tomatico.com.br

Como fazer a gestão de riscos da sua empresa?

Tempo estimado de leitura: 6 minutos

21/10/2021

Entenda o que é, como adotar e qual é a importância dessa estratégia.

Como fazer a gestão de riscos da sua empresa

Um dos principais pontos que devem ser observados para o sucesso de um negócio é uma boa gestão de riscos. Não pensar nas ameaças existentes e deixar para resolvê-las apenas quando aparecem não é adequado para o desenvolvimento da empresa.

Ainda que, em certos casos, possa ser viável solucionar os problemas somente após eles se concretizarem, é preciso de uma gestão mais aprofundada. Dessa forma, surgem oportunidades de antecipar e prevenir intercorrências.

Neste post, você entenderá o que é gestão de riscos e como colocar essa estratégia em prática. Acompanhe!

O que é gestão de risco e para que serve?

Antes de entender o que é a gestão de risco, é importante saber o que é o risco, exatamente. Segundo a ISO 9000, risco é o efeito da incerteza e pode ser positivo ou negativo. Assim, quando se fala de riscos em uma empresa, se refere aos efeitos com impactos negativos.

Na prática, a gestão de riscos é um processo que visa preparar a organização para o inesperado, identificar as ameaças antes que aconteçam. A ideia é evitar que elas se concretizem ou solucionar o problema com maior rapidez. Para isso, é preciso identificar, avaliar e controlar os riscos.

Desse modo, essa estratégia é fundamental para evitar prejuízos nos mais diversos âmbitos da companhia. Isso porque as ameaças podem surgir a partir de fatores variados, como erros de gestão estratégica, responsabilidades legais, desastres naturais etc.

Além disso, o gerenciamento de risco permite que a empresa — não importa o seu porte — lide melhor com um risco não previsto. Afinal, o negócio desenvolverá maior capacidade de resolução de problemas e encontrará oportunidade para melhorar os processos para atingir as suas metas.

Tipos de risco

Agora que você já sabe o que é a gestão de risco, é interessante entender quais são os tipos de risco que uma empresa pode sofrer. Veja:

  • risco de conformidade: se refere a perda de documentação, inserção de novas regras;
  • risco estratégico: tem relação com temas como cenário político, novo concorrente no mercado;
  • risco financeiro: envolve questões como endividamento, inadimplência dos clientes, aumento da taxa de juros;
  • risco ambiental: se relaciona aos desastres naturais;
  • riscos cibernéticos: trata de questões como ataques de hackers, fraudes virtuais;
  • riscos operacionais: tem relação com problemas que comprometem ou podem gerar retrabalho dos colaboradores, como quebra de equipamentos;
  • riscos no ambiente de trabalho: referentes a questões como exposição às substâncias tóxicas, temperaturas extremas, etc.

Qual é a importância dessa estratégia?

Você já entendeu como fazer a gestão de riscos da sua empresa. Sendo assim, é interessante descobrir a importância dessa estratégia. Para facilitar a compreensão, imagine uma cidade que sofre com enchentes recorrentes.

Então, as edificações passaram a ser construídas de modo a reduzir os prejuízos caso aconteça uma nova inundação. Ao mesmo tempo, a prefeitura estrutura projetos para evitar as ocorrências. Essa medida é uma estratégia que compõe a gestão de riscos.

O mesmo princípio pode ser aplicado no mundo dos negócios. Ao identificar as ameaças e tomar providências para evitá-las, a sua empresa consegue enfrentar as situações adversas da melhor maneira possível.

No caso dos riscos financeiros, por exemplo, a gestão adequada pode evitar as multas, dívidas, desperdícios e contratações equivocadas de linhas de crédito. Portanto, a gestão de riscos previne prejuízos que afetam a saúde financeira do negócio.

Como fazer a gestão de risco?

Após entender o que é e para que serve a gestão de risco, bem como os tipos de riscos, é o momento de compreender como aplicar essa estratégia na sua empresa. A seguir, confira as etapas necessárias!

Identifique os riscos

Primeiramente, é importante identificar os riscos para ter dados que permitam traçar o plano de gerenciamento. Como os riscos podem variar de empresa para empresa, essa identificação deve ser feita a partir de um profundo conhecimento dos processos da corporação.

Para tanto, você pode reunir colaboradores de todas as áreas para apontarem os problemas de suas repartições. Desse modo, é possível listar as ameaças e identificar pontos que poderiam não ser notados pelos gestores.

Faça análise qualitativa

Após identificar os riscos, é importante fazer uma análise qualitativa do que foi percebido. Nela, você organiza as ameaças conforme a sua relevância e impactos no funcionamento do negócio, além da probabilidade dela se concretizar.

Realize análise quantitativa

O próximo passo é realizar uma análise quantitativa. Nessa etapa, você deverá classificar de forma numérica os efeitos de cada risco identificado até o momento. Dessa forma, conseguirá constatar as situações que poderão ocorrer, caso a ameaça se consuma.

Estabeleça as respostas aos riscos

Feitas as análises qualitativas e quantitativas, é hora de planejar e implementar as respostas aos riscos. Ou seja, estabelecer as possíveis soluções para cada ameaça identificada. Nesse caso, a hierarquia também deve ser considerada.

Isso significa que a determinação das estratégias para cada problema deve começar pelos riscos mais urgentes. Nesse passo, as ações também devem ser colocadas em prática conforme o planejamento, considerando o orçamento da empresa.

Monitore os riscos e as ações

Com o plano em ação, é o momento de monitorar os riscos e a execução das atividades para minimizar as ameaças. Essa etapa é importante para você acompanhar se as soluções estabelecidas são eficientes. Em caso contrário, você poderá fazer ajustes nas estratégias.

Quais ferramentas podem ajudar na gestão de riscos?

Você viu que a gestão de riscos é fundamental para o bom andamento da empresa. Para colocá-la em prática, é possível utilizar ferramentas para tornar o processo mais ágil.

Confira as principais!

What If

O termo “What If” quer dizer “e se”. O método consiste em supor todos os potenciais riscos da empresa e suas causas. Ele é feito a partir de reuniões com os colaboradores em que as hipóteses surgem baseadas na pergunta “e se?”.

Desse modo, é possível imaginar diferentes problemas e soluções para cada um deles, com base em variados cenários.

Process Failure Mode and Effective Analysis (PFMEA)

Traduzida como Análise de modo e efeito de falha, essa ferramenta ajuda a identificar e julgar as chances de erros, com base em situações de causa e efeitos.

Além disso, aponta as consequências e sugere ações que podem minimizar a concretização dos riscos. O PFMEA também é capaz de dizer a probabilidade de ocorrência.

Entendeu como a gestão de riscos é uma estratégia importante para a empresa? Ao adotá-la, é possível prever as ameaças e colocar em prática ações que podem minimizar os riscos e melhorar os resultados do negócio.

Como você viu, saber o momento de contratar uma linha de crédito faz parte da gestão de riscos. Entenda qual é a hora certa de buscar esse produto para a sua empresa!