossa modalidade de antecipação é automática, as bandeiras Visa, Mastercard e Elo são também antecipadas automaticamente, não sendo possível escolher entre elas.

Nossa modalidade de antecipação é automática, ou seja, diariamente você receberá todas as suas vendas feitas no crédito, sem precisar se preocupar. Para antecipar é ainda mais simples: acesse nossa plataforma, escolha um dos planos disponíveis (12 ou 24 meses), assine o contrato digitalmente e pronto! Contrate agora.

Não. Você pode solicitar a Antecipação Tomático mesmo sem ter uma operação de crédito Tomático em andamento.

Da empresa é exigido o seguinte documento:
Contrato Social ou Requerimento do Empresário (MEI)

Dos sócios são exigidos os seguintes documentos:
RG e CPF (ou CNH) válidos
Comprovante de residência (emitido nos últimos 90 dias por empresa concessionária: luz, gás, água, telefone fixo)

A taxa de desconto pode variar de acordo com o prazo de parcelamento da venda. Veja como:

Antecipando uma parcela que receberia entre 1 e 90 dias*: 0,8% a.m. + CDI.
Antecipando uma parcela que receberia entre 91 e 180 dias: 0,87% a.m. + CDI.
Antecipando uma parcela que receberia entre 181 e 360 dias: 0,94% a.m. + CDI.

* Contados em dias corridos.

No momento, temos dois planos disponíveis:

12 meses – De R$ 449,99, por R$ 299,99.
24 meses – De R$ 899,99 por R$ 549,99.

Mas aproveite, esta oferta estará disponível só até o dia 14/08/2021.

A assinatura de 12 ou 24 meses da Antecipação Tomático, além de garantir que todas as suas vendas feitas no crédito serão antecipadas automaticamente, sem que você precise se preocupar, ainda garante a manutenção da sua taxa de desconto durante todo o período contratado. Ou seja, você não será surpreendido com um aumento da taxa depois de alguns meses.

O valor de assinatura será descontado do montante que será creditado para você durante as primeiras 5 (cinco) antecipações realizadas e em parcelas iguais. Assim, você paga o valor da assinatura gradualmente e não pesa no bolso.

Não se preocupe, caso o valor das 5 primeiras antecipações não seja suficiente para o pagamento do valor total da assinatura, o saldo será descontado das demais cessões realizadas, até que se atinja o valor total.

Sim. Para rescindir a contratação você deve entrar em contato com o nosso time de atendimento das 9h às 18h, de segunda a sexta-feira, pelo WhatsApp (11) 95784-2276 ou, se preferir, pelo e-mail [email protected]. As antecipações serão realizadas por mais 5 (cinco) dias úteis e então serão encerradas. Nessa situação não haverá devolução do valor da assinatura.

Sim. Para suspender provisoriamente suas antecipações você deve entrar em contato com o nosso time de atendimento das 9h às 18h, de segunda a sexta-feira, pelo WhatsApp (11) 95784-2276 ou, se preferir, pelo e-mail [email protected]. Para retomar, dentro do período contratado, basta acionar novamente nosso time de atendimento. Caso o período contratado já tenha se encerrado no momento que desejar retomar, será necessário realizar uma nova assinatura.

CDI é uma sigla que se refere aos Certificados de Depósitos Interbancários. CDI são títulos emitidos por bancos com o objetivo de transferir recursos de uma instituição para outra para melhorar sua liquidez. Mas, como todo empréstimo, os bancos também pagam juros que, neste caso, são definidos pela Taxa DI. Assim, o CDI representa a média das taxas de juros aplicadas em empréstimos feitos entre os bancos. Durante o ano de 2020, por exemplo, o CDI acumulado ao longo dos 12 meses foi de 2,75%.

A Cetip (Central de Custódia e Liquidação Financeira de Títulos) é a instituição responsável por calcular o valor diário da Taxa DI, além de manter um histórico dos valores da taxa. A Taxa DI muda diariamente por conta das transações interbancárias que acontecem todos os dias. Normalmente o CDI e a Taxa Básica de Juros, a Selic, tem um valor muito parecido, no entanto, o CDI possui variação diária, por isso, o ideal é verificar o valor divulgado diariamente pela Cetip. Consulte aqui.

Você pode acompanhar todos os detalhes das antecipações diretamente na sua página do Tomático, acessando o menu “Minha conta”.

