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Como o Tomático funciona?

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Entenda como é simples, rápido e fácil para contratar crédito conosco!
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Conexão de maquininhas

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Aprenda o passo a passo para conectar suas maquininhas com o Tomático.
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Crédito para negativados

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Saiba se você pode solicitar crédito com a gente – e como fazer isso.
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Perguntas Frequentes

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O Tomático é uma plataforma de crédito digital criada para atender micro, pequenas e médias empresas que buscam por uma alternativa transparente e simples para transformar os negócios.

Com um modelo único no Brasil, o serviço oferece crédito baseado nas vendas com cartões de débito e crédito e elimina a exigência de garantias físicas.

Seus diferenciais abrem espaço para empresas que querem crescer, mas enfrentam dificuldades no acesso ao crédito convencional.

O Tomático é diferente dos créditos bancários por alguns aspectos.

Crédito convencional:

  • Processo burocrático. A proposta pode levar semanas.
  • Parcelas fixas mensais, mesmo que você não tenha vendido bem naquele mês.
  • Taxa de juros e custos adicionais, sem você saber o quanto realmente está pagando.
  • Exigências de garantias físicas.

Tomático:

  • Proposta em menos de 5 minutos.
  • Parcelas variáveis que acompanham suas vendas. Você paga menos quando vende menos.
  • Custo fixo e transparência total. Você sabe exatamente quanto vai pagar.
  • Sem garantias físicas. A garantia do crédito são suas vendas.

Para solicitar crédito no Tomático, a empresa precisa:

  • Ter um CNPJ
  • Utilizar maquininhas de cartão da Getnet, Rede, Cielo, Bin ou Stone registradas no CNPJ
  • Ter faturamento mínimo de seis meses em uma das maquininhas
  • Ter uma conta corrente pessoa jurídica no CNPJ cadastrado

Ter o histórico de faturamento da empresa registrado em uma das maquininhas há pelo menos seis meses é necessário para que seja possível calcular a projeção de faturamento, um fator essencial para definir o limite de crédito pré-aprovado.

Estamos trabalhando constantemente para atender todos os empreendedores brasileiros. Então, se você utiliza outras maquininhas, conte pra gente: isso nos ajudará a ampliar nosso leque de opções.

 

O cálculo do limite de crédito é automático e tem como base a média do faturamento líquido da sua empresa nas maquininhas (Getnet, Rede, Cielo, Bin e Stone), além de parametrizações internas de risco.

O histórico da sua empresa nos possibilita fazer projeções que determinam um volume de limite sadio para sua empresa, ou seja, um valor que possa ser pago sem comprometer o fluxo de caixa do seu negócio.

Nossa análise leva, em média, dois dias úteis – e contempla consultas a órgãos de proteção ao crédito e políticas internas de risco, que validam dados cadastrais (CNPJ da empresa e CPF dos sócios) e definem o perfil de elegibilidade da empresa.

Restrições financeiras (nome sujo) não são eliminatórias. Nós fazemos ponderações para potencializar ao máximo a capacidade de aprovação

Com um breve cadastro no site www.tomatico.com.br você pode conectar suas maquininhas e receber as propostas na hora, sem compromisso.

Isso ajuda você a avaliar os custos reais do crédito e estudar qual é a melhor opção para o momento da sua empresa.

A conexão das maquininhas é segura, pode ficar tranquilo, e essencial para conhecermos o histórico de vendas da sua empresa. Nós não compartilhamos suas informações com terceiros.

Não. O cálculo é automático e feito por meio de algoritmos internos que levam em conta o histórico de faturamento líquido extraído por meio da conexão on-line com as maquininhas que você usa.

Para isso, é preciso fazer o cadastro no site e conectar suas maquininhas, utilizando os mesmos dados de acesso que você usa no portal da adquirente. O processo é automático e seguro!

Reforçamos que o cálculo considera valores líquidos, ou seja, não são os valores totais de vendas. Isso permite que a forma de pagamento acompanhe o fluxo de caixa do seu negócio.

O cálculo do limite de crédito é atualizado no início de cada mês e o valor do limite pré-aprovado é reajustado com base nos novos registros de vendas feitas nas maquininhas conectadas.

Sim. Nós oferecemos o maior limite pré-aprovado, mas você pode escolher o valor desejado, de acordo com a sua necessidade, utilizando uma régua de simulação que você verá disponível no site do Tomático durante a contratação.

