tomatico.com.br

12 Dicas para sua empresa fechar o ano no azul e com saldo positivo!

Tempo estimado de leitura: 11 minutos

25/11/2021

Terminar o ano da empresa com saldo positivo é possível, mas exige planejamento.

12 Dicas para sua empresa fechar o ano no azul e com saldo positivo

Cuidar da saúde financeira do empreendimento é essencial para o seu sucesso. No caso de micro, pequenas e médias empresas, essa questão é ainda mais determinante para os resultados. Por isso, buscar o saldo positivo nas contas deve estar entre as prioridades do negócio.

Para tanto, é preciso pensar em meios de fazer com que as contas empresariais fiquem positivas até o final do ano. Assim, é possível começar um novo período sem pendências financeiras, o que favorece a realização dos projetos.

Para ajudá-lo a alcançar esses bons resultados, confira neste artigo 12 dicas para terminar o ano com saldo positivo!

O que é o saldo positivo?

Na hora de cuidar das finanças da sua empresa, é importante entender o que representa o saldo positivo. Ele se consolida quando as saídas financeiras são menores que as entradas.

Logo, há um fluxo financeiro positivo, com recursos em caixa disponíveis para cumprir outras obrigações e implementar projetos. Note que ter um saldo positivo não significa, necessariamente, ter lucro. Porém, é uma condição relevante para a saúde financeira do negócio.

Ainda é possível fechar o ano no azul?

Ao pensar em obter um saldo positivo como parte da sua gestão empresarial, vale analisar qual é o tempo disponível para essa tarefa. Dependendo da época em que iniciar o planejamento, as probabilidades de sucesso podem ser maiores ou menores.

Se o seu negócio acumulou saldos negativos nos meses anteriores, é preciso buscar resultados positivos nos próximos para ajudar a compensar essa situação. Quanto maior for o acúmulo negativo e quanto menos tempo houver até o final do ano, maior será o desafio.

Portanto, é essencial fazer uma análise da situação do seu negócio. Considere as entradas e saídas ao longo do ano, até agora. Com base nesses resultados, avalie se é possível ter a recuperação necessária para deixar o saldo positivo.

Em todos os casos, vale a pena adotar uma gestão estratégica pensando em um resultado satisfatório. Afinal, quanto mais cedo você começar, mais tempo terá para adequar o caixa da empresa.

Ainda que não seja possível obter o resultado no ano corrente, começar agora poderá ajudá-lo a chegar ao final do próximo calendário com mais tranquilidade financeira.

Qual a importância de fechar o ano no azul?

Agora que você sabe que existe a chance de buscar o saldo positivo da empresa, vale compreender como esse cenário é positivo. Em regra, ter um resultado positivo favorece a saúde financeira da empresa, já que ajuda a evitar dívidas.

Como há recursos para cumprir todas as obrigações, não é preciso se endividar para executar processos e alcançar as metas previstas nas estratégias de negócios, por exemplo. Com isso, possíveis imprevistos tendem a apresentar menos impactos no funcionamento do empreendimento.

Ter a saúde financeira em dia também é relevante para se manter e para crescer no mercado. Então, buscar formas de terminar o ano de forma positiva pode ajudar sua companhia a se consolidar e se fortalecer, colaborando com a continuidade das operações.

12 Dicas para fechar o ano com saldo positivo!

Considerando que fechar as contas no azul é tão relevante para o negócio, é necessário ter em mente que o resultado depende de um processo estruturado. Existem recomendações gerais que podem auxiliar, mas o procedimento deve ser adaptado considerando a situação da companhia.

Na sequência, descubra 12 dicas que podem ajudar sua empresa a fechar o ano com o saldo positivo!

1. Monte um planejamento financeiro

Como a intenção é ter as contas em dia e um fluxo de finanças que seja adequado, o primeiro passo é criar um planejamento financeiro. Para que ele favoreça o alcance desse resultado, é indispensável que seja completo e inclua diversas variáveis.

Nesse momento, considere, por exemplo, quais são os custos fixos e variáveis do negócio. Diminuir as despesas pode colaborar com a estratégia.

Além disso, é interessante avaliar a movimentação financeira ao longo do ano, analisar o fluxo de caixa e conferir os preços praticados. Com essas e outras informações, como os dados do balanço financeiro, é possível identificar se os parâmetros estão adequados.