Para que seja possível realizar a antecipação de maneira diária e automática, o domicílio bancário das suas adquirentes é alterado para o nosso banco parceiro Arbi, enquanto durar a contratação. Dessa forma, os recebíveis com os cartões primeiro são direcionados para uma conta vinculada para, depois, serem transferidos para a conta corrente da sua empresa. Veja abaixo os bancos que a sua conta jurídica pode estar cadastrada:

1 Banco do Brasil S.A.
4 Banco do Nordeste do Brasil S.A.
21 BANESTES S.A. BANCO DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO
33 BANCO SANTANDER (BRASIL) S.A.
41 Banco do Estado do Rio Grande do Sul S.A.
47 Banco do Estado de Sergipe S.A.
70 BRB – BANCO DE BRASILIA S.A.
77 Banco Inter S.A.
82 BANCO TOPÁZIO S.A.
85 Cooperativa Central de Crédito – Ailos
97 Credisis – Central de Cooperativas de Crédito Ltda.
104 CAIXA ECONOMICA FEDERAL
133 CONFEDERAÇÃO NACIONAL DAS COOPERATIVAS CENTRAIS DE CRÉDITO E ECONOMIA FAMILIAR E
197 Stone Pagamentos S.A.
208 Banco BTG Pactual S.A.
212 Banco Original S.A.
213 Banco Arbi S.A.
218 Banco BS2 S.A.
237 Banco Bradesco S.A.
260 Nu Pagamentos S.A.
310 VORTX DISTRIBUIDORA DE TITULOS E VALORES MOBILIARIOS LTDA.
336 Banco C6 S.A.
341 ITAÚ UNIBANCO S.A.
363 SOCOPA SOCIEDADE CORRETORA PAULISTA S.A.
422 Banco Safra S.A.
600 Banco Luso Brasileiro S.A.
611 Banco Paulista S.A.
634 BANCO TRIANGULO S.A.
637 BANCO SOFISA S.A.
655 Banco Votorantim S.A.
748 BANCO COOPERATIVO SICREDI S.A.
756 BANCO COOPERATIVO DO BRASIL S.A. – BANCOOB

Sim. A qualquer momento você pode solicitar a alteração, desde que a conta esteja vinculada ao CNPJ registrado em contrato. Você pode enviar sua solicitação para [email protected].

O Tomático é uma plataforma de crédito digital criada para atender micro, pequenas e médias empresas que buscam por uma alternativa transparente e simples para transformar os negócios.

Com um modelo único no Brasil, o serviço oferece crédito baseado nas vendas com cartões de débito e crédito e elimina a exigência de garantias físicas.

Seus diferenciais abrem espaço para empresas que querem crescer, mas enfrentam dificuldades no acesso ao crédito convencional.

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) é um financiador do Tomático, o que significa que parte das nossas operações são realizadas com recursos do BNDES.

Nesta nova linha de crédito você conta com 8 semanas para começar a pagar, taxas a partir de 1,4% a.m. e prazos mais longos de pagamento. Nos unimos para facilitar o acesso e oferecer a melhor opção de crédito para a sua empresa. Faça uma simulação.

Não! Nós não cobramos nenhum valor antecipado dos nossos clientes. Geralmente a solicitação de depósito/taxa antecipada são pedidas em casos de golpe, cuidado!

Também é importante lembrar que o nosso site oficial é: www.tomatico.com.br.

Em caso de dúvidas, entre em contato com a equipe Tomático pelo telefone: (11) 3330-6366 ou escreva para [email protected].

O Tomático é diferente dos créditos bancários por alguns aspectos.

Crédito convencional:

  • Processo burocrático. A proposta pode levar semanas.
  • Parcelas fixas mensais, mesmo que você não tenha vendido bem naquele mês.
  • Taxa de juros e custos adicionais, sem você saber o quanto realmente está pagando.
  • Exigências de garantias físicas.

Tomático:

  • Proposta em menos de 5 minutos.
  • Parcelas variáveis que acompanham suas vendas, ou seja, você paga menos quando vende menos. Ou parcelas fixas semanais com 8 semanas de carência para começar a pagar.
  • Custo fixo e transparência total. Você sabe exatamente quanto vai pagar.
  • Sem garantias físicas. A garantia do crédito são suas vendas.

Para solicitar crédito no Tomático, a empresa precisa:

  • Ter um CNPJ
  • Utilizar maquininhas de cartão da Getnet, Rede, Cielo, Bin, Stone ou SIPAG registradas no CNPJ
  • Ter faturamento mensal mínimo de R$ 30 mil nos últimos seis meses
  • Ter uma conta corrente pessoa jurídica no CNPJ cadastrado

Ter o histórico de faturamento da empresa registrado em uma das maquininhas há pelo menos seis meses é necessário para que seja possível calcular a projeção de faturamento, um fator essencial para definir o limite de crédito pré-aprovado.

