tomatico.com.br

O que é crédito privado e como ele funciona?

Tempo estimado de leitura: 7 minutos

14/02/2022

Para fazer a captação, conheça o que é o crédito privado e veja outras alternativas!

O que é crédito privado e como ele funciona

Quando as empresas desejam captar recursos necessários para suas atividades ou para o crescimento, é comum que recorram ao mercado de investimentos. Na renda fixa, por exemplo, existe o crédito privado, que é composto por títulos e fundos — você sabe o que é essa alternativa?

Ao analisá-lo, é interessante considerar as características de seu funcionamento, como rentabilidade, liquidez e segurança. Ao mesmo tempo, vale saber que essa não é a única alternativa disponível para empresas que buscam dinheiro no mercado.

Neste artigo, você saberá o que é o crédito privado e quais são outras possibilidades existentes para o seu negócio. Acompanhe!

O que é o crédito privado?

O crédito privado é composto por títulos de dívida emitidos por empresas que desejam captar recursos. Por conta disso, esse mercado é considerado parte do ambiente de renda fixa, que é uma classe de investimentos.

Entre as opções que compõem o crédito privado, estão investimentos como:

  • debêntures;
  • certificados de recebíveis imobiliários (CRIs);
  • certificados de recebíveis do agronegócio (CRAs);
  • fundos de investimento em direitos creditórios (FIDCs).

Como funciona o crédito privado?

Agora que você entende quais são as principais alternativas do crédito privado, vale conhecer as características em relação ao seu funcionamento.

Primeiro, é importante entender como se dá o acesso às empresas a essas alternativas. Na prática, uma empresa que deseja obter recursos no mercado de capitais pode recorrer ao crédito privado para captar dinheiro ao invés de buscar por financiamento bancário.

Em geral, é comum que a escolha seja feita considerando as taxas — que tendem a ser menores no crédito privado. Assim, enquanto a empresa capta o montante necessário para suas atividades, os investidores têm acesso a investimentos que podem oferecer rendimentos mais atrativos.

Como são aplicações de renda fixa, os títulos de crédito privado preveem o pagamento de uma rentabilidade com condições estabelecidas antecipadamente — como um empréstimo. Porém, existem outras características que vale a pena conhecer.

Veja!

Rentabilidade

Primeiro, é preciso compreender como funciona a rentabilidade dessas aplicações. O retorno dos títulos de crédito privado pode ser de três tipos diferentes:

  • prefixado: é formado por uma taxa fixa, que é definida antecipadamente;
  • pós-fixado: acompanha a variação de um indicador financeiro, como a taxa Selic ou o Certificado de Depósitos Interbancários (CDI);
  • híbrido: é formado por uma taxa prefixada mais a variação de um indicador, sendo o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) o mais comum.

As regras de rentabilidade acompanham a relação de risco e retorno. Então, títulos privados mais arriscados tendem a oferecer maior rentabilidade que outras aplicações de renda fixa para que consigam atrair os investidores.

Liquidez

Já a liquidez consiste na facilidade com a qual um investimento pode ser convertido em dinheiro. Quanto menor for o tempo necessário para fazer esse resgate, maior é a liquidez.

No entanto, o crédito privado é uma alternativa que costuma trazer menor liquidez em comparação às outras opções da renda fixa. Muitos títulos exigem prazos de investimento mínimo, os quais podem superar 5 anos, por exemplo.

Segurança

Em relação à segurança, o título de crédito privado é um tipo de investimento mais seguro que os ativos da renda variável, por exemplo. Isso acontece porque há previsibilidade sobre o retorno e suas condições.

Por outro lado, essas aplicações tendem a ser mais arriscadas que os títulos tradicionais da renda fixa. Além disso, elas não contam com proteção ou garantias, como a cobertura do Fundo Garantidor de Créditos (FGC).

Apesar disso, como você viu, as características do crédito privado tendem a elevar a rentabilidade oferecida. Assim, pode haver mais espaço para empresas interessadas em emitir os títulos —já que eles costumam atrair muitos investidores.

Quais são as vantagens para empresas e investidores?

Agora que você sabe o que são os títulos e fundos de crédito privado e como funcionam, vale considerar as vantagens que ele proporciona.

Em relação aos investidores, um dos benefícios, como você viu, é a possibilidade de compor uma carteira de investimentos mais diversificada, sem precisar deixar a renda fixa. Essa também pode ser uma forma de aumentar o potencial de retorno da renda fixa.

Como os riscos são relativamente maiores, é possível ganhar mais com os títulos e fundos de crédito privado. Por outro lado, as empresas que emitem esses títulos têm a ganhar, já que podem captar recursos a um custo menor que outras linhas de crédito.

Quais são os riscos do crédito privado?

Ao avaliar o crédito privado, no entanto, também existem questões de segurança que devem ser consideradas. Para o investidor, um dos principais riscos desses títulos é o risco de crédito. Ele corresponde à chance de o emissor não conseguir fazer o pagamento da rentabilidade conforme acordado.

Também existe o risco de liquidez, especialmente nos títulos de vencimento de médio e longo prazo. Então esses títulos podem não se adequar a qualquer perfil de investidor.

Para a empresa, o risco principal é o endividamento, já que a necessidade de devolver os recursos com a rentabilidade pode afetar as finanças. Dependendo das taxas e condições praticadas, a situação pode exigir mais atenção.

Ainda, vale considerar que as companhias, normalmente, precisam passar por processos de autorização e registro para a emissão — como no caso das debêntures. Essa dinâmica pode envolver mais burocracia — inviabilizando o acesso ao crédito para muitos negócios.

Quais são as alternativas ao crédito privado?

Como você viu, o crédito privado pode oferecer vantagens, mas também traz diversos riscos. Para as empresas, especificamente, é importante entender que essa não é a única modalidade a ser considerada na hora de levantar recursos.

Existem outras possibilidades mais atrativas e acessíveis a empresas de todos os portes — como as soluções do Tomático.  

Se a sua empresa deseja obter recursos sem ter que recorrer aos títulos de crédito privado, conheça as alternativas a seguir!

Crédito empresarial

O crédito empresarial Tomático pode ser contratado de modo online e descomplicado. Com base no histórico de faturamento, é oferecido um limite de crédito, depositado na conta da sua empresa.

Os recursos podem ser utilizados para o que for mais importante para o seu empreendimento, como expansão, fluxo de caixa ou outras atividades.

Já o pagamento é feito em parcelas com taxas mensais que partem de 1,4% e que podem ser cobradas a partir de 8 semanas. Além disso, é possível escolher pagamentos flexíveis, que variam com o seu faturamento.

O desconto é feito diretamente das vendas realizadas pelas maquininhas de cartão. Assim, você quita os valores conforme realiza vendas e pode aproveitar melhor o dinheiro.

Agora você sabe o que é o crédito privado e como ele funciona. Além disso, descobriu outras possibilidades para a obtenção de recursos para a sua empresa. Assim, é possível avaliar as diferentes alternativas para encontrar a mais adequada ao seu negócio.

Gostou dessas informações? Se a sua empresa precisa de dinheiro com condições atraentes, conheça o crédito Tomático!