tomatico.com.br

Vale a pena fazer um empréstimo corporativo com garantia do imóvel?

Tempo estimado de leitura: 12 minutos

10/02/2022

Descubra quais são os riscos envolvidos nessa modalidade de crédito!

empréstimo com garantia do imóvel

Ao pesquisar sobre as linhas de crédito corporativo disponíveis no mercado, você pode se deparar com diversas possibilidades e condições diferenciadas. Entre elas, está o empréstimo com garantia de imóvel.

Embora as taxas de juros sejam atrativas, é necessário entender se vale a pena optar por essa solução. Para isso, é importante saber mais sobre o funcionamento desse tipo de crédito, quais são as vantagens e os riscos envolvidos na operação.

Ao continuar a leitura, você entenderá essas questões e poderá concluir qual é a melhor opção de crédito para a sua empresa. Acompanhe!

O que é e como funciona um empréstimo com garantia de imóvel?

Um empréstimo com garantia de imóvel, também chamado home equity, utiliza a propriedade do tomador como garantia do pagamento do crédito concedido. Assim, a instituição financeira consegue reduzir os riscos de ter prejuízos caso o cliente fique inadimplente.

Afinal, na condição do atraso nas parcelas, a financeira pode tomar o imóvel e levá-lo a leilão para quitar o empréstimo. Isso é possível porque o ativo fica alienado à instituição enquanto o contrato do empréstimo estiver vigente.

Entretanto, o tomador pode usufruir da edificação para uso próprio ou, até mesmo, alugar durante esse período. Após a quitação da dívida, o imóvel volta a pertencer ao solicitante.

Para conseguir o crédito com garantia de imóvel, normalmente, o bem deve estar registrado no nome do tomador, independentemente se a propriedade é residencial ou comercial. Além disso, é necessário apresentar documentos pessoais e comprovantes de renda.

Com esses dados em mãos, a financeira faz uma análise de crédito do tomador para entender se ele tem potencial para honrar com o compromisso das parcelas. Ela também avalia a documentação do imóvel para se certificar de que não haja pendências judiciais atreladas à propriedade.

Ao concluir as análises, se todos os requisitos do solicitante e do imóvel estiverem preenchidos, a empresa credora libera o crédito. Por fim, é assinado o contrato — chamado cédula de crédito bancário (CCB) — e o montante é pago em alguns dias.

Quais são as vantagens do empréstimo corporativo com garantia do imóvel?

Ao saber o que é e como funciona um empréstimo com garantia de imóvel para empresa, você deve conhecer as vantagens dessa opção. O principal benefício dessa modalidade de crédito são os juros mais baixos em relação a outras soluções do mercado.

Essas taxas menores são em razão do baixo risco assumido pela instituição credora ao emprestar o dinheiro com garantia de imóvel. Outros benefícios dessa modalidade são:

  • possibilidade de combinar um longo prazo para pagamento;
  • concessão de valores mais altos de crédito, podendo chegar até 60% do valor do imóvel;
  • crédito para utilizar como quiser, sem direcionamento para um objetivo específico, como compra de imóvel ou veículos.

Quais são os riscos e desvantagens desse tipo de empréstimo?

Após entender as vantagens do empréstimo corporativo com garantia de imóvel, é preciso saber quais são os riscos de optar por essa modalidade. Dessa maneira, você pode se prevenir de problemas futuros em relação a esse tipo de empréstimo.

O maior risco ao obter esse crédito é o de perder o seu imóvel rapidamente, caso não consiga honrar com o pagamento da dívida. Nesse sentido, existe uma ideia de que é necessário dever muitas parcelas para que a instituição tome a propriedade. Contudo, essa não é uma realidade.

Como o ativo fica no nome da financeira por conta da alienação fiduciária, a tomada pode acontecer em prazos mais curtos e sem precisar recorrer à via judicial. Com o atraso de apenas uma parcela, por exemplo, a instituição poderá tomar as providências para levar o bem a leilão.

Além disso, mesmo que o imóvel seja o único bem do tomador e o lugar em que ela mora, a operação de posse da propriedade é legal. Isso porque a cessão do imóvel foi realizada de forma voluntária especificamente para garantia do empréstimo.

Geralmente, antes que a situação chegue a esse ponto, parte dos devedores opta por vender o imóvel para pagar a dívida. Contudo, o proprietário pode ficar sem a sua propriedade que, muitas vezes, é a única e representa a segurança da família.

Quais cuidados adotar no empréstimo corporativo com garantia do imóvel?

