tomatico.com.br

Como atrair o cliente e fidelizá-lo em cinco dicas úteis

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

31/07/2020
como atrair o cliente

Toda empresa, de qualquer setor, precisa de clientes para sobreviver. Saber atrair o cliente e fidelizá-lo é, portanto, essencial para qualquer negócio.

Nos primeiros meses de vida de uma empresa, essa base de clientes ainda é escassa, normalmente, e é até fácil gerenciar o relacionamento com esses consumidores – porque eles são poucos. À medida que a empresa vai crescendo, aumenta também o número de clientes – e aí gerir o relacionamento com eles para saber como fidelizá-los fica mais complexo.

Mas, antes de falar de como fidelizar o consumidor, é importante saber como atrair o cliente.

Como atrair o cliente: 5 dicas

Uma das dicas é usar as redes sociais. Entendendo como funciona cada uma delas, o empreendedor pode atrair clientes. No Instagram, por exemplo, o uso de hashtags (#) relacionadas ao produto ou serviço que a empresa oferece pode atrair mais consumidores para o perfil da marca – o que pode gerar vendas em algum momento. Já o Facebook é uma plataforma interessante para se relacionar com a base de clientes.

2. Oferecer um atendimento excelente é o básico para qualquer empreendedor que queira atrair o cliente e fidelizá-lo. Isso porque um atendimento bem feito gera indicações – seus clientes vão falar bem do seu negócio para os amigos – e faz o consumidor querer voltar ao seu estabelecimento.

3. Fazer promoções é uma estratégia valiosa para atrair o cliente. Aproveite as datas especiais e pense em descontos ou kits promocionais para oferecer. Voltando à dica número 1, já que tudo está interligado, use as redes sociais para impulsionar suas ideias promocionais.  

4. Fazer parcerias com outros empreendedores pode ser uma estratégia para atrair mais clientes. Essa parceria pode ser feita com negócios do mesmo bairro – você pode oferecer para os seus clientes vouchers de desconto de outra loja e vice-versa – e com empreendimentos que conversem com o mesmo perfil de cliente que você deseja atrair. É válido pensar em uma promoção ou ação especial para convidar os clientes de um outro negócio a conhecerem o seu produto ou serviço.

5. Participar de eventos onde potenciais consumidores estão presentes também é uma forma de atrair o cliente. Pesquise quais são as melhores feiras, convenções e congressos para o seu público e avalie a viabilidade de ser parceiro e expor a sua marca.

Depois de saber como atrair o cliente, é hora de fidelizá-lo

Depois de atrair a clientela, é importante fidelizá-la e quando essa base tem um tamanho razoável, talvez seja necessário contar com a ajuda de um Gerenciador de Relacionamento com o Cliente – o famoso CRM, do inglês Customer Relationship

Management.

É o CRM que reúne todas as informações sobre os clientes, facilitando o planejamento das ações de fidelização.

Além de agrupar os dados da clientela, o CRM ajuda a conhecer o comportamento de consumo dos clientes e suas preferências. Com essas informações à disposição é possível segmentar seu público e desenvolver estratégias de marketing mais eficientes, que estimulem o consumo.

Mãos à obra?