Além destes requisitos, também aplicamos parametrizações internas de risco. Mas estamos trabalhando constantemente para atender todos os empreendedores brasileiros. Então, se você utiliza outras maquininhas ou não atende um dos requisitos, conte pra gente: isso nos ajudará a ampliar nosso leque de opções.

 

O cálculo do limite de crédito é automático e tem como base a média do faturamento líquido da sua empresa nas maquininhas (Getnet, Rede, Cielo, Bin, Stone e SIPAG), além de parametrizações internas de risco.

O histórico da sua empresa nos possibilita fazer projeções que determinam um volume de limite sadio para sua empresa, ou seja, um valor que possa ser pago sem comprometer o fluxo de caixa do seu negócio.

Nossa análise leva, em média, dois dias úteis – e contempla consultas a órgãos de proteção ao crédito e políticas internas de risco, que validam dados cadastrais (CNPJ da empresa e CPF dos sócios) e definem o perfil de elegibilidade da empresa.

Restrições financeiras (nome sujo) não são eliminatórias. Nós fazemos ponderações para potencializar ao máximo a capacidade de aprovação, mas realizamos uma análise minuciosa para evitar a mitigação do risco. Não há regra padrão para a concessão do crédito para PJ negativado, e o Tomático analisa cada caso individualmente.

A trava bancária acontece quando os recebíveis de uma empresa já estão sendo utilizados como garantia em alguma linha de crédito empresarial.

Essa informação circula entre as instituições financeiras por meio do Banco Central, que notifica o mercado em relação às garantias oferecidas por uma empresa a um determinado banco ou outro fornecedor de crédito. Dessa forma, o empreendedor não consegue oferecer a mesma garantia em duas instituições financeiras diferentes.

A operação do Tomático é garantida pelos recebíveis futuros das maquininhas de cartão. A vantagem desse modelo está, principalmente, na facilidade de aprovação do crédito. Como a operação é garantida pelos recebíveis futuros, isso reduz o risco da instituição financeira, que consegue conceder o crédito a mais clientes.

Com um breve cadastro no site www.tomatico.com.br você pode conectar suas maquininhas e receber as propostas na hora, sem compromisso.

Isso ajuda você a avaliar os custos reais do crédito e estudar qual é a melhor opção para o momento da sua empresa.

A conexão das maquininhas é segura, pode ficar tranquilo, e essencial para conhecermos o histórico de vendas da sua empresa. Nós não compartilhamos suas informações com terceiros.

Não. O cálculo é automático e feito por meio de algoritmos internos que levam em conta o histórico de faturamento líquido extraído por meio da conexão on-line com as maquininhas que você usa.

Para isso, é preciso fazer o cadastro no site e conectar suas maquininhas, utilizando os mesmos dados de acesso que você usa no portal da adquirente. O processo é automático e seguro!

Reforçamos que o cálculo considera valores líquidos, ou seja, não são os valores totais de vendas. Isso permite que a forma de pagamento acompanhe o fluxo de caixa do seu negócio.

O cálculo do limite de crédito é atualizado no início de cada mês e o valor do limite pré-aprovado é reajustado com base nos novos registros de vendas feitas nas maquininhas conectadas.

Sim. Nós oferecemos o maior limite pré-aprovado, mas você pode escolher o valor desejado, de acordo com a sua necessidade, utilizando uma régua de simulação que você verá disponível no site do Tomático durante a contratação.

Cada proposta é individual – o que inclui a análise de crédito que você já fez com a Tomático. O restante do processo, porém, leva menos tempo! Para realizar a solicitação, é preciso atingir 50% do pagamento da primeira operação. O valor do novo crédito quita a primeira contratação – e o restante fica disponível para seu uso. Entre em contato com nosso atendimento ou envie um e-mail para [email protected] e aproveite taxas a partir de 0,8% a.m. na sua nova operação.

Um novo limite pré-aprovado poderá ficar disponível após o pagamento de 50% da primeira operação – a partir desse percentual, você já pode solicitar uma renovação de crédito.

