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Como aumentar o score no Serasa para conseguir mais crédito para o seu negócio?

Tempo estimado de leitura: 6 minutos

18/04/2022

Descubra o que é essa métrica, como ela funciona e quais são os pontos de atenção para sua empresa!

como aumentar score serasa

Entender como funcionam os cadastros de inadimplentes e suas ferramentas para medir risco de crédito pode ser útil tanto para as finanças pessoais quanto para um negócio. O score, por exemplo, pode influenciar as operações de crédito e diversos aspectos do planejamento financeiro.

Nesse sentido, muitos consumidores e empresas se perguntam como aumentar o score Serasa. Essa métrica é muito conhecida no mercado, mas é comum não entender como ela realmente funciona e como é medida. Então é interessante buscar mais informações.

Quer compreender o que é o score Serasa e como aumentar a pontuação do seu negócio? Então confira este artigo!

O que é score?

Antes de saber como aumentar o seu score Serasa, você precisa entender o que é essa métrica e como ela funciona. O score é uma pontuação definida pela empresa chamada Serasa Experian, bastante conhecida no mercado por seus serviços.

Ela é especializada em soluções de cadastro de crédito e análises de consumidores e devedores no Brasil. Por isso, o score é uma maneira de classificar uma medida de crédito. Ou seja, ele indica bons pagadores.

Dessa forma, a pontuação varia de 0 a 1000. O critério utilizado para sua definição é o histórico de pagamentos de cada cidadão ou empresa, conforme informações fornecidas pelas companhias e outras entidades em nosso país.

Portanto, quanto melhor é o histórico de pagamento, mais alto será esse score. Vale ressaltar que não é somente o Serasa que possui esse serviço, tendo em vista que outras empresas são autorizadas a fazer um cadastro de pagamentos, como o SPC.

Como funciona o score do Serasa?

Como você viu, o score é uma pontuação que demonstra a capacidade de pagamento de cada pessoa ou empresa. Mas você sabe como funciona essa classificação e quais são os dados coletados para definir o score de pessoa física e jurídica?

Conforme o próprio Serasa Experian, o score é formado por diversos dados de cada devedor brasileiro. Eles são determinados conforme a possibilidade de definir uma análise de risco de crédito.

Assim, questões como dados cadastrais (CPF ou CNPJ regular, RG, domicílio), número de negativações, pagamentos em dia, utilização de parcelamentos, entre outros, entram nessa conta. Além disso, são usadas informações de consultas feitas pelo site do Serasa.

O score pode ser consultado por qualquer pessoa no Brasil por meio do site do Serasa. Desse modo, o interessado consegue acompanhar a pontuação do consumidor ou da empresa e entender como ele se comportou em relação ao crédito no passado.

Como consultar o score do Serasa?

Para compreender o funcionamento do score do Serasa é importante saber também como efetuar a consulta. Assim você perceberá como essas informações são expostas e, se necessário, pode acessar os dados para consultar o score de clientes ou da sua empresa.

O primeiro passo é acessar o site do Serasa Experian ou do Serasa Empreendedor que é o portal oficial do score dessa companhia. Nele, haverá um campo para inserir o seu CPF ou CNPJ e fazer um cadastro gratuito no site. Então basta informar seus dados pessoais para realizar o login.

Você também precisará criar uma senha e confirmar o seu e-mail. Com o cadastro pronto, é preciso entrar no sistema do Serasa e encontrar os serviços que o Serasa disponibiliza aos consumidores e empresas.

Na área logada, você perceberá que o score, além de pontos, é visualizado em cores. A progressão ocorre dessa maneira:

  • vermelho: de 0 a 300 pontos;
  • laranja: de 300 a 600 pontos;
  • amarelo: de 600 a 800 pontos;
  • verde: de 800 a 1000 pontos.

Assim, o score começa com um alto risco de inadimplência e termina com a faixa que determina uma possibilidade reduzida de não pagamento de obrigações.

Vale ressaltar que o score não é, necessariamente, um cadastro de inadimplentes. Ou seja, não é porque uma pessoa ou empresa está com o score baixo que existe inadimplência no momento.

A inadimplência no presente e no passado influencia no score, mas ela não está totalmente atrelada à pontuação. Por isso, é possível que pessoas físicas e jurídicas que nunca estiveram negativadas tenham um score mais baixo. Os motivos podem envolver dados de pagamentos atrasados, parcelamentos de dívidas etc.

Por que é importante ter um bom score na empresa?

Após conhecer todos esses detalhes sobre o score, é fundamental entender por que vale a pena ter uma boa pontuação no mercado. Para o consumidor, ele influencia em diversas oportunidades, como acesso ao crédito e condições facilitadas de pagamento, por exemplo.

Nesse sentido, se você é gestor de uma empresa e deseja fazer vendas a prazo, por exemplo, é interessante consultar o score dos clientes. Assim, você avalia o risco de crédito que aquele consumidor fornece ao seu negócio.

Além disso, também é importante que a própria empresa tenha um score adequado. Afinal, isso facilita encontrar alternativas de crédito mais acessíveis.

Se o seu negócio precisa tomar um empréstimo, por exemplo, o score provavelmente influenciará nessa possibilidade e nas condições de pagamento. Assim, manter a saúde financeira do negócio sempre em dia pode ajudar a empresa a acessar serviços e soluções — como o crédito — sempre que necessário.

Como aumentar o score do Serasa?

Conhecendo essas informações sobre o score, você deve estar interessado em descobrir como aumentar essa métrica, não é mesmo? Para tanto, considere que os dados sobre pagamentos e aquisição de crédito são importantes para a pontuação.

Por isso, ter um bom histórico, honrar os pagamentos e até mesmo não fazer muitos pedidos de empréstimos empresariais pode ajudar. Não é possível saber exatamente o que faz o score aumentar, mas é certo que as finanças organizadas contribuem com um histórico positivo para o seu negócio.

Desse modo, será possível acessar condições de crédito mais adequadas e com taxas mais atraentes e usufruir do serviço para expandir seu negócio. Contudo, caso você encontre dificuldades para aumentar o score da empresa, é possível buscar alternativas acessíveis para conseguir crédito — como a antecipação de recebíveis.

Entendeu o que é o score do Serasa e como aumentar a pontuação da sua empresa? Então mantenha um bom planejamento financeiro e cuide da saúde financeira do empreendimento para ter acesso mais fácil a soluções que permitam impulsionar o seu negócio!

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