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Como apoiar ideias inovadoras em sua empresa?

Tempo estimado de leitura: 12 minutos

22/11/2021

As ideias inovadoras podem ser importantes para o crescimento do negócio. Descubra o que são e como aplicá-las em sua empresa!

Como apoiar ideias inovadoras em sua empresa

As companhias que não acompanham o mercado correm o risco de perder espaço no mercado. Nesse sentido, apoiar as ideias inovadoras é fundamental — não somente para a sobrevivência da empresa, mas também para crescer e se manter competitiva.

Inclusive, é comum que muitos gestores ainda prefiram os processos mais antigos, devido à maior familiaridade. Entretanto, é preciso lembrar que o mercado passa por evoluções constantes e conta com diversos players. Por isso, a organização deve ter diferenciais para se destacar da concorrência.

Como é o incentivo à criação de soluções na sua empresa? Neste post, você entenderá a importância de criar uma cultura de inovação e como engajar os colaboradores nessa missão.

Acompanhe!

O que são as ideias inovadoras?

Antes de entender a importância das ideias inovadoras, é interessante saber o que elas são exatamente. O termo pode ser definido como sugestões que exploram novas possibilidades e, ao mesmo tempo, solucionam problemas já existentes. Isso de forma prática, criativa e viável.

Afinal, de nada adianta ter uma boa ideia, se ela não pode ser executada. Logo, é fundamental saber reconhecer o que é uma ideia inovadora.

Veja as principais características que ela pode apresentar:

  • resolve um problema ou necessidade existente, mas que muitas pessoas ainda não perceberam que existem;
  • melhora a vida das pessoas (produto ou serviço) ou os processos da empresa;
  • é engajada com causas sociais e ambientais;
  • cria um círculo virtuoso de valor, sendo validada e difundida por atender uma necessidade verdadeira das pessoas.

Qual é a importância de criar uma cultura de inovação na empresa?

Agora que você já sabe o que é uma ideia inovadora, entenderá a importância de criar uma cultura de inovação na empresa. Primeiro, vale destacar que a cultura organizacional engloba uma série de fatores que influenciam no clima de uma empresa, como normas, crenças e valores.

Dessa maneira, ela é importante para que os colaboradores tenham um guia e alinhem os seus comportamentos no trabalho ao que a empresa espera. Nesse sentido, implementar uma cultura de inovação é uma estratégia de incentivo às ideias inovadoras.

Por exemplo, há quem tenha a impressão de que não existe mais nada a ser inventado. Entretanto, para contestar essa ideia, é possível analisar a diversidade de produtos e serviços inovadores que surgem no mercado a todo tempo.

Na prática, muitas vezes o problema é a falta de apoio para que as ideias inovadoras surjam. Desse modo, quando uma empresa tem uma cultura de inovação, os funcionários se sentem à vontade para criar e sugerir soluções que podem ser relevantes no dia a dia.

Caso contrário, a tendência é que eles não proponham nada novo. Afinal, o entendimento é que a organização não está aberta às inovações, fazendo com que a companhia perca oportunidades.

Então, quando não há essa abertura, o estabelecimento corre o risco de deixar de ganhar com a melhoria dos processos produtivos ou no lançamento de novos produtos e serviços. Logo, para evitar que isso ocorra na sua empresa, é interessante implementar uma cultura de inovação.

Assim, cada vez mais funcionários se sentirão confortáveis em criar e discutir novas ideias que podem beneficiar a organização. Lembre-se que o colaborador conhece mais a fundo as atividades que desempenha.

Portanto, ele costuma observar as oportunidades de melhorar a execução das tarefas ou gargalos no processo que precisam ser trabalhados, por exemplo.

O que são inovações fechadas e abertas?

Ao estudar mais sobre ideias inovadoras, é possível que você se depare com os termos “inovação fechada” e “inovação aberta”. Então é interessante saber o que são esses conceitos para conseguir aplicá-los.

Mas, antes, é fundamental entender a concepção de inovação — um processo cujo objetivo é aumentar a quantidade de ideias e a qualidade dos produtos e serviços. Assim, a empresa pode conquistar mais espaço no mercado e obter maior lucratividade.

Sabendo disso, agora confira o que é inovação fechada e aberta!

Inovação fechada

O modelo de inovação fechada é constituído pelos centros de pesquisa e desenvolvimento das empresas. Nesse caso, eles não se comunicam com outras companhias.

