Financiamento empresarial: avalie as reais necessidades do negócio antes de solicitar

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

26/05/2021

Financiamento pode ajudar o empreendedor. Entenda!

mulher solicitando crédito

Financiamento empresarial existe para ser contratado. Ok, isso é um fato. Mas, será que sua empresa precisa mesmo de recursos financeiros externos?

Pode parecer a solução mais fácil em um primeiro momento, mas antes de contratar uma linha de crédito é importante avaliar os motivos que levaram a essa necessidade.

A elaboração de um plano de negócio, de planilhas de custos e de projeções financeiras pode ajudar o empreendedor a ter um raio-x do negócio no momento presente e uma expectativa bem próxima à realidade do que irá acontecer nos próximos meses.

Esse tipo de informação vai permitir uma análise mais aprofundada de por que a empresa está sem recursos financeiros.

Financiamento para capital de giro e investimento

Às vezes a solução é mesmo contratar uma linha de crédito empresarial.

Ela pode dar um fôlego extra ao fluxo de caixa, como aconteceu com a Elen Almeida de Souza, dona de um salão de cabeleireiro em São Paulo, ou servir de investimento, como no caso de Elisandra Batista Freire, dona de uma padaria na zona sul da capital paulista.

Mas, em outros casos, é importante entender a razão da falta de capital de giro.

Será que há problemas com a precificação? Há um descasamento entre os prazos de pagamento e recebimento de contas?

Quando existe esse tipo de problema, o empreendedor precisa resolvê-lo o quanto antes.

Nesses casos, o crédito empresarial será um paliativo, ajudará em um mês, e no outro o buraco no caixa aparecerá de novo.

Se a lição de casa foi feita e ainda assim a solução ideal é a contratação de um financiamento empresarial, se faça mais algumas perguntas:

  • De quanto realmente preciso?
  • Quanto posso pagar por mês?
  • Qual o prazo ideal de pagamento?

Existe a opção de autofinanciamento, com a venda de um bem, por exemplo?

Esses questionamentos são válidos para entender o tipo de crédito mais adequado para a empresa, aquele que cabe no fluxo de caixa do negócio.

Crédito com parcelas flexíveis, como o que é oferecido pelo Tomático, pode ser uma opção interessante nesses casos.

Isso porque, ao contratar crédito empresarial com o Tomático, o empreendedor não tem um boleto mensal com um valor fixo a ser pago.

No Tomático, as parcelas se ajustam às vendas da empresa. Então, quando se vende mais, a parcela sobe e quando as vendas caem, a parcela diminui automaticamente.

O Tomático também oferece o crédito com parcela fixa. Esse modelo é indicado para quem gosta de saber exatamente quanto vai pagar, pois tem a previsibilidade do valor que será pago semanalmente.

Quer saber mais? Acesse nosso FAQ e tire as suas dúvidas.