tomatico.com.br

Crise faz empreendedor recorrer a crédito empresarial

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

02/09/2020

Há alguns anos, Raphael Lima Ferreira, sócio administrador da GRG Calçados, hoje com 28 anos, deixou de fazer parte de uma estatística: a dos empreendedores que atuam de maneira informal no Brasil – hoje o contingente de trabalhadores informais soma 38 milhões de pessoas, segundo dados do IBGE. A mudança aconteceu em 2012, quando ele deixou de ser vendedor na rua para abrir um pequeno varejo de calçados e cosméticos, em Belo Horizonte. Desde então, ele faz parte de outro contingente: o de 53,4 milhões de brasileiros que estão à frente de alguma atividade empreendedora, de acordo com o último levantamento da pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM).

Com a pandemia, os negócios de Raphael foram afetados – assim como muitas pequenas empresas do país. Segundo pesquisa do SEBRAE, a crise causada pelo novo coronavírus mudou o funcionamento de 5,3 milhões de pequenas empresas no Brasil, o que equivale a 31% do total. Outras 10,1 milhões, ou 58,9%, interromperam as atividades temporariamente. Ainda segundo o Sebrae, a queda no faturamento dos pequenos negócios foi de cerca de 75%.

Crise faz empreendedor recorrer a crédito empresarial

No caso de Raphael, com a queda nas vendas, ele recorreu a um crédito empresarial. Escolheu o Tomático, que lhe foi indicado, e se interessou pela oferta de crédito com parcelas flexíveis.

O Tomático não trabalha com valor fixo de parcelas a serem pagar no fim do mês, como os bancos tradicionais. As parcelas são flexíveis e com liquidação diária – assim, quando o empreendedor vende mais, paga mais, e quando vende menos, a parcela se ajusta automaticamente para baixo – e isso facilita o pagamento do crédito. “O pagamento com desconto diário nas vendas não pesa no orçamento da empresa e o valor mensal a ser pago vai depender da sua receita diária”, explica Raphael.

Assim como ele, muitos empreendedores brasileiros estão sentindo a necessidade de recorrer a crédito empresarial nesta crise. Um levantamento do Centro de Estudos em Microfinanças e Inclusão Financeira da Fundação Getulio Vargas (FGVcemif) divulgado em junho mostrou que a demanda dos pequenos negócios por crédito empresarial em 2020 deve alcançar R$ 472 bilhões, montante 75% maior que os R$ 270 bilhões concedidos em 2019. Por pequenos negócios leia-se microempreendedor individual (MEI), microempresa (ME) e empresa de pequeno porte (EPP) – um total de 17,3 milhões de empreendimentos.

De acordo com a pesquisa do Sebrae, 54,9% dos pequenos empreendedores terão que recorrer a crédito empresarial na atual crise. Isso significa que 9,4 milhões de donos de empresas precisarão de recurso financeiro externo para manter suas empresas. Se você é um desses empreendedores, fale com a gente. Acesse o FAQ e entenda como o Tomático pode ajudar.