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6 Práticas para atrair e fidelizar clientes no varejo

Tempo estimado de leitura: 6 minutos

10/01/2022

Confira 6 práticas para impulsionar os seus resultados!

6 Práticas para atrair e fidelizar clientes no varejo

Atrair e fidelizar clientes são pilares importantes para o sucesso de um negócio. Afinal, o público é um elemento crucial para o êxito do empreendimento — e é a partir das vendas que a empresa obtém os resultados necessários para crescer.

Para isso, não basta ter um amplo alcance de publicidade. É fundamental se valer de estratégias para reter os clientes que chegam. Boas práticas nesse sentido são necessárias não apenas para empresas iniciantes, como também para aquelas que já têm um posicionamento no mercado.

Neste artigo, você conhecerá a importância de atrair e fidelizar clientes, além de conferir 6 práticas para ter sucesso nessa jornada. Vamos lá?

Qual a importância da atração de clientes no sucesso de um negócio?

O mercado apresenta mudanças constantes e sua empresa precisa se adaptar a elas para fortalecer a relação com os clientes. Nesse contexto, uma boa clientela é a responsável pela saúde financeira do negócio, garantindo a receita necessária para manter as atividades.

Se o seu produto tiver maior exposição à sazonalidade, contar com uma estratégia de atração de clientes é ainda mais importante. Isso porque ela proporciona equilíbrio no fluxo de caixa, uma vez que evita quedas bruscas nas entradas de dinheiro.

Em um empreendimento novo, o foco em captar clientes também é essencial para se posicionar no mercado e projetar a marca. Já para negócios consolidados, boas práticas favorecem o crescimento constante e mantêm a competitividade.

Por que é preciso fidelizar o cliente no setor varejista?

Tão importante quanto a atração de clientes é a sua fidelização. Ter um público fiel proporciona maior previsibilidade na receita da empresa, viabilizando a sua expansão. Além disso, uma relação duradoura com os clientes faz com que o trabalho do marketing possa ser menos agressivo.

É preciso saber que o comportamento dos clientes de varejo é mais dinâmico em comparação ao do atacado. Ao mesmo tempo, esse público tende a buscar uma relação de confiança — que é essencial para sua empresa conquistara preferência do consumidor.

6 Práticas para atrair e fidelizar clientes para o varejo

Agora que você já conhece mais sobre a importância de atrair e fidelizar clientes, confira 6 práticas para obter bons resultados no setor de varejo!

1. Conheça seu público-alvo

Uma das dicas essenciais para qualquer empreendimento é conhecer bem o seu público. Esse fator deve ser observado ainda na fase de concepção do negócio. Ou seja, sua forma de comunicação, estratégias de publicidade e personalização do produto devem partir do perfil do cliente.

É preciso entender as necessidades do cliente e demonstrar como sua empresa pode supri-las. Esse é o primeiro passo para estabelecer a identificação da audiência com a sua marca e criar uma relação. Assim, ele contribui tanto para a atração quanto para a fidelização dos consumidores.

2. Ofereça um bom atendimento

Um bom atendimento é outro elemento basilar para o sucesso de um negócio. Por isso, oferecer treinamentos para os setores com mais contato com o público é uma forma de investir e aprimorar esse aspecto.

O atendimento, além de ser fundamental para a boa experiência do consumidor, também é o contato mais direto com o público. Desse modo, vale a pena aproveitá-lo para obter feedbacks que dão a chance de melhoria.

Tenha em mente que é melhor um cliente ter a oportunidade de manifestar suas opiniões e críticas diretamente para a sua empresa do que fazer isso em outros espaços, como as redes sociais. Logo, é interessante absorver as percepções das pessoas e analisar o que faz sentido ajustar.

3. Tenha programas de fidelidade

Uma forma de fortalecer o relacionamento com os consumidores mais assíduos é ter programas de fidelidade. Essa prática proporciona uma sensação de exclusividade. Afinal, um tratamento diferenciado, com descontos, brindes exclusivos e outras vantagens mostra aos clientes fiéis que eles são reconhecidos.

Assim, pode ser um incentivo para que eles prefiram a sua empresa na hora da compra. Contudo, para ter sucesso na elaboração do programa, é necessário analisar cuidadosamente as possibilidades da sua empresa de oferecer benefícios reais.

4. Adote ações no pós-venda

A ideia de ter uma continuidade no relacionamento com o cliente após a efetivação da venda consiste em uma mudança na mentalidade da publicidade. As estratégias de pós-venda auxiliam a demonstrar o comprometimento da empresa com a qualidade e a satisfação do cliente.

Algumas maneiras de colocar esse plano em prática você já viu aqui: colher feedbacks em pesquisas de satisfação e ter programas de fidelidade. Além disso, é possível continuar nutrindo o contato com o cliente a partir de conteúdos relevantes.

Também é primordial ter a disposição de oferecer atendimento, caso exista alguma demanda a ser resolvida após a compra. Por exemplo, dúvidas sobre o uso do produto ou eventuais defeitos na mercadoria.

5. Fortaleça a estratégia de marketing

O marketing é fundamental para uma empresa ganhar o seu espaço no mercado. No mercado atual, com tantos meios de comunicação, você precisa ter uma estratégia de divulgação robusta e alinhada com o seu público.

Para isso, um ótimo caminho é explorar diferentes tipos de comunicação, focando naqueles que mais fazem sentido para a sua audiência. Alguns exemplos são marketing de conteúdo, social media e marketing tradicional.

Mas tenha cuidado! A sua empresa deve ser lembrada pela clientela sem se tornar incômoda ou gerar spam no marketing digital. Portanto, tenha ações consistentes e bem planejadas, fortalecendo a imagem que deseja associar à sua marca.

6. Estabeleça boas parcerias

Nem todas as empresas semelhantes à sua são concorrentes. Assim, estabelecer parcerias com companhias relacionadas à sua área de atuação pode ser uma estratégia eficiente para alcançar um público maior, atrair e fidelizar clientes.

Por exemplo, uma loja de roupas esportivas pode ter ações conjuntas com uma academia. Ambas se unem para uma campanha maior do que conseguiriam fazer sozinhas, atingem mais consumidores e compartilham os resultados. Nesse caso, todos saem ganhando — inclusive o consumidor.

Com essas 6 práticas para atrair e fidelizar os clientes, você terá mais chances de potencializar os resultados da sua empresa de varejo. Como vimos, o foco deve ser sempre em entregar mais valor aos consumidores para crescer no mercado. Então fique atento!

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