tomatico.com.br

Especialista do mercado de créditos: o que é preciso para se tornar um?

Tempo estimado de leitura: 6 minutos

23/06/2022

Você já pensou em se tornar um especialista no mercado de créditos?

Especialista do mercado de créditos o que é preciso para se tornar um

Muitas vezes, a injeção de capital é necessária para uma empresa crescer. No entanto, nem sempre a organização conta com recursos próprios para realizar o investimento. Nesse caso, o mercado de créditos pode ser uma opção viável para dar continuidade ao desenvolvimento do negócio.

Nesse sentido, o especialista em crédito é o profissional que pode ajudar o negócio a conseguir esse dinheiro. Logo, ele costuma ser bastante procurado pelas empresas. Se você deseja ter maiores oportunidades profissionais, vale entender mais sobre essa forma de atuação.

Continue a leitura para saber mais sobre o mercado de créditos e como se tornar um especialista da área!

O que é o mercado de créditos?

Antes de descobrir o que faz um especialista em crédito, vale a pena entender o que é o mercado de créditos. O termo se refere ao ambiente utilizado para o processo de concessão e tomada de crédito entre instituições e empresas.

Desse modo, o mercado envolve a parte credora (que concede o dinheiro) e a parte tomadora (que contrai o empréstimo). Assim, para que haja a concessão de crédito e financiamentos, a instituição credora cobra juros como sua remuneração pelo serviço prestado.

No Brasil, as operações de crédito são concedidas por instituições autorizadas pelo Banco Central do Brasil (Bacen) — como bancos e financeiras. Além disso, é interessante saber que o mercado de créditos faz parte do sistema financeiro nacional junto aos mercados de capitais e de câmbio.

O que faz um especialista de mercado de créditos?

Agora que você descobriu o que é o mercado de créditos, é o momento de saber o que faz um especialista nesse segmento. Na prática, o profissional visa facilitar o acesso ao crédito para empresas que precisam de investimentos para alavancar os negócios.

Para isso, o especialista deve identificar oportunidades nas empresas que estão em sua cartela de clientes. O papel dele é entender como o crédito pode ajudar essas organizações em seu crescimento.

Muitas vezes, os gestores das companhias não têm consciência de que precisam de um empréstimo ou financiamento para desenvolver o seu negócio. Assim, o especialista de mercado de crédito pode orientá-los a respeito dessas alternativas para captar recursos.

Ademais, depois que a empresa entende que precisa de crédito, o especialista oferece suporte para conseguir o montante. Afinal, existem diversas modalidades de crédito no mercado, sendo que cada uma tem suas indicações e requisitos específicos.

Logo, o especialista de crédito também atua entendendo quais são as opções mais adequadas para o cliente. Para tanto, ele compreende o perfil de cada instituição credora, os tipos de garantia exigidos, as necessidades e a realidade do tomador dos recursos, entre outros aspectos importantes.

Além de atuar como um intermediador entre o credor e o tomador de crédito, o especialista em crédito tem outras responsabilidades, como:

  • avaliação e certificação das informações fornecidas pelo tomador;
  • verificação do crédito disponível para o cliente com as instituições credoras;
  • análise de propostas de conciliação de débito em caso de dificuldade do cliente no cumprimento do pagamento do contrato.

O que um especialista do mercado de créditos precisa saber?

Caso você tenha se interessado em se tornar um especialista do mercado de crédito, é importante ter conhecimentos específicos sobre o segmento. Nesse sentido, você precisa saber detalhes sobre o funcionamento do sistema financeiro.

Veja alguns tópicos relevantes!

Tipos de crédito no mercado de crédito

Um especialista do mercado de crédito deve entender quais são os tipos de crédito oferecidos no sistema brasileiro. Com vasto conhecimento no assunto, ele consegue identificar as melhores oportunidades para os clientes, ajudando na tomada de decisão.

As principais modalidades de crédito disponíveis são:

Critérios para determinar as taxas de juros

As taxas de juros cobradas pelo serviço de empréstimo ou financiamento são definidas por meio de uma série de critérios. Assim, o especialista do mercado de créditos precisa entendê-los para explicar aos seus clientes.

Entre os principais fatores, estão:

  • riscos de inadimplência;
  • impostos e encargos;
  • margem de lucro da credora;
  • contribuição para o Fundo Garantidor de Créditos (FGC);
  • valor da taxa Selic.

Funcionamento da análise de crédito

A análise de crédito é um processo realizado para entender se o tomador de crédito tem condições financeiras de cumprir o contrato de empréstimo ou financiamento. Essa é uma forma da credora se resguardar de uma possível inadimplência.

Portanto, é essencial que o especialista em crédito entenda como funciona o procedimento e quais fatores influenciam a avaliação.

Origem dos recursos para crédito

De modo geral, as instituições credoras utilizam recursos oriundos de depósitos e investimentos realizados pelos seus clientes para conceder o crédito. Nesse caso, os investidores que adquirem títulos dessas empresas recebem parte dos juros pelo empréstimo.

No entanto, as instituições precisam manter um montante mínimo em caixa para garantir a concessão de crédito. Vale saber que todo esse procedimento é autorizado e regulamentado pelo Bacen.

O que é preciso para se tornar um especialista em crédito?

Como você viu, o especialista em crédito precisa apresentar conhecimentos específicos sobre o mercado de crédito. Além disso, é necessário ter capacidade analítica, visão comercial e experiência no atendimento com o cliente final.

Outras características importantes para o especialista em crédito são a proatividade e a criatividade. Na parte mais burocrática da profissão, é importante ter CNPJ ativo, pois as credoras costumam pedir nota fiscal para o pagamento das comissões do profissional.

Já em relação aos critérios práticos, é possível realizar cursos para aperfeiçoar os conhecimentos e realizar um trabalho que permita evoluir em sua carreira. O Tomático, por exemplo, oferece treinamentos digitais aos seus parceiros.

Assim, o profissional pode aprender mais sobre as características dos produtos oferecidos e as técnicas comerciais que podem ser usadas. Ademais, os parceiros contam com apoio de um gerente comercial que realiza um acompanhamento estratégico para auxiliar sua carreira.

Neste artigo, você descobriu como se tornar um especialista em mercado de créditos. Você viu também que pode contar com o Tomático para se tornar um profissional da área. Então não deixe de seguir as dicas e aproveitar essa oportunidade para alavancar a sua carreira!

Gostou da ideia de ser um especialista em crédito? Acesse o site e saiba como ser um parceiro do Tomático!