Você tem agora informações importantes para ajudá-lo a entender se vale a pena solicitar um empréstimo corporativo com garantia de imóvel. Contudo, para tomar uma decisão mais embasada, é valido entender também os cuidados ao optar por esse crédito.

Confira!

Planejamento financeiro

Primeiramente, é preciso ter um planejamento financeiro muito consistente para não se endividar. Além disso, esse tipo de empréstimo não é aconselhado para pagar dívidas.

Isso porque, se a empresa está com dívidas que superam os ganhos, o crédito resultará em mais um débito — o que pode levá-la a maiores dificuldades financeiras. Nesse cenário, o risco de perder o imóvel é maior. Portanto, pode ser mais interessante priorizar o pagamento das dívidas de outras maneiras.

Valores baixos

Outra questão importante é repensar a ideia de contratar esse tipo de crédito quando o objetivo é receber valores baixos. Nessa situação, há o risco de perder o imóvel por um montante que pode não resolver o seu problema.

Investimentos

Se o objetivo com o empréstimo é investir no crescimento da empresa ou abrir um novo negócio, também é interessante buscar outras linhas de crédito que não colocam seu imóvel em risco. Afinal, mesmo com um plano de plano de negócio bem elaborado, existem intercorrências que podem ameaçar a empresa.

A pandemia de covid-19, por exemplo, modificou o planejamento de diversos empreendimentos. Portanto, quem optou pelo empréstimo corporativo com garantia de imóvel pode ter tido dificuldade para honrar os pagamentos.

Parcelas

Se você entender que essa é a única solução para conseguir crédito, é essencial avaliar se as parcelas que cabem no orçamento. Geralmente, a orientação é que a prestação do empréstimo não pode ser maior que 30% dos ganhos para pessoa física.

Se houver outras prestações e financiamento — como de carro ou outro imóvel —, elas precisam fazer parte desse percentual. Porém, nas empresas também é importante verificar questões como disponibilidade de caixa e demais obrigações, que podem impactar a quitação do crédito ao longo do tempo.

Condições

Por fim, não se esqueça de realizar uma análise criteriosa das condições oferecidas pelas instituições, considerando as taxas e o Custo Efetivo Total (CET). Como esses fatores variam de uma instituição para outra, é preciso identificar o melhor custo-benefício.

Qual é a diferença entre home equity e hipoteca?

Como você entendeu, o home equity é uma modalidade de empréstimo que solicita um imóvel como garantia. Por isso, é comumente confundido com a hipoteca. Entretanto, essa linha de crédito apresenta algumas particularidades que você deve saber.

A hipoteca exige um bem como garantia, mas a propriedade ainda permanece com o antigo proprietário. Desse modo, o credor só pode pedir o imóvel — quando há inadimplência — por meio de uma ação judicial específica.

Assim, o processo pode ser demorado, burocrático e custoso, pois é preciso tomar o bem e vendê-lo para recuperar o valor emprestado. Com isso, os juros desse tipo de empréstimo também são maiores que no home equity. Por essas razões, a hipoteca não é muito tradicional no Brasil — e pode não ser a melhor opção para sua empresa.

Vale a pena fazer um empréstimo corporativo com garantia do imóvel?

Conhecendo as vantagens e desvantagens da modalidade, além das características que ela possui, se torna mais fácil avaliar se vale a pena fazer um empréstimo com garantia de imóvel para a sua empresa. Na prática, como você viu, essa linha de crédito pode não ser a alternativa mais vantajosa para o seu negócio.

Primeiramente, porque há o risco de perder um imóvel mesmo diante de pouco tempo de atraso da data de pagamento. Dessa maneira, se a sua empresa passar por alguma dificuldade financeira que leve à inadimplência, você pode perder parte do patrimônio.

Ademais, há burocracia e custos envolvidos no processo de tomada de empréstimo. Afinal, apesar dos juros atrativos, esse tipo de crédito exige o pagamento de diversas taxas e documentos.

Por exemplo, nessa modalidade, você deve pagar pela avaliação do valor do imóvel. Ainda, precisa arcar com os custos da averbação da alienação da propriedade à instituição financeira e com as taxas do cartório.

Todas essas questões tornam o empréstimo com garantia de imóvel com custo mais elevado e mais trabalho envolvido. Assim, é preciso ter atenção na tomada de decisão e, se possível, buscar por outras alternativas mais práticas, baratas e efetivas.

Quais linhas de crédito podem ser mais vantajosas para a sua empresa?