Após o amadurecimento do conceito, os departamentos das organizações passaram a ouvir mais seus parceiros e consumidores para inovarem. É a partir desse processo que acontece a inovação aberta.

Inovação aberta

Você viu que a inovação aberta foi originada do amadurecimento da inovação fechada. Na prática, ela se refere à incorporação de tecnologia junto à integração de departamentos e a geração de ideias para novos produtos ou serviços a partir da visão para o mercado.

Nessa perspectiva, ela combina ideias internas (entre setores) e externas (com os parceiros). A intenção é que, ao incluir mais pessoas no desenvolvimento da organização, haja crescimento da empresa.

É comum que as companhias que aplicam esse conceito acreditem que as inovações externas podem agregar valor. Da mesma forma, também creem que criar um novo modelo a partir de um negócio já validado pode ser melhor que lançar uma determinada novidade no mercado.

Como apoiar as ideias inovadoras na empresa?

Agora você já sabe o quanto as ideias inovadoras são importantes para empresa e o que é inovação aberta e fechada, chegou o momento de entender como você pode apoiá-las em sua empresa.

A seguir, confira dicas relevantes para dar suporte à inovação em seu negócio!

Crie uma equipe de inovação

Para a geração de ideias, é importante que o colaborador esteja focado nessa tarefa. Sabendo disso, é interessante montar uma equipe com o objetivo de identificar as melhores oportunidades. Essas pessoas podem fazer pesquisas na área para entender as necessidades dos clientes, por exemplo.

Dessa maneira, a criação de sugestões de produtos e serviços é potencializada. Outro ponto, é registrar todas essas ideias para que não se percam. Para isso, você pode selecionar funcionários que ficarão responsáveis por registrá-las.

Ademais, o time pode contar com auxílios de softwares especializados em melhorias. Com essa medida, as informações ficam armazenadas e podem ser utilizadas quando necessário.

Contrate pessoas com perspectivas diferentes

Como foi possível perceber, ter uma equipe voltada para a inovação é bastante relevante. Portanto, é importante conhecer fatores a serem considerados ao contratar funcionários. O primeiro se refere às perspectivas desses candidatos às vagas.

É interessante que os funcionários tenham visões diferentes, pois a equipe formada por eles consegue elaborar abordagens variadas para os problemas. Por consequência, eles aumentam as chances de gerar ideias inovadoras para a empresa.

Além disso, procure colaboradores que:

  • entendam a visão do negócio;
  • alinhem-se com a cultura organizacional;
  • sejam de diversas origens;
  • tenham habilidades diferentes.

Construa espaços para trocas

Outro ponto importante para a geração de novas ideias é a criação de espaços físicos para trocas de experiências. E esse ponto exige atenção redobrada quando o trabalho funciona no modelo remoto.

Por mais que exista a videoconferência para realização das reuniões, a evolução da humanidade favorece as interações pessoais. Em contrapartida, a comunicação virtual pode se tornar impessoal e menos sociável.

Logo, dependendo de como for feita, ela prejudica as conversas que podem gerar insights que resultam no desenvolvimento de novos produtos, processos e serviços. Por essa razão, é interessante criar espaços propícios para trocas, com um ambiente mais descontraído e que inspire inovação.

Outra possibilidade é adequar as reuniões online e fazer eventos diferenciados, mesmo que a distância, para promover maior integração e troca de ideias entre a equipe.

Dê tempo para a criação de ideias inovadoras

É verdade que ideias inovadoras podem surgir de uma conversa despretensiosa ou de uma hora para outra. No entanto, com a rotina cada vez mais cheia de tarefas, isso se torna mais difícil. Por esse motivo, é importante dar tempo aos colaboradores para a criação de oportunidades.

A técnica de brainstorming, por exemplo, é uma dinâmica que pode ser feita individual ou em grupo. Seu objetivo é explorar a potencialidade criativa das pessoas. Então, durante a atividade, você pode sugerir que todos os participantes deem ideias livremente.

Em seguida, é interessante selecionar as oportunidades que são mais viáveis. Dessa forma, pode colocá-las como pauta para que sejam debatidas e lapidadas. Ao final, encarregue a equipe de inovação para registrar todas as ideias.

Outras formas para apoiar a criação de ideias inovadoras ao longo do tempo são:

  • incentivar as caixas de sugestões;
  • fazer reuniões para compartilhar ideias;
  • permitir horários e salas dedicadas ao processo.

