tomatico.com.br

Gestão financeira para o varejo: conheça alguns pontos importantes

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

07/05/2021

O detalhamento do indicadores financeiros é obrigatório. Saiba mais!

Para fazer uma gestão financeira realmente eficaz, o dono de um comércio varejista precisa ter alguns indicadores de desempenho bem controlados.

É preciso acompanhá-los com frequência, para ter uma noção exata da saúde financeira da empresa. Alguns deles são:

·  Controle das vendas realizadas

·  Controle do fluxo de caixa

·  Apuração de resultados

·  Lucratividade sobre as vendas

·  Rentabilidade do negócio

·  Capacidade de pagamento da empresa

·  Nível de endividamento

·  Ponto de equilíbrio

Gestão financeira ajuda na tomada de decisões

Como se vê, não basta saber quanto a empresa vendeu em determinado período. Isso, é sim, também relevante, mas é uma informação que precisa vir acompanhada de outra: a margem de lucro dessas vendas, pois é isso que vai permitir saber se as vendas estão gerando rentabilidade ou não para o negócio.

Também é preciso entrar na conta os custos dos produtos vendidos, para se conseguir apurar o resultado final.

O resultado líquido de uma empresa é o valor das vendas menos o custo das mercadorias vendidas e as despesas.

Vale lembrar que a retirada de pró-labore dos sócios – algo que nem sempre está claramente definido em pequenos e médios negócios – entra na conta das despesas, e não do lucro.

Em paralelo a isso, o empreendedor dono de um comércio varejista precisa estar atento à gestão do fluxo de caixa.

Controlar a entrada e a saída de dinheiro é fundamental para não desfalcar o capital de giro e conseguir pagar todas as contas e fornecedores em dia, evitando juros, multas e a contratação desnecessária de uma linha de crédito empresarial.

Os indicadores financeiros, ainda que possam dar algum trabalho para o empreendedor, auxiliam o gestor a fazer um acompanhamento eficaz da situação financeira da empresa.

Com base nesses indicadores e nas análises que eles proporcionam é possível tomar decisões mais acertadas, melhorando o desempenho do negócio.