2. Elabore um planejamento de projetos e processos

Depois de mapear a situação financeira da empresa, é interessante montar um planejamento relacionado aos projetos e processos. Esse é o momento de entender o que deve ser realizado até o final do ano e quais resultados as iniciativas podem trazer.

É o caso de avaliar a necessidade de um investimento nos próximos meses ou de realizar atividades específicas no último mês do ano. Dependendo da situação, pode ser interessante deixar certos projetos para o próximo ano, visando manter o equilíbrio das contas.

3. Faça uma definição clara de metas

O mapeamento dos processos e projetos está diretamente relacionado ao próximo passo: a definição de metas. Nesse momento, é recomendado estabelecer o que se deseja alcançar, qual é o prazo esperado e qual é o custo atrelado.

O aumento das vendas pode ser conquistado com promoções e investimentos em publicidade, por exemplo. Logo, é crucial entender qual é o impacto nas contas e no objetivo de fechar o ano no azul.

Ademais, é necessário estabelecer metas financeiras. Com base nos resultados dos meses anteriores e no que ainda falta arrecadar, determine os montantes necessários e o que pode ser gasto no período. Com essas estimativas, é possível agir efetivamente em busca de um saldo positivo.

4. Elabore um orçamento e faça o controle financeiro empresarial

Até aqui, você conta com planos de projetos, processos e finanças, além de metas financeiras. Para garantir que os planos possam acontecer da forma esperada, o ideal é elaborar um orçamento empresarial ou adaptar o que já existe, se for o caso.

Considerando as metas e os gastos possíveis, distribua os recursos entre as diversas áreas do empreendimento e etapas de processos. Isso ajuda a evitar gastos acima do necessário, ao mesmo tempo em que fornece os recursos demandados pelo negócio.

Além de elaborar o orçamento, é preciso exercer o controle financeiro empresarial. É recomendado registrar todo tipo de movimentação financeira e identificá-la — em especial, no caso das saídas.

Desse modo, há como identificar gargalos do orçamento e pontos que não foram devidamente contemplados no planejamento. Ainda, é uma forma de evitar surpresas no futuro, ajudando a manter a visibilidade sobre o desenvolvimento.

5. Crie um plano para as vendas do final do ano

Considerar os custos e as movimentações financeiras ao longo dos meses é importante para evitar gastos excessivos, que levem a um saldo negativo. Porém, também é necessário pensar nas entradas financeiras, como aquelas obtidas pelas vendas.

O final do ano, em especial, tende a ser positivo para negócios de diversos segmentos, como o comércio e o setor de serviços. Portanto, vale a pena fazer uma previsão de vendas e de receitas, pensando nas características específicas do período e no seu potencial de retorno.

Também é interessante pensar em promoções e ações específicas para alavancar os resultados. Considerar esses pontos com antecedência tende a favorecer a negociação com fornecedores — em especial, para micro, pequenas e médias empresas, que conseguem se planejar melhor.

6. Tenha atenção ao estoque

Ao mesmo tempo em que é importante se preparar para as vendas do final do ano, é fundamental ter cuidado com as condições do estoque. Isso serve para evitar situações como a imobilização de um grande volume de capital e possíveis desperdícios de recursos.

Em complemento, o gerenciamento pode ser útil para prevenir o rompimento de estoque. Ele acontece quando os clientes desejam comprar, mas não encontram o produto desejado, por exemplo.

Na prática, essa é uma situação que afeta a taxa de conversão e pode prejudicar o relacionamento com o público. Por isso, vale a pena fazer uma previsão de estoque adequada e realizar um gerenciamento de entradas e saídas.

Por fim, acompanhe o giro de estoque e veja se é necessário fazer promoções para itens específicos, por exemplo, preparando a empresa para as possíveis demandas dos consumidores.

7. Prepare-se para os gastos do período

Outro ponto essencial para cuidar bem das finanças é a atenção com os gastos específicos do final do ano. A principal despesa costuma ser o pagamento de 13º salário, mas também há os gastos com contratações temporárias, campanhas sazonais e outras atividades comuns no período.

