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O desafio de atrair clientes na retomada dos negócios

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

04/12/2020
atrair clientes

As atividades econômicas começaram a ser retomadas em todos os estados do país. Desde então, o desafio dos donos de pequenos negócios é atrair clientes – e muitos consumidores, ainda com medo do contágio, não voltaram aos hábitos antigos de sair de casa para fazer compras presencialmente.

Uma pesquisa realizada pelo Sebrae com mais de 7 mil empreendedores divulgada em setembro mostrou que 81% dos empreendimentos já estavam operando novamente, mas aqueles instalados em locais com risco de aglomeração, como feiras e shoppings, apresentam maior nível de dificuldade na retomada da operação. Já as lojas de rua estão enfrentando menor nível de dificuldade para retomar o faturamento.

De qualquer forma, o levantamento mostra que a perda média de faturamento vem diminuindo entre as pequenas empresas – 70% em abril e 40% em agosto. Ao mesmo tempo, lojas de shopping ainda registram 50% de queda na receita. Para as lojas de rua a perda é menor: 36%.

No atual contexto, o empreendedor precisa criar estratégias para atrair clientes.

Mídias sociais ajudam a atrair clientes

Uma das ferramentas que já se mostrou eficiente e que pode continuar sendo utilizada é o e-commerce ou a venda por WhatsApp e redes sociais. Ainda segundo o Sebrae, no final de maio, 59% das pequenas empresas estavam vendendo on-line e esse índice passou para 67% em agosto.

Além disso, é importante seguir os protocolos recomendados pelas autoridades de saúde e comunicar a clientela que o estabelecimento está preparado para receber os clientes, minimizando os riscos de contágio da Covid-19. Transmitir confiança e segurança nesse momento é ponto crucial para atrair clientes para a loja.

Ao mesmo tempo em que o empreendedor divulga os cuidados em relação aos protocolos de higiene, deve também informar seus clientes sobre a retomada das atividades e os novos horários de funcionamento. Usar as redes sociais para isso é a melhor pedida, bem como listas de transmissão do WhatsApp – caso exista uma base de consumidores para ser contatada.

É possível, ainda, pensar na criação de um programa de fidelidade para atrair clientes. Ofereça alguma vantagem à medida que o cliente acumula pontos, pois isso fará com que ele dê preferência ao seu estabelecimento comercial na hora de fazer as compras.