tomatico.com.br

Como fazer o planejamento financeiro de uma empresa? 8 Passos para começar!

Tempo estimado de leitura: 6 minutos

24/09/2021

Organize as finanças corporativas e melhore os resultados do seu negócio!

Quer organizar as finanças corporativas e melhorar os resultados do seu negócio? Confira 8 passos para fazer o planejamento financeiro de uma empresa!

O planejamento financeiro de uma empresa é um dos aspectos mais importantes para que o negócio se desenvolva e se torne próspero.

Afinal, essa ferramenta garante um fluxo de caixa saudável e equilibra as finanças do empreendimento.

Além disso, o planejamento permite medir o impacto das ações gerenciais tomadas nos meses anteriores. Dessa forma, é possível definir qual caminho seguir a partir da projeção de despesas e ganhos.

Se você quer melhorar o desempenho do seu negócio, continue a leitura e confira como fazer o planejamento financeiro da empresa em 8 passos. Acompanhe!

1.     Conheça a situação atual do negócio

O primeiro passo para fazer um planejamento financeiro empresarial eficiente é fazer um levantamento da situação atual do negócio. Para isso, reúna os dados da sua organização, como tempo de atuação e histórico das finanças.

Depois, é possível fazer uma análise SWOT, que consiste em identificar forças, fraquezas, oportunidades e ameaças de mercado.

Nesse sentido, tenha em mente que é necessário ter uma visão tanto interna quanto externa do empreendimento.

Isso ajudará a entender por onde começar na hora de definir os objetivos para a micro ou pequena empresa.

2.     Analise seu fluxo de caixa

Após conhecer o cenário interno e externo da sua empresa, o próximo passo é fazer a gestão orçamentária e analisar seu fluxo de caixa.

Nesse sentido, ter um software de finanças pode facilitar o processo, integrando dados e ajudando a prevenir erros.

Aqui, é importante registrar todas as receitas e despesas, pois isso permite entender a realidade do negócio. Além disso, é uma forma de visualizar facilmente todas as informações acerca das suas movimentações financeiras.

Também é interessante fazer a separação por períodos e por centros de custos. Essa ação cria subsídios para definir os objetivos do seu planejamento financeiro.

As informações podem mostrar que existem gastos excessivos com determinado fornecedor, por exemplo.

Assim, no momento de estabelecer um corte de custos, ficará mais fácil apresentar dados para buscar a margem de negociação com esse agente ou trocar de empresa fornecedora.

Ou seja, ao analisar seu fluxo de caixa, é possível identificar meios de reduzir despesas.

A partir disso, a empresa pode ter sobras no orçamento para realizar um eventual investimento ou implementar outras estratégias.

Ainda, o registro de custos e receitas pode indicar a necessidade de atrair capital, seja com vendas, seja com outras soluções de crédito.

3.     Realize projeções

Projetar o futuro financeiro é importante até mesmo para micro e pequenas empresas. Para tanto, essas previsões precisam se encaixar no planejamento financeiro empresarial e devem ser orientadas por mudanças macroeconômicas.

Ao analisar o contexto macro, você poderá identificar oportunidades para estar sempre à frente dos concorrentes. Para complementar, também vale pensar no que o seu cliente espera dos seus produtos ou serviços.

Faça pesquisas de opinião e compare com outras regiões do país. Também é importante considerar sempre as mudanças políticas e o mercado financeiro.

Assim, a sua empresa terá base para entender o futuro do setor que atua e se preparar corretamente para eventuais mudanças.

4.     Estabeleça objetivos

Depois de conhecer a realidade financeira da sua empresa e considerar o contexto em que ela está inserida, é o momento de definir o que você espera para o curto, médio e longo prazo.

Ao definir seus objetivos, não deixe de garantir que eles sejam realizáveis.

Além disso, se a sua micro ou pequena empresa tiver funcionários, é essencial deixar todos cientes dos objetivos traçados.

Outra estratégia interessante é dividir cada um deles em pequenas metas, que estimulem a produtividade da equipe e deixem o trabalho mais dinâmico.

Assim, é possível conquistar os resultados com maior rapidez. A tendência é que todos se sintam inspirados a atuarem da melhor forma para alcançar as metas de planejamento financeiro da empresa.

5.     Atue com base em dados

Com o cenário financeiro estabelecido e um planejamento financeiro baseado em objetivos realistas, a companhia conseguirá dar os primeiros passos rumo à melhor organização de suas finanças.

Se não existem dívidas, o trabalho é ainda mais simples, pois só será necessário um impulso para otimizar os resultados. Por outro lado, se os débitos estiverem presentes, vale quitá-los antes de seguir com o planejamento.

Para isso, é possível renegociar valores buscando melhores condições e definir prioridades financeiras.

Uma dica para ajudar nas escolhas é mensurar e acompanhar as métricas, visando encontrar os pontos que merecem maior atenção e garantir decisões baseadas em dados.

6.     Tenha uma boa gestão de estoques

Se a sua empresa trabalha com estoques, saiba que uma parte do seu dinheiro está imobilizado dessa forma.

Por isso, manter grandes volumes armazenados sem necessidade é uma medida bastante ineficiente, pois esse montante poderia ser direcionado a outras estratégias.

Uma possibilidade é que esse dinheiro estivesse investido e proporcionando retorno financeiro. Contudo, é preciso ter equilíbrio. Afinal, um estoque muito pequeno pode ameaçar seu fluxo produtivo e o atendimento da demanda.

Assim, do ponto de vista financeiro, o controle do estoque é essencial para a saúde financeira. Se desejar, utilize um sistema de controle para aperfeiçoar a gestão.

7.     Faça investimentos contínuos

Como você viu, o planejamento financeiro de uma empresa existe para manter as finanças em ordem. Um dos resultados que ele proporciona é a disponibilidade de dinheiro para investir e crescer.

Isso porque o investimento contínuo é essencial para a sobrevivência de um empreendimento.

Muitas vezes, é necessário investir em tecnologia, estrutura física, capacitação, novos equipamentos, entre outros fatores, para ter mais visibilidade. Essa iniciativa permite aumentar o lucro e se destacar da concorrência.

8.     Acompanhe os resultados

Por fim, você deve ter um plano de ação baseado em suas metas e acompanhar os resultados obtidos. Defina um cronograma, determine as etapas de acordo com cada objetivo e distribua tarefas para colocar o planejamento em prática.

Assim, todos os colaboradores podem trabalhar alinhados. Isso é fundamental para aproveitar melhor o seu plano de ação. Além disso, defina prazos para analisar se as atividades realizadas estão tendo o desfecho esperado.

Desse modo, é possível identificar se os resultados estão ade ou se é necessário reformular o plano de ação ou as metas. Esse é um cuidado essencial para que todos os objetivos do seu planejamento financeiro possam ser alcançados.

Neste artigo, você entendeu como fazer o planejamento financeiro da sua empresa em 8 passos.

Lembre-se de que controlar as finanças empresariais é essencial para alcançar, com maior facilidade, os objetivos desejados com o seu negócio.

Gostou do conteúdo? Então complemente a leitura e conheça 5 tendências de marketing digital que podem aumentar as vendas!