O ideal é provisionar os recursos ao longo dos meses. Mas, se não for possível, eles devem ser contemplados para alcançar o saldo positivo. Isso porque despesas maiores nessa fase podem afastá-lo dos seus objetivos se não houver o devido planejamento.

8. Faça uma contenção de despesas

Dependendo da situação atual do seu negócio, pode ser interessante pensar em uma contenção de gastos. Com esse tipo de plano, é possível diminuir as despesas de forma estratégica, o que reduz as saídas e favorece a obtenção de lucro.

Nesse caso, vale mapear os processos e identificar os gastos, considerando as diferentes categorias e prioridades. A intenção é compreender como os gastos estão relacionados e onde estão os gargalos e desperdícios.

Lembre-se de que a contenção deve ser estratégica para não comprometer a qualidade ou eficiência. Dessa maneira, ela favorece o desempenho, em vez de afetar o posicionamento de mercado ou a satisfação dos clientes.

9. Busque reduzir as dívidas

Para fazer sua empresa iniciar o próximo ano de forma positiva, é interessante ter atenção às dívidas. Comprometer recursos desde já, por exemplo, pode criar o chamado efeito bola de neve. Afinal, sem um bom planejamento, a tendência é que as dívidas se acumulem, o que exige maior atenção.

Nesse momento, é preciso avaliar o comprometimento financeiro. Veja se realmente vale a pena se endividar e também busque formas de reduzir os débitos que já existem em busca de uma situação financeira mais saudável.

10. Solicite crédito de forma inteligente

Embora seja importante diminuir o endividamento, isso não significa que a empresa não deva recorrer às linhas de crédito. Na verdade, recorrer a esse tipo de solução pode ser positivo para o seu negócio, ajudando-o a se desenvolver ou a evitar endividamentos mais graves.

Porém, só é possível ter sucesso na estratégia ao fazer a solicitação de modo inteligente. Você pode buscar linhas de crédito para empresas, com juros atraentes e condições facilitadas de pagamento.

Além disso, vale contar com a antecipação de recebíveis. Por meio dessa solução, você obtém um crédito que já é seu, em vez de se endividar. Assim, é possível melhorar o fluxo de caixa, pagar as contas do final do ano ou mesmo investir para obter mais receitas, por exemplo.

Nesse sentido, com o Tomático, você pode pedir crédito de forma estratégica e inteligente. Em vez de ter que lidar com boletos de cobrança, o crédito é concedido de modo proporcional às vendas realizadas.

E, para trazer mais praticidade, o desconto é feito diretamente na sua maquininha de cartões de crédito, com toda a segurança necessária para a operação. Assim, você conta com a automação e recebe recursos de forma simples e diária, ajudando a consolidar as estratégias definidas.

11. Faça um balanço do ano que passou

Além de adotar essas dicas, é muito importante fazer uma avaliação sobre os acontecimentos do ano. Essa análise pode começar com o cálculo do saldo, para saber se foi positivo ou negativo.

Também é interessante avaliar quais foram as ações mais bem-sucedidas e quais pontos ainda podem melhorar na empresa. Isso estimula o aprendizado organizacional e pode levar a uma saúde financeira cada vez mais sólida.

12. Prepare-se para o próximo ano

Após rever os resultados obtidos ao longo do ano, é o momento de se planejar para que o próximo tenha saldo positivo. Ao começar os planos com maior antecedência, é possível agir de modo consistente e se aproximar mais facilmente dos objetivos desejados.

Portanto, use todo o aprendizado ao longo do ano, efetue os ajustes necessários e defina metas financeiras para alcançar nos próximos meses. Contudo, saiba que o planejamento não precisa ser definitivo.

Ao longo dos meses, você deve identificar possíveis mudanças nas metas e nas prioridades do negócio. Afinal, podem surgir acontecimentos no ano que exijam adaptação. Esse cuidado tende a se refletir de maneira positiva nas finanças, ajudando a alcançar um desempenho favorável.

Como você viu, com planejamento, sua empresa pode fechar o ano com um saldo positivo. Para tanto, vale a pena seguir essas 12 dicas, criando um plano de ação efetivo para organizar as finanças do seu negócio.

Precisa de crédito e não sabe como obter? Conheça a antecipação de recebíveis do Tomático!