tomatico.com.br

Liquidez financeira: por que todo empreendedor deve conhecer esse conceito?

Tempo estimado de leitura: 6 minutos

06/01/2022

Conheça mais sobre esse conceito — essencial para a longevidade do negócio!

liquidez financeira

Para administrar uma empresa de forma segura e eficiente é necessário buscar bons índices de liquidez financeira. Esse conceito é de suma importância para todos os empreendedores, pois se relaciona com a capacidade de honrar as dívidas — o que afeta a longevidade do negócio.

A partir dos indicadores de liquidez, uma empresa tem condições de avaliar a possibilidade de concessão de crédito, a necessidade de tomar empréstimos, a busca por investimentos, entre outras decisões financeiras. Desse modo, ignorá-los pode trazer erros que comprometem a administração.

Neste artigo, você compreenderá mais sobre o que é liquidez financeira e como ela impacta no seu negócio. Continue a leitura para conferir!

O que é e como funciona a liquidez financeira?

A liquidez financeira, quando se refere a uma empresa, representa a capacidade que ela tem de pagar as suas dívidas. Nesse sentido, enquanto a rentabilidade e a lucratividade são elementos que abrangem o poder de atração da organização, a liquidez está relacionada à sua sobrevivência.

O seu cálculo é feito a partir do balanço, de maneira que, quanto maior o resultado, maior é também a liquidez. Essa capacidade de pagamento é medida por indicadores, obtidos a partir da comparação entre os ativos e passivos.

Assim, é preciso compreender alguns conceitos essenciais:

  • ativos circulantes — recursos da empresa que podem ser convertidos em finanças;
  • ativos não circulantes — recursos que só serão acessados no longo prazo;
  • passivos circulantes — obrigações a serem quitadas em até 12 meses;
  • passivos não circulantes — obrigações com prazo superior a 12 meses.

Quais são os indicadores de liquidez que o empreendedor deve conhecer?

Como você viu, o cálculo da liquidez financeira é feito a partir de indicadores que analisam a relação entre os ativos e os passivos circulantes. Dessa forma, existem diferentes medidas para conhecer em profundidade as condições financeiras da empresa.

Conheça as principais a seguir!

Liquidez corrente

A liquidez corrente também é chamada de liquidez comum. Ela mede a capacidade de pagamento das dívidas de curto prazo — ou seja, de até 12 meses. Esse cálculo permite conhecer a saúde financeira da empresa na maioria dos pagamentos, sendo uma forma de entender o fluxo de caixa.

O resultado é obtido a partir da divisão do ativo circulante pelo passivo circulante. A média ideal para estar com as finanças em dia é bastante relativa. Porém, de maneira geral, uma liquidez corrente próxima de 1 é considerada saudável.

Liquidez seca

A liquidez seca é similar à corrente, pois também é focada em resultados de curto prazo. No entanto, ela não considera o estoque como ativo circulante, já que nem sempre ele está relacionado ao patrimônio da empresa.

Assim, a liquidez seca permite conhecer a liquidez mesmo que nenhuma venda aconteça. Com isso, ela oferece um resultado mais realista sobre as condições da companhia de assumir os compromissos.

O cálculo é feito de maneira semelhante ao da liquidez comum, mas excluindo o estoque. Nesse caso, divide-se o ativo circulante (já com o estoque subtraído) pelo passivo circulante.

Liquidez imediata

A liquidez imediata é um indicador mais conservador, que calcula os valores disponíveis imediatamente para a empresa. Portanto, tem foco no curto e curtíssimo prazos — até 90 dias.

Ela objetiva revelar se o negócio tem condições de lidar com emergências financeiras. O resultado da liquidez imediata é obtido a partir da divisão dos ativos disponíveis imediatamente pelo passivo circulante.

Liquidez geral

Por fim, a liquidez geral se relaciona com os compromissos de médio e longo prazos — acima de 12 meses. Sua utilização é importante para medir a capacidade de geração de receita no futuro, sendo um cálculo mais amplo.

Esse não é um indicador medido com frequência e as informações tendem a mudar ao longo do tempo. Contudo, pode ser uma orientação importante para os gestores.

Para obter a liquidez geral é necessário realizar o seguinte cálculo:

ativo circulante + ativo não circulante / passivo circulante + passivo não circulante.

Qual a importância da liquidez financeira para a empresa?

Após conhecer os indicadores de liquidez, é possível perceber que eles estão intimamente conectados com a saúde financeira da empresa. Isso porque proporcionam uma visão bem fundamentada sobre a capacidade do negócio de arcar com as obrigações em diferentes prazos.

Esses cálculos ajudam a realizar planejamentos mais consistentes e seguros. Afinal, eles estarão embasados em dados reais sobre a situação da organização. É válido reforçar que conhecer a liquidez é um fator essencial para a longevidade do negócio.

Além disso, o conceito de liquidez financeira se relaciona com a rentabilidade. Uma boa gestão financeira proporciona melhor uso dos recursos, o que impacta na receita obtida. Nesse sentido, se os gastos não estiverem condizentes com os ganhos, isso é um sinal de falhas.

As inconsistências devem ser investigadas e devidamente corrigidas para evitar perdas. Portanto, a rentabilidade é um fator a ser analisado em conjunto com os demais indicadores — entre eles, o índice de liquidez, que fornece norte importante para a gestão.

Por que todo empreendedor deve conhecer esse conceito?

O empreendedor precisa sempre ter uma visão holística sobre a empresa e realizar planejamentos visando ter resultados cada vez melhores no futuro. Nesse contexto, conhecer a capacidade de endividamento é fundamental para manter o equilíbrio financeiro.

Considere que ter obrigações financeiras superiores ao potencial de pagamento é sempre um problema para a companhia. Mas o objetivo não deve ser, necessariamente, ter a liquidez mais alta. Ao contrário, em alguns casos isso pode representar um baixo investimento em crescimento.

Para evitar perda de equilíbrio entre saúde financeira e investimento, é fundamental que o gestor adote uma compreensão integral do empreendimento. Para isso, ele deve basear suas decisões em dados sólidos — que podem ser obtidos, entre outros indicadores, pela liquidez.

Como vimos, a liquidez financeira é um recurso para conhecer o potencial que uma empresa tem para pagar as suas dívidas. Esses dados podem ter foco em diferentes períodos. Desse modo, adotar indicadores de liquidez é essencial para garantir a saúde financeira do empreendimento. Você precisa de um empréstimo para trazer liquidez à sua empresa? Então conheça o Tomático — que oferece soluções personalizadas para o seu negócio