Da empresa são exigidos os seguintes documentos:

  • Contrato Social ou Requerimento do Empresário (MEI)
  • Certidão Simplificada (exceto para o Estado de SP) ou Certidão de Breve Relato (se sua empresa é registrada em Cartório), emitidas nos últimos 30 dias
  • Número CREA da última declaração RAIS (o CREA é o recibo de entrega da Relação Anual de Informações Sociais, requisito quando os recursos do BNDES financiam empreendedores)

Dos sócios são exigidos os seguintes documentos:

  • RG e CPF (ou CNH) válidos
  • Comprovante de residência (emitido nos últimos 90 dias por empresa concessionária: luz, gás, água, telefone fixo)
  • Certificado Digital (e-CPF)

Há outras opções de comprovante de residência aceitas:

  • Fatura de cartão de crédito: emitida no mês vigente
  • Cônjuges: comprovante de residência acompanhado da cópia da certidão de casamento
  • Pais: comprovante de residência de pais que estejam descritos como filiados no documento de identidade do contratante
  • Aluguel: comprovante de residência do locador acompanhado da cópia do Contrato de Locação registrado em cartório

Para todas as opções acima, envie também uma Declaração de Endereço assinada.

Após a aprovação dos documentos, o valor contratado é transferido em até cinco dias úteis para a conta jurídica cadastrada.

Esse prazo pode ser reajustado de acordo com as características da operação.

Para iniciar a contratação do crédito com o Tomático é preciso fazer o cadastro no site www.tomatico.com.br. Para isso, tenha alguns dados em mãos:

  • CNPJ
  • Nome completo
  • CPF
  • E-mail
  • Número de celular

Em seguida, cadastre a senha de sua preferência e siga as orientações em cada etapa.

Após o cadastro no site www.tomatico.com.br, selecione o botão correspondente à maquininha e preencha com o mesmo login e senha que você utiliza no portal ou aplicativo da adquirente. O processo é automático e seguro.

Após selecionar o valor do crédito, clique na forma de pagamento desejada para que o botão “finalizar” fique disponível. Depois, siga as orientações das próximas etapas.

Para realizar o envio basta selecionar o botão correspondente ao documento, clicar em “adicionar arquivo” e selecionar o arquivo a ser anexado. Depois, clique novamente em “adicionar arquivo” para enviar o próximo documento – ele pode ser digitalizado ou enviado através de uma foto de boa qualidade, sem nenhuma parte cortada ou desfocada. Você pode repetir esse processo quantas vezes for necessário. Para concluir, clique em “salvar”.

 

Os contratos são enviados por e-mail e devem ser assinados on-line pelo Clicksign ou Capsign. A definição do formato (Clicksign ou Capsign) é feita de acordo com o volume de faturamento da sua empresa.

Se você recebeu seus contratos via Clicksign, receberá também por e-mail um token diferente para confirmar cada assinatura. Veja como funciona:

  • Abra o contrato no e-mail, clique no botão “visualizar para assinar” e depois clique em “assinar”. Confirme seus dados e, por fim, informe o token correspondente recebido no e-mail.

Se você recebeu seus contratos via Capsign, precisará do Certificado Digital (e-CPF). Se você já tem um, veja o passo a passo para assinar os contratos:

  • Abra o contrato no e-mail e clique em “visualizar para assinar”
  • Escolha o Certificado Digital cadastrado no computador e clique em “assinar”

É a primeira vez que está usando o Certificado Digital? Veja como instalar:

  • Instale a extensão “Web PKI” no Google Chrome ou no Firefox e siga o passo a passo indicado na ferramenta
  • Para finalizar a instalação, acesse o novo ícone que aparecerá no canto superior direito do navegador (Web PKI options).
  • Selecione “importar PFX” e depois clique em “avançar”.
  • Selecione o seu certificado salvo no computador e digite sua senha.
  • Clique em “avançar” e em “concluir”.

Se você ainda não tem o seu Certificado Digital, veja abaixo uma opção que poderá ajudar. Só uma dica: se você tem um contador, confirme antes se ele já tem um e-CPF em seu nome.

Caso deseje emitir o seu Certificado Digital, procure por uma Autoridade Certificadora e escolha qual formato de e-CPF prefere. Aqui temos uma lista de empresas com as quais você poderá fazer a solicitação on-line. Também há cartórios que oferecem o serviço.

Recomendamos que contrate o formato A1, que disponibiliza um arquivo para computador e elimina o tempo gasto com correios. Mas, se puder aguardar um pouquinho mais, há opções de certificados com maior durabilidade, mas que precisarão ser enviados para o seu endereço.

A partir de agora é com a gente! A proposta de crédito passa por uma análise em conjunto com a validação dos documentos e dos contratos.

Sendo a resposta positiva ou negativa, você receberá informações detalhadas no seu e-mail cadastrado.

A análise do crédito e dos documentos leva, em média, dois dias úteis para ser concluída e, uma vez aprovada, começamos a contar o prazo de depósito do crédito, que é feito em até cinco dias úteis.

