tomatico.com.br

O que é capital de giro? Aprenda como calcular essa quantia

Tempo estimado de leitura: 6 minutos

11/10/2021

Você sabe o que é capital de giro? Aprenda a calcular essa quantia!

O que é capital de giro - Aprenda como calcular essa quantia

Saber o que é e como controlar o capital de giro é um dos aspectos fundamentais para a sobrevivência de qualquer empresa — e para o seu sucesso.

Sem ele, negócios de todos os tamanhos ficam vulneráveis a diversos problemas, como a falta de pagamento de colaboradores e de recursos.

Dessa forma, surgem dificuldades para continuar operando, o que pode obrigar a empresa a encerrar suas atividades e até mesmo decretar falência. Por isso, é essencial que o empreendimento tenha esse montante disponível.

Quer saber mais? Neste artigo, você entenderá o conceito de capital de giro e aprenderá como calculá-lo. Ao final, ainda acompanhará dicas de como manter o capital de giro da sua empresa sempre saudável.

Confira!

O que é capital de giro?

O capital de giro é o montante financeiro que a empresa precisa ter para manter-se sólida e competitiva. Isso porque representam os recursos que precisam estar disponíveis para financiar toda sua operação diariamente e honrar compromissos em curto prazo.

Portanto, ele serve para o pagamento de despesas operacionais, como salários dos colaboradores, energia elétrica e aluguel do imóvel. Também é usado para o pagamento de custos financeiros e fiscais, como impostos, taxas e dívidas de financiamentos.

Além disso, o capital de giro pode ser utilizado para a compra de estoque, como matérias-primas e mercadorias. E para a manutenção da estrutura geral da empresa. Normalmente ele está representado nas contas do negócio como recursos financeiros em caixa e contas bancárias.

O capital de giro também pode ser formado por aplicações financeiras de alta liquidez, contas a receber de clientes, estoques, impostos a recuperar e outros créditos. Por isso, pode ser chamado de ativo circulando em um balanço patrimonial.

Cabe ressaltar que existem outras definições importantes relacionadas ao tema. Por exemplo, é comum surgir dúvidas sobre o que é capital de giro próprio. Ele se refere a todos os recursos que pertencem à empresa e não são provenientes de terceiros, como empréstimos.

Além desse termo, há o capital de giro líquido. Ele tem uma visão mais ampla sobre a capacidade da companhia de honrar com suas contas. Isso porque representa o caixa após cobrir todos os passivos — despesas, dívidas, impostos e empréstimos bancários, por exemplo.

Qual a importância de calcular o capital de giro?

O capital de giro é fundamental desde o nascimento da empresa, pois assim ela pode dar os primeiros passos com mais segurança. Com isso, poderá honrar com seus compromissos financeiros até que o negócio fature o suficiente.

No entanto, muitos empreendedores ficam em dúvida se precisam mantê-lo sempre. A resposta é sim, pois ele pode ser utilizado para manter um fluxo de caixa positivo. Para entender isso, pense em uma empresa que oferece opções de parcelamento para o cliente.

É comum que os prazos de pagamento de fornecedores não estejam alinhados com o prazo de recebimentos dos clientes. E ela precisa pagá-los, mesmo que não tenha recebido. Mas como? Com o capital de giro.

Assim, enquanto o negócio aguarda o recebimento, poderá utilizar esse montante para honrar com suas obrigações. Dessa forma, evita ficar negativada. Além disso, o capital de giro é importante para manter-se resiliente em momentos difíceis.

Mesmo que a companhia sofra quedas nas vendas, ela pode passar por esse período sem desestabilizar suas finanças. Afinal, terá uma reserva monetária que permitirá arcar com as despesas e dar continuidades às atividades.

Por fim, com um capital de giro, a empresa pode investir em si mesma para expandir e, principalmente, ter um crescimento previsível e ordenado. Por isso, é essencial que qualquer negócio — inclusive micro, pequenas e médias empresas — tenha esse montante reservado.

Como calcular o capital de giro?

Após entender o que é capital de giro e sua importância para a empresa, é o momento de descobrir como calculá-lo. Para isso, é preciso calcular os custos, tanto fixos quanto variáveis, e fazer uma média mensal.

Assim, você terá um valor aproximado dos gastos. O próximo passo é fazer uma estimativa dos seus ganhos. Portanto, some todas as contas a receber e o valor disponível em estoque no mês.

Depois disso, subtraia do resultado, os gastos calculados anteriormente. Esse é o valor mínimo do seu fluxo de caixa. O ideal é multiplicá-lo por 6, garantindo, pelo menos, um semestre de segurança. Veja que a ideia básica, aqui, é calcular seu capital de giro líquido.

Após conhecer esses dados, basta aplicar a seguinte fórmula para conhecer o capital de giro ideal para sua empresa:

CGL = AC – PC

Onde:

CGL = é o Capital de Giro Líquido

AC = é o Ativo Circulante

PC = é ao Passivo Circulante

Depois de aplicar essa fórmula, lembre-se de multiplicar o valor por, pelo menos, 6 meses, como você viu.

Como manter o capital de giro saudável?

Agora que você conheceu o capital de giro e sabe o que é, sua importância e como calculá-lo, é imprescindível aprender a fazer uma boa gestão desse montante, certo?

Portanto, confira as dicas a seguir e veja como manter o capital de giro do seu negócio sempre saudável:

Supervisione os processos de cobrança

A inadimplência e o atraso de pagamento de uma dívida por parte dos clientes tem um impacto direto no seu capital de giro. Por isso, é essencial supervisionar os processos de cobrança e adotar estratégias para lidar com essa situação.

Negocie melhores condições com fornecedores e clientes

Outro ponto importante para uma boa gestão de capital de giro é negociar melhores condições com fornecedores e clientes. Isso significa buscar alinhar as datas de pagamento com o de recebimento do dinheiro das vendas.

Encontre opções para fazer a antecipação de recebíveis

Caso seja necessário ampliar ou repor o seu capital de giro para evitar que ele fique negativo, você pode optar pela antecipação de recebíveis. Ela representa o recebimento antecipado dos valores das vendas fechadas em parcelas.

Faça um empréstimo para capital de giro

Mais uma maneira de ter um dinheiro extra é fazer um empréstimo para capital de giro. Essa modalidade de crédito é projetada para atender as às necessidades financeiras do dia a dia das empresas. Ela pode, inclusive, usar os recebíveis futuros do negócio via maquininha de cartão.

Neste artigo, você entendeu o que é capital de giro e sua importância para a empresa. Além disso, descobriu como calculá-lo e conferiu dicas de como fazer uma boa gestão para manter seu negócio saudável. Então coloque as dicas em prática e não deixe de cuidar do financeiro do seu empreendimento!

Precisa de recursos para sua empresa? Conheça o Tomático e descubra como obter crédito por meio do empréstimo para capital de giro!