Cada proposta é individual – o que inclui a análise de crédito que você já fez com a Tomático. O restante do processo, porém, leva menos tempo! Para realizar a solicitação, é preciso atingir 50% do pagamento da primeira operação. O valor do novo crédito quita a primeira contratação – e o restante fica disponível para seu uso. Entre em contato com nosso atendimento ou envie um e-mail para contato@tomatico.com.br para saber mais!

Um novo limite pré-aprovado poderá ficar disponível após o pagamento de 50% da primeira operação – a partir desse percentual, você já pode solicitar uma renovação de crédito.

Da empresa são exigidos os seguintes documentos:

  • Contrato Social ou Requerimento do Empresário (MEI)
  • Certidão Simplificada (exceto para o Estado de SP) ou Certidão de Breve Relato (se sua empresa é registrada em Cartório), emitidas nos últimos 30 dias

Dos sócios são exigidos os seguintes documentos:

  • RG e CPF (ou CNH) válidos
  • Comprovante de residência (emitido nos últimos 90 dias por empresa concessionária: luz, gás, água, telefone fixo)
  • Certificado Digital (e-CPF)

Há outras opções de comprovante de residência aceitas:

  • Fatura de cartão de crédito: emitida no mês vigente
  • Cônjuges: comprovante de residência acompanhado da cópia da certidão de casamento
  • Pais: comprovante de residência de pais que estejam descritos como filiados no documento de identidade do contratante
  • Aluguel: comprovante de residência do locador acompanhado da cópia do Contrato de Locação registrado em cartório

Para todas as opções acima, envie também uma Declaração de Endereço assinada.

Após a aprovação dos documentos, o valor contratado é transferido em até cinco dias úteis para a conta jurídica cadastrada.

Esse prazo pode ser reajustado de acordo com as características da operação.

Para iniciar a contratação do crédito com o Tomático é preciso fazer o cadastro no site www.tomatico.com.br. Para isso, tenha alguns dados em mãos:

  • CNPJ
  • Nome completo
  • CPF
  • E-mail
  • Número de celular

Em seguida, cadastre a senha de sua preferência e siga as orientações em cada etapa.

Após o cadastro no site www.tomatico.com.br, selecione o botão correspondente à maquininha e preencha com o mesmo login e senha que você utiliza no portal ou aplicativo da adquirente. O processo é automático e seguro.

Após selecionar o valor do crédito, clique na forma de pagamento desejada para que o botão “finalizar” fique disponível. Depois, siga as orientações das próximas etapas.

Para realizar o envio basta selecionar o botão correspondente ao documento, clicar em “adicionar arquivo” e selecionar o arquivo a ser anexado. Depois, clique novamente em “adicionar arquivo” para enviar o próximo documento – ele pode ser digitalizado ou enviado através de uma foto de boa qualidade, sem nenhuma parte cortada ou desfocada. Você pode repetir esse processo quantas vezes for necessário. Para concluir, clique em “salvar”.

 

Os contratos são enviados por e-mail e devem ser assinados on-line pelo Clicksign ou Capsign. A definição do formato (Clicksign ou Capsign) é feita de acordo com o volume de faturamento da sua empresa.

Se você recebeu seus contratos via Clicksign, receberá também por e-mail um token diferente para confirmar cada assinatura. Veja como funciona:

  • Abra o contrato no e-mail, clique no botão “visualizar para assinar” e depois clique em “assinar”. Confirme seus dados e, por fim, informe o token correspondente recebido no e-mail.

Se você recebeu seus contratos via Capsign, precisará do Certificado Digital (e-CPF). Se você já tem um, veja o passo a passo para assinar os contratos:

  • Abra o contrato no e-mail e clique em “visualizar para assinar”
  • Escolha o Certificado Digital cadastrado no computador e clique em “assinar”

É a primeira vez que está usando o Certificado Digital? Veja como instalar:

  • Instale a extensão “Web PKI” no Google Chrome ou no Firefox e siga o passo a passo indicado na ferramenta
  • Para finalizar a instalação, acesse o novo ícone que aparecerá no canto superior direito do navegador (Web PKI options).
  • Selecione “importar PFX” e depois clique em “avançar”.
  • Selecione o seu certificado salvo no computador e digite sua senha.
  • Clique em “avançar” e em “concluir”.

Se você ainda não tem o seu Certificado Digital, veja abaixo uma opção que poderá ajudar. Só uma dica: se você tem um contador, confirme antes se ele já tem um e-CPF em seu nome.

