tomatico.com.br

3 tipos de projeções financeiras e seus funcionamentos

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

11/08/2020
projeção financeira

A gestão financeira eficiente de uma empresa é parte essencial de qualquer negócio bem-sucedido. Isso engloba fazer uma gestão do fluxo de caixa com maestria e a assertividade das projeções financeiras. Como a maioria dos empreendedores não vive em um cenário em que sobra dinheiro, ter o controle financeiro nas mãos se torna ainda mais relevante – e é aí que a projeção financeira se encaixa: ela permite ter uma ideia mais clara de um cenário de curto, médio e longo prazo.

Isso é importante porque permite ao empreendedor antecipar problemas financeiros e, dessa forma, se preparar para eles, seja pesquisando linhas de crédito empresarial que ajudam em momentos em que enfrenta problemas de caixa ou para quando decidir fazer investimentos no negócio.

É importante ressaltar que as projeções financeiras não são apenas uma previsão do que vai acontecer no futuro; sem, elas trazem um raio-x dos próximos meses, mas precisam estar alinhadas à realidade para que façam parte do plano estratégico da empresa.

De forma geral, podemos falar em três tipos de projeções financeiras.

  • Curto prazo
  • Médio prazo
  • Longo prazo

Uma não exclui a outra. Ao contrário, elas se complementam.

Projeções financeiras de curto prazo

É aquela feita mês a mês e bastante detalhada. Ela é utilizada para fazer a gestão do fluxo de caixa, decidir sobre a distribuição dos recursos financeiros, monitorar as metas e fazer renegociações com fornecedores. Sua revisão deve ser constante.

Projeções financeiras de médio prazo

Também tem base mensal, mas na visão geral se alonga para algo entre 24 e 36 meses. É nessa projeção que o empreendedor detalha como a empresa vai crescer nos próximos meses, e com isso será possível validar o plano estratégico e fazer os devidos ajustes, calcular a necessidade de capital que será necessário para atingir o crescimento esperado, desenhar as necessidades de contratação de pessoas – talvez algumas mais experientes, que aportam mais conhecimento e contribuam com o desenvolvimento da empresa. Esse tipo de projeção também permite elaborar um plano de cargos e salários, inclusive com remunerações variáveis.

Projeções financeiras de longo prazo


Com base anual, esse plano pode englobar um período de cinco anos. Claro que aqui a precisão da projeção financeira é menor, e ela nem precisa ser detalhada, mas ainda assim ajuda a dar um norte para o empreendedor sobre qual caminho seguir. Revisões podem ser feitas anualmente.

Uma projeção financeira está ligada a outra, então a sugestão é começar pela de curto prazo e depois usá-la como base para as demais. Esse planejamento financeiro pode ser feito em planilhas simples. O mais importante é que as projeções sejam fiéis à realidade e levem em conta diferentes cenários: pessimista, realista e otimista.