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O que fazer com cliente insatisfeito

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

18/08/2021

Se fazer essa pergunta é importante para conseguir manter a clientela. Saiba mais!

O que fazer com cliente insatisfeito? Se fazer essa pergunta é importante para conseguir manter a clientela.

Afinal, quando um consumidor incomodado com o serviço ou produto adquirido entra em contato com a empresa demonstrando sua insatisfação, essa é uma oportunidade de melhorar o atendimento.

O mais importante nesses casos é ouvir o consumidor. Ouvir de verdade. Mostrar empatia e escutar de fato o que ele tem a dizer.

Então, antes de mais nada, a empresa deve oferecer um meio de contato de fácil acesso ao consumidor. É importante que esteja disponível um canal de reclamações.

Reclamação de cliente insatisfeito deve ser encaminhada adequadamente

Ao oferecer um endereço de e-mail para reclamações, responda todos os contatos. A falta de resposta deixará o consumidor ainda mais furioso.

Além da resposta padrão inicial, encaminhe internamente a reclamação, para solucionar o problema do consumidor. Isso certamente vai diminuir frustrações do cliente.

Para que a reclamação do consumidor insatisfeito tenham um bom final, é preciso capacitar a equipe de atendimento ao cliente.

Esses funcionários devem demonstrar empatia nas respostas, sejam elas escritas ou por voz.

Não se deve tratar o cliente insatisfeito como um problema, mas como uma oportunidade de melhoria.

Olhando por esse lado, a interação da equipe de atendimento ao consumidor deve ser empática e solícita.

Peça sugestões ao cliente insatisfeito

Além de ouvir o cliente insatisfeito, a equipe de atendimento ao consumidor da empresa pode abrir espaço para ele sugerir mudanças.

Isso pode ser, até, uma mina de ouro. Sugestões trazidas pelos clientes devem ser avaliadas com total atenção.

Elas podem representar uma melhoria significativa no produto ou serviço que atenda, inclusive, outros consumidores.

Por fim, o atendimento ao consumidor insatisfeito deve ser avaliado por ele mesmo ao final do processo. Só assim a empresa terá informações precisas para melhorar o atendimento ao cliente.