Se você já percebeu que o empréstimo com garantia de imóvel pode não ser o mais adequado para o seu negócio, é importante conhecer outras oportunidades de crédito que podem se alinhar melhor às necessidades da sua empresa.

Veja!

Crédito rápido

O crédito rápido é um tipo de empréstimo sem garantia e com menos burocracia. Desse modo, o tomador pega o dinheiro emprestado à vista e devolve a quantia pagando as parcelas acrescidas de juros.

As condições desse crédito variam entre cada instituição. Na prática, é feita uma análise detalhada do tomador, consultando histórico de pagamento e capacidade financeira. Como se trata de um empréstimo sem garantias, os valores emprestados devem condizer com o faturamento da empresa.

Isso acontece porque o risco de inadimplência deve ser considerado, já que a instituição não pede garantias. No entanto, ela pode fazer cobranças extrajudiciais ou judiciais para tentar reaver o dinheiro emprestado em caso de inadimplência.

Antecipação de vendas a prazo

Após entender o crédito rápido, é o momento de conhecer a antecipação de recebíveis. Na prática, esse não é um tipo de empréstimo, mas um adiantamento de um crédito que o tomador tem a receber futuramente.

Por exemplo, suponha que você realizou uma venda de 10 mil reais parcelada em 10 vezes no cartão. Nesse caso, você precisa esperar o pagamento de cada parcela mensal para obter o dinheiro do negócio, totalizando 10 meses para ter o montante total.

No caso da antecipação de recebíveis, você recebe o valor total à vista, com a aplicação de um deságio que corresponde à remuneração da empresa que disponibiliza o serviço.

Quais são as opções de crédito que o Tomático disponibiliza para empresas?

Como você viu, o empréstimo com garantia de imóvel pode não ser interessante para o seu negócio. O ideal é buscar outras linhas de crédito que não coloquem o imóvel em risco. Confira as opções que o Tomático oferece!

Antecipação de recebíveis

Com a antecipação de recebíveis do Tomático, a empresa recebe adiantamento automático das vendas realizadas pelo cartão de crédito. Dessa maneira, a empresa recebe em até um dia útil o valor de todas as vendas a prazo nas máquinas de cartão do seu negócio.

Para tanto, é possível optar pelo plano de 12 ou 24 meses, garantindo o valor da taxa pelo tempo da assinatura. Assim, você pode contratar um período maior para assegurar uma taxa mais interessante e fazer um planejamento financeiro em médio prazo.

Com a antecipação de recebíveis, você tem capital de giro que confere maior poder de negociação com fornecedores e credores, podendo obter melhores condições de pagamento. Para contratar essa opção, basta escolher o período do plano e assinar o contrato digitalmente.

Crédito sem burocracia

Outra opção interessante, independentemente de qual seja o objetivo do empréstimo, é o crédito sem burocracia do Tomático. Com ele, em poucos dias é possível ter um montante para fazer o que desejar, desde a organização das finanças até a expansão do seu negócio.

Para recorrer a essa solução, basta seguir o passo a passo:

  • preencha o cadastro;
  • inclua os dados da maquininha de cartão;
  • receba a proposta conforme o perfil da sua empresa;
  • assine digitalmente e envie os documentos;
  • receba os créditos.

Como você entendeu, ambas as modalidades de crédito do Tomático podem ser contratadas de forma prática e simples, com o processo totalmente online e sem necessidade de contato presencial. Assim, você tem acesso às melhores soluções de crédito para empresas de maneira prática e sem burocracia.

Como escolher a melhor solução para seu negócio?

Você aprendeu que existem outras soluções que podem ser mais vantajosas para o seu negócio do que o empréstimo com garantia de imóvel. Desse modo, também pode ter dúvidas sobre qual escolher: crédito sem burocracia ou a antecipação de recebíveis do Tomático?

Na prática, cada modalidade tem uma finalidade diferente. Enquanto o crédito é um empréstimo que você paga parcelado, o segundo envolve a antecipação dos valores a receber. Portanto, você deve ponderar qual dos dois atende melhor os seus objetivos.

Ao longo deste post, você conferiu como funciona um empréstimo corporativo com garantia de imóvel. Ademais, conferiu outras alternativas de crédito que podem ser mais interessantes. Assim, é possível avaliar as diferentes soluções do mercado para encontrar a opção ideal para a sua empresa. Quer saber mais sobre os produtos de crédito do Tomático? Acesse o nosso site e confira!