tomatico.com.br

Como impedir que o capital de giro para empresas acabe com o seu negócio

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

11/11/2020
capital de giro para empresas

O dinheiro que a empresa precisa ter em caixa, disponível para pagar as contas da operação do negócio, é chamado de capital de giro. Ele é, portanto, essencial, para manter o empreendimento funcionando. Sem ele, o negócio afunda e todo empreendedor precisa, então, saber como manter saudável o capital de giro para empresas.

A preocupação costuma dar as caras quando o capital de giro começa a faltar. Isso acontece quando as contas a receber têm prazo mais longo do que as contas a pagar. Nesse caso, haverá um déficit no fluxo de caixa e o capital de giro vai rarear.

Nessa situação, a solução encontrada por muitos empreendedores é buscar uma linha de crédito para capital de giro que ajude a manter o negócio funcionando.

Linhas de crédito de capital de giro para empresas são alternativa

Ainda que o crédito empresarial seja, sim, uma alternativa válida, é importante o empreendedor analisar como anda o ciclo financeiro da sua empresa, ou seja, o fluxo de entra e sai de dinheiro, para compreender por qual razão está havendo um déficit no fluxo de caixa.

Para calcular o ciclo financeiro é preciso pôr na conta o prazo médio de recebimento das vendas, o estoque e o prazo médio de pagamentos a serem feitos. Se o objetivo é reduzir a necessidade de capital de giro, é preciso reduzir o ciclo financeiro. Como se faz isso? Vamos às dicas:

Reduza os prazos de recebimento das vendas

Não é uma tarefa fácil, mas é possível. Isso se consegue reduzindo o prazo dado aos clientes, incentivando que eles façam o pagamento à vista. Se há espaço para isso, coloque em prática.

Otimize o estoque

Manter estoque desnecessário é empatar dinheiro que poderia estar disponível para o capital de giro da empresa. Às vezes o empreendedor quer aproveitar uma oferta e compra muita mercadoria para estocar. Essa ação pode ser válida, mas a conta precisa ser bem feita, caso contrário a perda vai aparecer, por exemplo, no fluxo de caixa deficitário.

Alongue prazos com fornecedores

Outra tarefa árdua – mas é importante negociar os pagamentos com os fornecedores. Alongar os prazos pode dar um fôlego extra para o fluxo de caixa e garantir o capital de giro necessário, diminuindo a necessidade de contratar crédito empresarial.

Gerencie melhor os custos da empresa

Olhe para os custos da empresa com critério e veja onde é possível cortar ou reduzir gastos. Questione cada despesa para conseguir alguma economia.