tomatico.com.br

Como fazer um planejamento financeiro para a empresa crescer

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

13/07/2020
planejamento financeiro

Quem administra o próprio negócio já percebeu que, com planejamento adequado, as coisas tendem a fluir melhor. O planejamento estratégico ajuda a traçar o rumo da empresa e tomar decisões mais assertivas, enquanto o planejamento financeiro serve para projetar as receitas e despesas do negócio.

Ao fazer um planejamento financeiro bem feito o empreendedor consegue ter um raio-x da empresa hoje e estimar de forma mais clara e precisa como será o futuro no curto e médio prazo. Dá para saber quanto a empresa deve faturar nos próximos meses, a estimativa de gastos, os possíveis investimentos que devem ser feitos e, com tudo isso detalhado, o empreendedor pode estimar o lucro que terá. Sabendo quanto dinheiro vai sobrar, fica mais fácil decidir como esse recurso será utilizado.   

Além de tudo isso, o planejamento também ajuda no controle financeiro – pensar melhor os gastos e otimizar os recursos para aumentar o lucro.

Não dá, portanto, para um empreendedor que queira fazer sua empresa crescer ignorar o planejamento financeiro. Se você está no time dos que querem fazer o negócio prosperar, veja no passo-a-passo abaixo um caminho para começar o planejamento financeiro da sua empresa.

Entenda a atual situação da empresa

É importante conhecer claramente a condição da empresa no momento presente e levar em consideração tudo o que pode impactar o planejamento financeiro, como:

  • O tempo que a empresa está no mercado;
  • Seus diferenciais em relação à concorrência;
  • Pontos fracos;
  • Impacto do cenário econômico do país;
  • Público-alvo e suas mudanças de comportamentos. 

Tudo isso ajudará no planejamento e na tomada de decisões. Nesta primeira etapa também é importante fazer um balanço patrimonial, que nada mais é que uma demonstração contábil que apresenta a situação financeira atual do negócio.

Faça a planilha do planejamento financeiro

Conhecendo bem a situação atual da empresa, chegou a hora de estimar a receita que você imagina ganhar nos próximos meses. Nessa mesma planilha você também precisa fazer uma estimativa dos gastos recorrentes, como pagamento de salários e aluguel, e dos variáveis e extraordinários, como custos de produção e investimentos em modernização e manutenção. Nesse momento você já pode começar a pensar no controle financeiro empresarial, analisando os gastos que são realmente necessários e aqueles que podem ser cortados ou reavaliados.

Preveja cenários diferentes

Ao estimar a receita da empresa para os próximos meses é importante considerar diferentes cenários. Normalmente, usam-se três perspectivas: otimista, realista e pessimista. Esse desenho de cenários serve também para adequar os gastos da empresa de acordo com cada uma das realidades previstas.

Desenhe seu plano de ação

Quando tudo o que falamos até aqui estiver detalhado, é hora de traçar um plano de ação e, com base nisso, tomar as decisões necessárias. Aqui, defina objetivos, pense em quais ações serão necessárias para atingir essas metas e estabeleça um cronograma. Também é válido atribuir as funções a quem irá executá-las e, com o plano em andamento, mensurar os resultados para, se necessário, ajustar o plano de ação.

Reserve tempo e mãos à obra!