tomatico.com.br

Conheça os tipos de empréstimo mais comuns para pequenas empresas

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

21/05/2020
Tipos de empréstimo para micro, pequenas e médias empresas

Existem, no mercado, diferentes formas de uma empresa se capitalizar. As alternativas de empréstimos para pessoa jurídica são muitas e cabe ao empreendedor analisar as opções de crédito empresarial disponíveis e escolher a que melhor atende as suas necessidades. Selecionamos alguns tipos de empréstimo para micro e pequenas empresas – conheça a seguir!

Tipos de empréstimos empresariais mais comuns

Investidores-anjo

A nomenclatura, bastante disseminada no ecossistema das startups, é utilizada para classificar pessoas físicas que investem em pequenos negócios. São empresários ou executivos com recursos financeiros disponíveis que fornecem crédito para as pequenas empresas se desenvolverem. Em troca, não cobram juros, diferente de créditos tradicionais, mas costumam ficar com uma participação na empresa, esperando um retorno futuro. Assim, quando esse pequeno negócio se valorizar, o investidor-anjo receberá algum lucro com o investimento realizado.

Crowdfunding (financiamento coletivo)

É uma modalidade de arrecadação de dinheiro através da internet que permite ao empreendedor angariar fundos para um projeto. No crowdfunding, o empreendedor apresenta a sua ideia (ou projeto) para o público no site escolhido para a realização da campanha, informa quanto precisa obter para financiar sua ideia e estipula um prazo limite para a arrecadação do dinheiro. Em troca do valor, o empreendedor oferece vantagens para quem investe e essa retribuição pode ser realizada por meio de produtos ou serviços assim que o projeto for viabilizado. Os maiores sites de crowdfunding que atuam no Brasil são o Catarse, o Kickante e a Benfeitoria.

Antecipação de recebíveis

Quando uma empresa precisa de capital de giro, ela pode recorrer à antecipação de seus recebíveis. Essa ação permite ao empreendedor adiantar o recebimento de valores que só entrariam na conta da empresa mais adiante. Como é a instituição financeira que adianta esse dinheiro para a empresa, há uma cobrança de juros sobre o total antecipado.

Crédito bancário tradicional

É quando o empreendedor vai até uma instituição financeira tradicional em busca de crédito para sua empresa. Trata-se de uma modalidade que costuma ter burocracias pelo caminho e nem sempre apresenta as melhores taxas de juros do mercado.

Crédito on-line para empresas

É uma alternativa de crédito empresarial que atende melhor as micro, pequenas e médias empresas quando elas precisam de crédito. Costuma ser um processo rápido e fácil, sem burocracia. As instituições financeiras que trabalham com empréstimos online permitem que o empreendedor simule as condições do crédito pela internet e efetue sua contratação também digitalmente. Algumas se diferenciam no mercado por oferecerem condições particularmente vantajosas de empréstimo para pequenas empresas.

É o caso do Tomático – que, além dessas facilidades, traz parcelas flexíveis e proporcionais ao faturamento da empresa após a contratação do empréstimo.

Ficou interessado em contratar um empréstimo rápido, fácil e sem burocracia para a sua empresa? Faça uma simulação com a gente.