Esse prazo pode ser reajustado se identificarmos que algum dos seus documentos precisar ser atualizado.

Sim. Nós garantimos a segurança de todos os seus dados por meio de tecnologias avançadas. As informações são criptografadas e ninguém terá acesso aos seus dados.

Isso é necessário para que possamos definir um valor de limite pré-aprovado. O cálculo é feito com base no histórico de vendas da sua empresa com cartão de crédito e débito, por isso a conexão com as maquininhas é essencial para conseguirmos fazer a leitura do seu faturamento mensal.

Fique tranquilo! A conexão é segura e será feita exclusivamente para leitura das informações. Não compartilhamos dados com terceiros e nenhuma transação ou cobrança poderá ser feita.

Nosso modelo de conexão das maquininhas nos dá garantia sobre os seus números de faturamento e isso nos ajuda a oferecer um serviço sem exigir garantias físicas, facilitando o acesso ao crédito.

Caso você tenha esquecido o usuário ou a senha cadastrados no site ou no aplicativo da maquininha, acesse o portal da adquirente correspondente e selecione a opção para receber uma nova senha:

Selecione a opção “esqueci meu usuário ou senha”, informe o e-mail cadastrado ou o CNPJ da empresa e receba um e-mail com uma senha provisória.

Para sua segurança, após o acesso, sugerimos que você altere para uma nova senha de sua preferência.

Tudo acontece de forma automática, sem boletos ou transferências.

Para que isso seja possível, o domicílio bancário das suas adquirentes (Getnet, Rede, Cielo, Bin e SIPAG) é alterado para o nosso banco parceiro Arbi, enquanto durar a nossa operação. Dessa forma, os recebíveis com os cartões primeiro são direcionados para uma conta vinculada para, depois, serem transferidos para a conta corrente da sua empresa.

Isso acontece para garantir que o percentual de retenção escolhido na proposta seja aplicado diariamente sobre as liquidações diárias.

Não se preocupe! No caso das parcelas flexíveis, o processo acontece em tempo real e, diariamente, após a retenção da parcela, o valor excedente é imediatamente transferido para você. Nas parcelas fixas semanais, a tentativa de pagamento da parcela acontece nas segundas-feiras, se o valor não for suficiente para o pagamento, uma nova tentativa será feita no dia seguinte para concluir o pagamento da parcela. Depois de concluído, o valor excedente é imediatamente transferido para você também em tempo real.

Ao final da operação, caso não seja feita a renovação do crédito, o domicílio bancário voltará para a conta inicial após a confirmação de quitação.

É uma conta aberta no Banco Arbi, instituição parceira do Tomático, para possibilitar o nosso arranjo de pagamento.

Você poderá ver toda a movimentação de pagamentos no Portal de Acompanhamento do Tomático.

Sim. A qualquer momento você pode solicitar a alteração, desde que a conta esteja vinculada ao CNPJ registrado em contrato. Você pode enviar sua solicitação para [email protected].

Com nosso modelo de parcelas variáveis, não é possível determinar quando você irá terminar de pagar seu crédito. Mas estipulamos em contrato uma data limite para o crédito ser quitado, estimamos este prazo de acordo com a média de faturamento da sua empresa, garantindo que o prazo será suficiente para que você pague o crédito com tranquilidade.

Entretanto, há duas regras importantes que garantem o pagamento saudável do seu crédito durante a vigência do contrato:

  • Seu estabelecimento não poderá ter uma queda de faturamento maior que 90% da média móvel dos últimos meses. Ou seja, você precisará manter um montante de recebíveis suficiente para o cumprimento do pagamento;
  • Também acompanhamos a ausência de pagamentos por um período superior a 5 dias, consecutivos ou alternados, dentro de qualquer período de 15 dias.

No modelo de parcelas fixas, você já sabe quando irá terminar de pagar e determinamos em contrato a data da última parcela semanal. Se o faturamento não for o suficiente para o pagamento da parcela, faremos tentativas para quitar a parcela por até duas semanas.

Todas as cláusulas estão disponíveis em nosso Contrato de Cessão que você receberá para assinatura durante a contratação do crédito.

Após a contratação do crédito, só é possível solicitar o pagamento total do crédito.

Você pode enviar sua solicitação para [email protected].

Sim! Para isso, envie sua solicitação para [email protected].

Você pode acompanhar todos os detalhes de sua operação diretamente na sua página do Tomático. Acesse o menu “minha conta” e escolha a aba “extrato” ou “operações”.