tomatico.com.br

CREDMEI: acesso a facilitado a crédito para MEIs e pequenas e médias empresas

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

29/09/2022

Venha conferir!

MEI

Uma das maiores dificuldades para microempreendedores e pequenos empresários no Brasil é acessar boas opções de crédito de instituições financeiras e bancos. A maioria dos pequenos empreendedores precisa de empréstimos ou outros serviços bancários para expandir seus negócios. Porém, muitas vezes a burocracia que muitos bancos exigem acaba impedindo a possibilidade de obtenção do crédito, frequentemente no momento que os comerciantes mais precisam.

E no cenário atual, em que a inflação e a escassez de insumos ameaçam o movimento de recuperação no pós-pandemia, é preciso facilitar ao máximo a vida dos pequenos empresários, que são os grandes responsáveis por manter a maior parte dos empregos e movimentar a economia do País.

Por isso, com a finalidade de oferecer melhores condições para MEIs e micro e pequenas empresas, democratizando o acesso ao crédito, a Subsecretaria Especial de Micro e Pequenas Empresas, subordinada ao Ministério da Economia, criou, em parceria com o Sebrae, o Programa de Simplificação do Acesso a Produtos e Serviços Financeiros para os Pequenos Negócios (CRED+), que ficou popularmente conhecido como CREDMEI (embora não seja exclusivo para MEIs).

Como se cadastrar no CRED+

Para acessar a plataforma, é necessário ser cadastrado no site do Governo Federal e encontrar-se com os dados atualizados. Também é importante que o empresário tenha em mãos, ao solicitar o serviço, seu CNPJ, documento de identidade, comprovante de residência e a Declaração Anual do Simples Nacional (DASN-SIMEI) para fazer a solicitação. Com o registro feito, basta acessar a página do programa e clicar em “Faça sua solicitação”.

Então, a plataforma aproxima os pequenos negócios das instituições financeiras e garante que o acesso a esses serviços seja mais simples e totalmente digital, pelo computador ou smartphone.

Após solicitar o serviço ou solução desejada, a instituição financeira recebe a documentação da empresa e passa para a fase de análise. Se aprovado, a instituição entrará em contato com o empreendedor para orientá-lo na assinatura do contrato.

Por meio da plataforma, microempreendedores individuais, além de donos de micro e pequenas empresas podem solicitar soluções de produtos e serviços financeiros, como:

  • Conta corrente de pessoa jurídica, onde você pode movimentar o dinheiro do seu negócio;
  • Máquinas de débito e crédito, para facilitar a venda de produtos ou prestação de serviços;
  • Antecipação de recebíveis, onde você recebe à vista os valores vendidos no crédito;
  • Cartão de crédito ou débito empresarial;
  • Crédito para quitar as despesas ou ampliar o negócio;
  • Crédito para comprar máquinas, equipamentos, móveis ou utensílios de produção;
  • Crédito para ampliar o negócio;
  • Crédito para comprar veículo (carro, moto, etc);
  • Seguros para proteger seu negócio ou sua família;
  • Investimentos.