Invista em ferramentas

Como você viu, é necessário ter um momento apropriado para a geração de ideias. Entretanto, uma rotina atarefada costuma não ser propícia para o processo e pode dificultar as pausas para as dinâmicas e conversas proveitosas.

Nessa condição, é possível ganhar tempo investindo em ferramentas tecnológicas que promovem a automatização das etapas do seu negócio. Com o colaborador conseguindo cumprir suas tarefas em um menor período, haverá mais tranquilidade e tempo para a promoção de insights.

Incentive a prática de campo

Outro método que ajuda na criação de ideias é a prática de campo, que significa ir a lugares que podem gerar novas ideias. Por exemplo, um empresário do ramo supermercadista que deseja levar mais opções gourmet para o seu negócio.

É recomendado que ele visite outros mercados com a mesma proposta. Inclusive, isso pode ser feito visitando outras cidades para encontrar modelos diferentes da concorrência da sua região. Ainda, é preciso analisar, anotar, fotografar e comprar produtos de seu interesse.

Com isso, é possível experimentar, analisar e ponderar se eles são adequados para a sua empresa. Nessa perspectiva, é importante que não apenas o empreendedor mantenha esse hábito, mas que o incentive em seus colaboradores.

Para isso, você pode levar os funcionários responsáveis pelas ideias até os demais estabelecimentos, por exemplo. Com o tempo, é possível treinar o olhar deles para que, naturalmente, façam essa captação de insights no dia a dia.

Promova a participação em eventos

Assim como visitar outros negócios pode trazer muitas ideias inovadoras, participar de eventos também abre as portas para a inovação. Ao comparecer a uma palestra, por exemplo, é possível ter muitos insights diante das explicações do apresentador.

Após os eventos, também é comum que seja feita uma confraternização entre os participantes. Esse é outro momento que você ou seu colaborador, se for o caso, podem ter muitas ideias.

Isso porque, ao conversar com outras pessoas, há troca de experiência — o que é fundamental no processo. Portanto, promova a participação da equipe em eventos do seu nicho de mercado para aguçar a criatividade e possibilitar o networking, que também é essencial para geração de ideias.

Implemente as ideias o mais rápido

Uma questão relevante é entender que as ideias inovadoras e que podem trazer bons resultados para a empresa devem ser implementadas com agilidade. Afinal, quando os funcionários percebem que as suas sugestões estão influenciando na melhoria da empresa, eles se sentem mais motivados.

Nesse cenário, é comum que eles continuem a compartilhar seus insights, a trabalhar para o sucesso das ideias implementadas e a encorajar a produtividade de outros funcionários. Ou seja, isso também ajuda a estimular a geração de ideias entre os membros da equipe.

Recompense os funcionários por suas ideias

Outra estratégia para engajar os funcionários a criarem sugestões inovadoras é oferecer recompensa por elas. Essas gratificações podem ser oferecidas individualmente, por times ou para todos os colaboradores.

O motivo para aplicar a prática está no fato de que é fundamental que os funcionários entendam que você aprecia os seus esforços para melhorar o negócio. Por essa razão, pode ser interessante criar um programa de recompensa pelas boas ideias, por exemplo.

Mantenha diversos projetos em andamento

Frequentemente, as empresas investem apenas em um projeto, colocando todos os seus esforços nele para ser bem-sucedido. Embora seja importante se dedicar ao programa, pode ser inteligente ter mais de uma alternativa em andamento.

Dessa maneira, há maiores chances de ter uma taxa de sucesso, tendo em vista que alguns projetos podem falhar. Portanto, ao ter outras propostas em andamento, fica mais fácil abrir mão das alternativas menos promissoras, dando continuidade às ideias que se desenvolverem melhor.

Saiba identificar o que é de fato proveitoso

Foi possível identificar até aqui que, durante o processo de geração de ideias, é comum que surjam insights que não funcionam em sua empresa. Logo, é importante saber reconhecer esses casos, para evitar a aplicação de recursos em excesso, sem obter o devido retorno.

Ao mesmo tempo, vale a pena identificar as inovações com maior potencial e que, de fato, podem trazer ganhos para a empresa. Isso ajudará a otimizar os resultados obtidos e o uso dos recursos corporativos.

Agora você já sabe que ideias inovadoras devem fazer parte do dia a dia da empresa. Mas, para que elas surjam, é preciso incentivar a sua criação entre os colaboradores. Sendo assim, aproveite as nossas dicas para geração de melhorias e oportunidades em seu negócio.

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