Caso deseje emitir o seu Certificado Digital, procure por uma Autoridade Certificadora e escolha qual formato de e-CPF prefere. Aqui temos uma lista de empresas com as quais você poderá fazer a solicitação on-line. Também há cartórios que oferecem o serviço.

Recomendamos que contrate o formato A1, que disponibiliza um arquivo para computador e elimina o tempo gasto com correios. Mas, se puder aguardar um pouquinho mais, há opções de certificados com maior durabilidade, mas que precisarão ser enviados para o seu endereço.

A partir de agora é com a gente! A proposta de crédito passa por uma análise em conjunto com a validação dos documentos e dos contratos.

Sendo a resposta positiva ou negativa, você receberá informações detalhadas no seu e-mail cadastrado.

A análise do crédito e dos documentos leva, em média, dois dias úteis para ser concluída e, uma vez aprovada, começamos a contar o prazo de depósito do crédito, que é feito em até cinco dias úteis.

Esse prazo pode ser reajustado se identificarmos que algum dos seus documentos precisar ser atualizado.

Sim. Nós garantimos a segurança de todos os seus dados por meio de tecnologias avançadas. As informações são criptografadas e ninguém terá acesso aos seus dados.

Isso é necessário para que possamos definir um valor de limite pré-aprovado. O cálculo é feito com base no histórico de vendas da sua empresa com cartão de crédito e débito, por isso a conexão com as maquininhas é essencial para conseguirmos fazer a leitura do seu faturamento mensal.

Fique tranquilo! A conexão é segura e será feita exclusivamente para leitura das informações. Não compartilhamos dados com terceiros e nenhuma transação ou cobrança poderá ser feita.

Nosso modelo de conexão das maquininhas nos dá garantia sobre os seus números de faturamento e isso nos ajuda a oferecer um serviço sem exigir garantias físicas, facilitando o acesso ao crédito.

Caso você tenha esquecido o usuário ou a senha cadastrados no site ou no aplicativo da maquininha, acesse o portal da adquirente correspondente e selecione a opção para receber uma nova senha:

Selecione a opção “esqueci meu usuário ou senha”, informe o e-mail cadastrado ou o CNPJ da empresa e receba um e-mail com uma senha provisória.

Para sua segurança, após o acesso, sugerimos que você altere para uma nova senha de sua preferência.

Tudo acontece de forma automática, sem boletos ou transferências.

Para que isso seja possível, o domicílio bancário das suas adquirentes (Getnet, Rede, Cielo, Bin e Stone) é alterado para o nosso banco parceiro Arbi, enquanto durar a nossa operação. Dessa forma, os recebíveis com os cartões primeiro são direcionados para uma conta vinculada para, depois, serem transferidos para a conta corrente da sua empresa.

Isso acontece para garantir que o percentual de retenção escolhido na proposta seja aplicado diariamente sobre as liquidações diárias.

Fique tranquilo! O processo acontece em tempo real e, diariamente, após a retenção da parcela, o valor excedente é imediatamente transferido para você.

Ao final da operação, caso não seja feita a renovação do crédito, o domicílio bancário voltará para a conta inicial após a confirmação de quitação.

É uma conta aberta no Banco Arbi, instituição parceira do Tomático, para possibilitar o nosso arranjo de pagamento.

Você poderá ver toda a movimentação de pagamentos no Portal de Acompanhamento do Tomático.

Sim. A qualquer momento você pode solicitar a alteração, desde que a conta esteja vinculada ao CNPJ registrado em contrato. Você pode enviar sua solicitação para contato@tomatico.com.br.

Com nosso modelo de parcelas variáveis, não é possível determinar quando você irá terminar de pagar seu crédito. Mas estipulamos em contrato uma data limite para o crédito ser quitado, estimamos este prazo de acordo com a média de faturamento da sua empresa, garantindo que o prazo será suficiente para que você pague o crédito com tranquilidade.

Após a contratação do crédito, só é possível solicitar o aumento do percentual de retenção caso você tenha interesse em acelerar o pagamento.

Você pode enviar sua solicitação para contato@tomatico.com.br.

Sim. Você poderá fazer uma transferência bancária ou solicitar o aumento do percentual de retenção para 100%. Para isso, envie sua solicitação para contato@tomatico.com.br.

Você pode acompanhar todos os detalhes de sua operação diretamente na sua página do Tomático. Acesse o menu “minha conta” e escolha a aba “extrato” ou “operações”.