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Como fazer a gestão de experiência do cliente? Confira 5 dicas!

Tempo estimado de leitura: 6 minutos

03/02/2022

A gestão da experiência do cliente é essencial para o crescimento de uma empresa.

gestão de experiência do cliente

O mercado tem evoluído rapidamente e, com isso, os consumidores também estão se tornando cada vez mais exigentes. Nesse cenário, a gestão de experiência do cliente é um diferencial para a sua empresa se destacar.

Essa tarefa tem a missão de garantir um bom relacionamento com o público, a partir do comprometimento com a sua satisfação. A atenção para esse aspecto proporciona muitos benefícios ao negócio e pode ser decisiva para o posicionamento no mercado.

Neste artigo, você saberá mais sobre o que é e qual a importância da gestão da experiência do cliente, além de conhecer 5 dicas para colocá-la em prática. Confira a seguir!

O que é gestão da experiência do cliente?

A experiência do cliente é o conjunto das suas vivências relacionadas à empresa — que molda a sua percepção sobre a marca. Assim, a gestão da experiência abrange realizar pesquisas, planejamentos e implementação de melhorias para a relação com o público.

Para ter êxito nesse processo, é importante contar com uma equipe responsável por fazer o atendimento, os estudos necessários e os projetos focados no público. Similarmente à gestão financeira e de processos, a gestão da experiência do cliente deve ser um cuidado contínuo.

É de responsabilidade desse setor ações como:

Qual a importância de fazer uma boa gestão?

Para compreender a importância da gestão da experiência do cliente, é preciso considerar que todo o trabalho da empresa deve ser destinado ao consumidor. Assim, a satisfação dele é determinante para o sucesso do empreendimento no mercado.

Proporcionar uma imagem positiva da companhia junto aos consumidores é fundamental para garantir a competitividade, melhorar seus resultados e assegurar a longevidade. Essa etapa se relaciona com a fidelização dos clientes e com um faturamento mais alto.

É válido mencionar, ainda, que ter um público leal à sua marca fortalece as estratégias de marketing. Essa audiência fiel ajuda a engajar as campanhas virtuais, com compartilhamentos e comentários positivos que impulsionam suas ações.

Nesse sentido, é necessário considerar que a tecnologia tem oferecido uma desburocratização dos processos. Com isso, o mercado se torna cada vez mais ágil e concorrido — e a rapidez, a qualidade do produto e o bom atendimento estão entre os critérios essenciais para uma experiência positiva.

5 Dicas para uma boa gestão da experiência do cliente

Como vimos, a gestão da experiência do cliente é um cuidado fundamental para a sua empresa crescer e se destacar no mercado. Mas como fazer isso? Você descobrirá a seguir.

Acompanhe 5 dicas para aumentar a satisfação da audiência e alavancar os resultados do seu negócio!

1. Conheça o seu público

O primeiro passo, que baseia qualquer ação adotada pela empresa, é conhecer bem o seu público. As informações sobre a sua audiência determinarão aspectos importantes sobre a comunicação. Por exemplo, a linguagem utilizada, os melhores meios de contato e as estratégias publicitárias.

2. Tenha bons canais de comunicação

A principal forma de conhecer as demandas dos clientes é a partir dos canais de comunicação. Logo eles precisam ser efetivos. É importante oferecer um bom atendimento, acolhendo as dificuldades dos consumidores.

Esses atendimentos são uma oportunidade de se conscientizar sobre as fragilidades da empresa, que servem como base para se aprimorar.

E não tenha medo de feedbacks negativos. Considere que, se o consumidor não conseguir sinalizar uma insatisfação ou fazer uma reclamação sobre a empresa diretamente nos canais de comunicação, provavelmente fará isso em redes sociais ou em plataformas públicas.

Portanto, é fundamental ter diferentes formas de contato com o público, além de contar com uma estrutura adequada para solucionar os problemas que os clientes apresentarem.

3. Eduque os clientes

O contato direto e humanizado com os clientes é primordial para a satisfação dos consumidores. Mas existem estratégias para agilizar o contato e educar a audiência. Você pode, por exemplo, registrar as demandas mais frequentes e criar uma FAQ (frequently asked questions).

Saber quais são os motivos de contato que mais se repetem também ajuda no atendimento humano. Afinal, o time pode se preparar melhor para oferecer um contato efetivo, que atenda às necessidades do consumidor.

Outra forma de educar a audiência é pelo marketing de conteúdo. Essa é uma alternativa de baixo custo, que fortalece a sua autoridade no mercado e ajuda a oferecer suporte aos clientes. A partir de blog posts, conteúdos no site ou nas redes sociais, a empresa pode oferecer orientações e agregar valor ao seu público-alvo.

Para um bom marketing de conteúdo, é interessante oferecer materiais relevantes dentro da sua área de atuação, que incentivem os clientes a fazerem o melhor uso do seu produto ou serviço.

Além disso, essa é uma forma de a sua marca ser encontrada na internet, aumentando o alcance da empresa e construindo autoridade no mercado.

4. Conheça a concorrência

A gestão de experiência do cliente envolve também o estudo da concorrência. É importante entender o que as empresas semelhantes à sua oferecem em termos de inovação e como elas garantem a satisfação dos consumidores.

Fazer uma comparação ajuda a perceber os pontos fortes e fracos do seu negócio. Isso não significa que você deverá copiar as ações bem-sucedidas dos concorrentes, mas pode se inspirar nas práticas para se aprimorar e se manter competitivo.

4. Adote estratégias de pós-venda

Em geral, as empresas adotam um foco significativo na etapa de vendas. Mas também é fundamental oferecer uma atenção aos clientes no pós-venda. Continuar gerando valor ao consumidor após a conclusão da negociação aumenta a satisfação e eleva as chances de fidelização.

5. Ofereça um ótimo atendimento

Por fim, o atendimento de qualidade é indispensável para garantir a satisfação dos clientes. Para isso, é importante ter a equipe bem treinada para oferecer uma atenção completa no contato com o público, sanando as dúvidas e demonstrando autoridade no assunto.

Tenha em mente que o bom atendimento deve ser personalizado. Há pessoas que gostam de um acompanhamento mais próximo, outras preferem ter um funcionário disponível apenas para consulta. É preciso estudar a sua audiência e encontrar a melhor forma de atendê-la.

Com essas 5 dicas de como fazer a gestão da experiência do cliente, sua empresa terá ferramentas para potencializar o negócio e se posicionar adequadamente no mercado. Não se esqueça de acompanhar os resultados e fazer ajustes nessa etapa sempre que for necessário!

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