tomatico.com.br

Como aumentar as vendas da sua micro ou pequena empresa? Veja 7 dicas!

Tempo estimado de leitura: 6 minutos

08/09/2021

Faça com que sua empresa se destaque e se consolide no mercado.

O faturamento e, em especial, a margem de lucro são dois componentes essenciais para o sucesso do negócio. Para elevá-los, vale a pena descobrir meios de como aumentar as vendas e melhorar o desempenho comercial da sua empresa.

Porém, a estratégia não pode se basear na redução de preços para atrair mais consumidores. Para que os resultados sejam sustentáveis para micro, pequenas e médias empresas, é preciso ir além.

Quer saber o que fazer para aumentar as vendas? Confira 7 dicas que podem auxiliar nesse processo!

1. Conheça bem o seu público

Antes de pensar em promoções ou na precificação dos produtos, é fundamental saber quem compra do seu negócio. Portanto, para vender mais, o primeiro passo é fazer um estudo aprofundado sobre o seu público.

Entenda quem é o comprador médio e monte uma persona semifictícia, com base em dados demográficos.

Além disso, compreenda como a sua comunicação atinge as pessoas e qual fatia do mercado demonstra mais interesse por suas ofertas.

A partir de então, vale a pena identificar quais são as necessidades e expectativas do público. Isso pode ser feito por meio de pesquisas de mercado ou com uma coleta simples de opiniões de quem já comprou antes.

Esses dados devem ser usados para direcionar a forma de falar e de vender da empresa. Ao ser capaz de atender melhor às demandas dos compradores, a tendência é que seu empreendimento obtenha resultados melhores.

2. Encontre um diferencial comercial

Uma das estratégias para aumentar as vendas se baseia no destaque dos concorrentes. Mostrar-se de modo distinto dos outros empreendimentos pode fazer com que o cliente opte por escolhê-lo.

Para que isso aconteça, é necessário encontrar um diferencial competitivo.

Avalie o que a sua empresa faz de forma única e como pode ajudar os clientes de maneira especial. Às vezes, o diferencial não é um produto ou serviço, mas o atendimento ou a experiência, por exemplo.

Se o negócio não tiver um ponto de destaque, é preciso desenvolvê-lo.

Tão importante quanto reconhecer o que destaca sua marca é ser capaz de comunicá-lo. Portanto, o diferencial encontrado ou criado deve estar no centro da sua comunicação, favorecendo as conversões.

3. Esteja presente no ambiente online

A internet se transformou em uma grande ferramenta para gerar vendas e obter oportunidades. Para explorar esse potencial, é fundamental ter presença no ambiente online.

Nesse caso, vale a pena pensar no marketing digital para pequenas empresas.

Isso é positivo porque as iniciativas podem ser mais baratas, ter mais alcance e oferecer um retorno melhor. Comece identificando em quais redes sociais vale a pena marcar presença e considere a possibilidade de ter um site.

Para o varejo, uma loja virtual pode aumentar o potencial das vendas. Também é importante ter um planejamento estratégico de marketing e elaborar um calendário editorial.

Deve-se ter consistência, agir com autoridade e atrair os clientes e potenciais interessados.

4. Foque no relacionamento com o cliente

O foco da gestão empresarial e comercial não deve ser apenas na captação de novos clientes e no fechamento de vendas.

Para gerar novos negócios é crucial cuidar das pessoas — e um dos passos consiste em estabelecer um bom relacionamento com os clientes.

A ideia é ficar próximo do público tanto antes quanto após a concretização da venda. Ao se manter presente mesmo depois da conversão, sua empresa humaniza o contato e demonstra que o cliente é mais que um número.

Sendo assim, vale a pena construir a chamada régua de relacionamento. Ela planeja quais devem ser os pontos de contato com os interessados, clientes e oportunidades inativas. Busque planejar o contato em diferentes meios.

Por exemplo, via e-mail, telefone, SMS e outras possibilidades. Também é importante comunicar mais que ofertas ou promoções.

Oferecer dicas, receber feedback e ajudar o cliente, de modo geral, favorece a relação de confiança e estimula um retorno futuro.

5. Invista no aumento da fidelização

De acordo com pesquisas de mercado, adquirir um novo cliente pode custar de 6 a 7 vezes mais que fidelizar quem já comprou do seu negócio.

Portanto, o investimento na fidelização é uma estratégia com potencial especialmente elevado para a micro e pequena empresa aumentar as vendas.

A intenção é manter por perto o público, fazendo com que as pessoas comprem novamente. Para tanto, deve-se investir em encantar o cliente, gerando o melhor nível possível de satisfação.

Quando o consumidor se sente contemplado pelo negócio e tem suas expectativas realizadas, as chances de ele retornar (e gastar mais) são maiores.

Por isso, é importante conhecer sua cartela de clientes e focar em oferecer uma experiência positiva e capaz de convencê-los a retornarem.

6. Peça indicações para os clientes atuais

A satisfação do público também pode ajudá-lo a aumentar as vendas por meio do que é conhecido como programa de indicação — ou referral program.

A mecânica consiste em estimular os clientes atuais a recomendarem os serviços ou produtos para outros potenciais compradores.

Para incentivar esse tipo de comportamento, é possível oferecer descontos específicos ou condições diferenciadas.

É o caso de dar um percentual fixo de desconto para compras feitas por indicação a partir de determinado valor.

No entanto, só há como ser bem-sucedido com a estratégia se os clientes estiverem satisfeitos. Assim, é fundamental criar as condições para que o público o ajude a ampliar suas vendas.

7. Acompanhe o desempenho da concorrência

Como você viu, uma das dicas de como aumentar as vendas inclui definir e comunicar um diferencial competitivo. Porém, isso não significa ignorar a concorrência e o que tem sido feito em outros negócios.

A intenção também não é copiar os competidores ou basear todas as decisões no que é feito externamente. Porém, fazer um acompanhamento é importante para identificar oportunidades e lacunas deixadas por outras empresas, por exemplo.

Ele também serve para comparar seus resultados e ver o que funciona. Assim, é uma solução para quem procura informações extras e que ajudem a tomar decisões de modo mais efetivo.

Depois de conhecer essas 7 dicas, você tem uma ideia clara de como aumentar as vendas de maneira sustentável ao longo do tempo. Adapte as orientações para a realidade da sua empresa e veja como é possível atingir novos patamares comerciais!

Para colocar a estratégia em prática de forma completa, confira como o treinamento de vendedores aumenta a eficiência!