tomatico.com.br

Como calcular a necessidade de capital de giro

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

22/09/2020
necessidade de capital de giro

Toda empresa tem necessidade de capital de giro. Como o nome já diz, capital de giro nada mais é que o dinheiro que a empresa movimenta, utilizado para dar andamento às operações do negócio. É com o capital de giro que se pagam os impostos, os salários, os fornecedores e as demais despesas operacionais. Também é com ele que a empresa consegue:

  • Financiar seus clientes, trabalhando com vendas a prazo
  • Manter estoque de mercadorias ou de matéria-prima

Nenhuma empresa escapa, então, da necessidade de capital de giro. Até aqui, nenhuma (ou bem pouca) novidade para quem já empreende. O desafio está em saber qual é a necessidade de capital de giro de uma empresa – quanto ela precisa para manter suas operações de forma saudável. Para conhecer esse valor, é importante ter os controles financeiros em dia.

Passo a passo para conhecer a necessidade de capital de giro da sua empresa

Calcule o prazo médio das contas a pagar

Analise todas as compras que a sua empresa faz com fornecedores. A partir disso, vamos supor que 50% dos pagamentos sejam efetuados à vista e o restante, com prazo de 30 dias. Na média, portanto, suas compras com fornecedores têm prazo de 15 dias.

Calcule o prazo médio do recebimento dos clientes

Analise quanto tempo, em média, os clientes da empresa demoram para pagar. Em um exemplo, vamos dizer que metade dos clientes faz os pagamentos com prazo de 30 dias e o restante, com 60 dias. A média do prazo de recebimento dos clientes é, então, 45 dias.

Com essas duas análises já dá para saber que essa empresa do nosso exemplo hipotético demora 45 dias para receber o dinheiro dos seus clientes, e paga os fornecedores com uma média de 15 dias. Existe, portanto, um intervalo de 30 dias sem recurso financeiro em caixa.

Dito isso, calcule o custo fixo do negócio (aluguel, salários, contas de consumo, etc) e faça uma estimativa do custo variável mensal da empresa (despesas relacionadas à venda ou produção do produto ou serviço – matéria-prima e impostos, por exemplo). Ao somar custos fixos e variáveis mensais, tire disso a média diária de custos do negócio.

Sabendo do custo diário do negócio, multiplique esse valor por 30, seguindo nosso exemplo hipotético acima, em que há 30 dias de intervalo entre contas a pagar e a receber. O resultado obtido dessa conta é a primeira parte da necessidade de capital de giro da empresa.

Além disso, é preciso saber também o valor necessário para ter um estoque mínimo para a empresa funcionar. Some esse valor do estoque ao valor obtido na conta anterior e aí você terá o valor total da necessidade de capital de giro da empresa.

Não é complicado, só requer controles financeiros e tempo. Vamos às contas?