tomatico.com.br

Gestão de custos: 5 dicas úteis para aplicar em sua empresa

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

21/05/2020
Aprenda como fazer gestão de custos da empresa

O sucesso financeiro de uma empresa depende de uma gestão de custos eficiente. Por isso é fundamental que o empreendedor saiba fazer a gestão financeira de seu negócio, controlando os custos e formatando realisticamente os preços de produtos e serviços.

Formular os preços de produtos e serviços depende de uma gestão de custos eficaz pois, caso ela não exista, os preços estipulados podem não estar alinhados à realidade do negócio – o que trará problemas na margem de lucro e, consequentemente, para o andamento geral da empresa.

5 dicas uma gestão de custos eficaz

  1. Detalhe os custos do empreendimento
    Aqui, vale lembrar, existem dois tipos de custos: fixos e variáveis. Os fixos são aqueles que o empreendedor precisa pagar de forma recorrente, como as contas de consumo, fornecedores, funcionários, aluguel, etc. Os custos variáveis, como o nome diz, são os que variam, como impostos e comissões de vendedores, por exemplo. Registre tudo.
  2. Analise os custos constantemente
    Ao registrar todos os custos em uma planilha ou sistema próprio para isso, fica mais fácil identificar onde você está colocando o dinheiro e onde é possível fazer a redução de custos, bem como fazer investimentos. Esse controle é essencial para garantir a rentabilidade do negócio.
  3. Estabeleça metas
    Traçar metas mensais de custos pode dar um rumo para o empreendedor, pois ficará mais claro qual é o limite de gastos variáveis possível em cada mês. Isso, sem dúvida, ajudará no planejamento, na redução de custos fixos no médio e longo prazo e na saúde financeira da empresa.
  4. Desenhe projeções financeiras
    Com metas estabelecidas, tanto de corte de custos quanto de crescimento do negócio, é importante fazer projeções financeiras que apoiem esses objetivos. Com isso estruturado, será mais fácil saber o quanto de dinheiro é preciso ter em caixa para alcançar as metas.
  5. Considere crédito com parcelas flexíveis
    Em alguns momentos da vida da empresa, pode ser necessário crédito para atingir a meta, seja ela garantir um fluxo de caixa saudável ou expandir a operação. Seja qual for a necessidade, é importante atentar-se à capacidade de pagamento desse crédito, o que fica bem mais claro com um bom planejamento financeiro. E é aí que entra o crédito com parcelas flexíveis oferecido pelo Tomático.

Quer saber mais sobre essa modalidade? Confira nosso FAQ e tire todas as suas dúvidas – ou, se já entender do nosso modelo de negócios, realize um cadastro e faça sua proposta!