tomatico.com.br

Produtos e serviços: qual a diferença entre eles para o dia a dia da empresa?

Tempo estimado de leitura: 6 minutos

22/09/2022

Entenda como essas características interferem no modelo de negócio de forma prática!

diferença entre produtos e serviços

Quem quer começar a empreender precisa conhecer a fundo a natureza de seu negócio para traçar estratégias e organizar a rotina da empresa de forma correta. Por isso, compreender a diferença entre vender produtos e serviços é indispensável.

Embora negócios em ambos os setores possam ser prósperos, você deve considerar que o dia a dia da empresa será diferente dependendo daquilo que é oferecido ao consumidor. Essas diferenças envolvem tanto questões burocráticas como estratégicas.

Você sabe como a diferença entre produtos e serviços interfere na dinâmica do empreendimento? Continue a leitura e descubra!

O que é um produto?

Quando falamos em produtos, é comum que venha à nossa mente itens como roupas, alimentos, carros, brinquedos, equipamentos eletrônicos, etc. Isso porque o termo “produto” é compreendido como qualquer item que seja resultado de um processo de produção.

Assim, eles são criados a partir de transformações — de menor ou maior complexidade — de matérias-primas. O objetivo desse processo é desenvolver itens para suprir as necessidades de uma pessoa ou organização.

Vale notar que existem diferentes tipos de produtos. Por exemplo, eles podem ser classificados em duráveis ou não duráveis. Além disso, de acordo com as suas características, eles podem exigir condições específicas de armazenamento, distribuição e venda.

O que é um serviço?

Agora que você sabe o que é um produto, é necessário compreender o que significa um serviço. Nesse sentido, os serviços correspondem às atividades realizadas pelo negócio e seus colaboradores. Elas também têm como objetivo satisfazer determinada necessidade de pessoas ou empresas.

Existem diferentes tipos de serviços que são consumidos diariamente. A educação, saúde e transporte, por exemplo, são serviços essenciais para uma vida digna em sociedade. Ademais, atividades de entretenimento, como streaming, também se enquadram nessa categoria.

Portanto, serviços são tarefas e atividades necessárias para a satisfação de determinadas demandas do mercado. Diferentemente dos produtos, quem paga por serviços não se torna dono da atividade, mas tem o direito de usufruir dela e de seus resultados por um tempo determinado.

Qual é a diferença entre produtos e serviços?

Como você viu, tanto produtos quanto serviços são gerados a partir de processos de trabalhos, sendo comercializados no mercado com o intuito de satisfazer demandas. Mas eles não são a mesma coisa.

Conheça as principais diferenças entre produtos e serviços!

Tangibilidade

Uma das maneiras mais simples de diferenciar produtos de serviços é pensar na tangibilidade. Ou seja, em qual deles é possível tocar e perceber de forma material. Os produtos tendem a ser bens materiais e, por isso, tangíveis.

Uma vez que são produzidos a partir de matérias-primas físicas, eles costumam ser espécies de objetos. Logo, permitem aos consumidores tocá-los e manipulá-los a partir do tato.

Por outro lado, os serviços são bens intangíveis. Isso significa que nem sempre eles envolvem um item concreto em termos materiais. Embora sejam necessários diversos processos e materiais para que determinado serviço possa ser oferecido, a forma como ele é consumido é intangível.

Pense, por exemplo, em um serviço de streaming. Tanto as produções quanto o armazenamento e disponibilidade dos títulos precisam de recursos humanos e naturais para acontecer. Mas o consumo ocorre de forma instantânea, sem a necessidade de tocar ou manipular o que é consumido.

Precificação e métrica

Outra diferença entre produtos e serviços está na maneira como ambos são mensurados e precificados. Isso ocorre porque o produto geralmente é medido com base em aspectos como tamanho, volume, peso ou tipo de material.

Já os serviços tendem a ser medidos e precificados de acordo com o tempo ou esforço necessário para sua execução. Quando alguém contrata um serviço, o valor a ser pago muitas vezes está vinculado à hora de trabalho ou a um valor fixo para usufruir dele durante um mês ou ano.

Propriedade

Mais um aspecto marcante na diferença entre serviços e produtos está na relação de propriedade entre quem produz e quem consome. No caso do consumo de um produto, quem o adquire passa a ser dono. Isto é, a propriedade é transferida para quem compra o item.

Já no caso dos serviços, essa transferência não acontece. Quando você paga por um serviço, está adquirindo o direito de utilizá-lo por determinado período. Mas a propriedade continua sendo de quem oferece a solução.

Como essa diferença afeta as empresas no dia a dia?

Depois de compreender a diferença entre produtos e serviços, é hora de analisar de que forma essas configurações distintas interferem no dia a dia de uma empresa.

Confira a seguir os principais aspectos!

Tributação

A principal diferença entre trabalhar com produtos e com serviços está nos tributos que a empresa deve pagar. Isso ocorre porque os impostos que incidem sobre a venda de produtos são diferentes daqueles cobrados pela prestação de serviços.

Assim, a organização tributária da empresa pode mudar de acordo com o que é oferecido. Taxas como o ISS (Imposto Sobre Serviço), por exemplo, são exclusivas do setor de serviço. Já o IPI (Imposto sobre Produtos Industriais) é exclusivo para bens produzidos de forma industrial.

Público-alvo

De forma geral, o público-alvo de empresas de produtos e serviços tende a ser diferente. Afinal, as pessoas que desejam comprar um produto estão buscando por itens tangíveis e concretos. Já os serviços têm outro funcionamento.

Também pode existir diferença em relação às formas de compra. Empresas de produtos costumam ter a oportunidade de vender e anunciar para todo o país, por exemplo. Enquanto isso, negócios de serviços, como um salão de beleza, tendem a depender de públicos mais específicos e localizados.

Entretanto, as possibilidades digitais têm mudado muito essa dinâmica. Assim, há lojas de produtos menores ou menos tecnológicas que se limitam à região, enquanto certos serviços podem ter público ampliado — como streamings, cursos e mentorias online.

Marketing

A estratégia de marketing também costuma ser diferente entre empresas de produtos e serviços. Dessa forma, quem trabalha com a venda de produtos busca investir em divulgação de marca, com o intuito de diferenciar-se de empreendimentos semelhantes.

Já empreendimentos de serviços tendem a focar seu marketing em estratégias diretas que consigam alcançar clientes de uma área específica. O intuito, geralmente, é focar na experiência do cliente e em sua satisfação para fidelizar os consumidores.

Com este conteúdo, você entendeu qual é a diferença entre produtos e serviços e que esse conhecimento é fundamental para organizar sua empresa de forma adequada. Assim, é possível ter atenção às demandas estratégicas e administrativas que cada tipo de negócio exige.

Gostou deste conteúdo? Para continuar aprendendo sobre como gerir seu empreendimento de forma adequada, conheça as 6 dicas para abrir sua empresa ainda em 2022!