Como vender pelas redes sociais

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

24/07/2021

Existe estratégia sobre como vender pelas redes sociais. Conheça!

As mídias sociais já são importantes para os negócios há algum tempo.

Em época de pandemia, seu uso foi potencializado e se tornou essencial. Por isso, donos de negócios precisam saber como vender pelas redes sociais.

Entenda a razão pela qual não se pode desmerecer as redes sociais:

  • Os brasileiros passam, em média, 3 horas e 31 minutos por dia conectados às redes sociais;
  • 130 milhões de brasileiros têm uma conta no Facebook;
  • 120 milhões de brasileiros usam o WhatsApp;
  • No YouTube são 105 milhões de brasileiros assistindo vídeos;
  • Já no Instagram, o número de brasileiros presentes é 95 milhões;
  • No LinkedIn, a rede social para fins profissionais, há 46 milhões de brasileiros;
  • O Twitter tem 16,6 milhões de usuários no Brasil;
  • E o Tik Tok, a febre mais recente do mundo das redes sociais, já tem estimados 16,5 milhões de usuários brasileiros.

É muita gente passando bastante tempo nesses aplicativos, que têm, sim, potencial para aumentar as vendas de uma empresa.

Existe estratégia sobre como vender pelas redes sociais

As redes sociais, aliás, são a opção mais viável para uma empresa criar sua presença digital.

Isso porque o empreendedor, de forma geral, já está familiarizado com o uso desses aplicativos em sua vida pessoal – e aí fica fácil transpor essa atividade para sua empresa.

De qualquer forma, alguns pontos podem ser seguidos para potencializar o uso dessas ferramentas e vender mais pelas redes sociais.

O primeiro passo é entender melhor esse ecossistema com cursos, e-books e conteúdos de forma geral ou contratar uma empresa especializada em redes sociais, que vai ajudar no bê-a-bá e no impulsionamento da presença digital da empresa.

Feito isso, é preciso criar um planejamento para cada rede social.

Isso porque cada uma delas tem um perfil diferente e, portanto, uma forma única de criação de conteúdo, periodicidade de publicações e interação.

Uma dica é entrar nos perfis dos concorrentes da sua empresa nas redes sociais e ver como eles fazem – é possível extrair boas estratégias para aprender a vender pelas redes sociais. 

Em qualquer uma dessas plataformas, constância é palavra de ordem. Não adianta publicar algo e nunca responder um comentário ou dúvida do seu consumidor.

Publicar conteúdo de vez em nunca tampouco ajudará a fortalecer a marca da empresa.

E, por fim, avalie se vale a pena investir em anúncios para aumentar o tráfego no perfil da sua empresa nas redes sociais.

É uma estratégia que não costuma ser cara e, ao mesmo tempo, pode ser bem eficiente.