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9 Principais erros de quem empreende pela primeira vez

Tempo estimado de leitura: 11 minutos

20/12/2021

Saiba como evitá-los, aumentando suas chances de ter sucesso nessa jornada!

9 Principais erros de quem empreende pela primeira vez

Quando se empreende pela primeira vez, é preciso desenvolver uma série de aprendizados essenciais que ajudam a ter sucesso. Nessa jornada, é comum acontecerem erros, que podem auxiliar a adquirir experiências e a construir a carreira de empreendedor.

No entanto, algumas falhas tendem a se repetir entre as pessoas que iniciam o próprio negócio. Assim, conhecê-las ajuda a evitar dificuldades que prejudicam o seu crescimento, reduzindo os entraves para trilhar um caminho de crescimento.

Quer saber mais? Neste artigo, você compreenderá detalhes sobre o empreendedorismo, além de ver os 9 erros mais comuns dos iniciantes e dicas para ter sucesso.

Acompanhe!

O que é ser um empreendedor?

A figura do empreendedor é frequentemente associada a quem gerencia o próprio negócio. Mas esse conceito é mais amplo — e conhecer o seu significado é um primeiro passo para se destacar. Desse modo, um empreendedor é alguém que realiza projetos e produz ideias.

Isso envolve bastante criatividade e a imaginação. Parece mais complexo do que apenas ser dono de um negócio, não é mesmo? A boa notícia é que essas habilidades não precisam ser um dom natural, pois elas podem ser desenvolvidas a partir de estudos e de determinação.

Nesse sentido, a inovação não deve necessariamente consistir em um feito totalmente novo. É possível inovar ao propor maneiras mais inteligentes de fazer o que já era comum para a nossa sociedade, por exemplo. O importante é que os empreendedores tenham abertura a novos olhares.

9 Erros de quem empreende pela primeira vez

Agora que você já sabe o que é ser um empreendedor, conheça os 9 erros mais comuns entre as pessoas que começam a empreender!

1. Não conhecer o ramo de atuação

São muitos os motivos que levam uma pessoa a decidir se tornar empreendedora. Em certos casos, a finalidade é aproveitar uma oportunidade do mercado para ingressar em uma área nova.

Mas é preciso ter muito cuidado antes de tomar essa decisão, pois empreender em um ramo totalmente desconhecido pode levar a erros. É interessante já compreender as rotinas, os pontos fortes e fracos do segmento e os aspectos técnicos da função antes de abrir o negócio.

Ainda que seja bastante positivo ter experiência na área, não é uma exigência já ter atuado como funcionário. Você pode aprender a partir de estudos sobre o setor. Contudo, é fundamental se dedicar para ter domínio da área, para evitar equívocos que prejudicam o negócio.

A afinidade com o setor é outro aspecto importante. Empreender com foco apenas no retorno financeiro pode ser pouco efetivo. Afinal, o processo exigirá um envolvimento intenso — e isso só será viável se houver prazer e motivação no projeto.

2. Esperar retornos rápidos

O tempo necessário para começar a ter lucro quem você empreende é bastante relativo. Porém, a tendência é que leve alguns meses — ou até anos — para recuperar o valor inicial investido e começar a ter rentabilidade.

Assim, demorar a ver os resultados aparecerem nas finanças é comum e não significa que o negócio não está dando certo. Para saber se o empreendimento é de fato rentável, é preciso acompanhar a contabilidade e observar o seu crescimento.

Nesse cenário, esperar ter dinheiro rápido é um erro comum e pode gerar frustrações. Tenha em mente que, na fase inicial, o foco deve estar em construir uma imagem positiva no mercado, conquistar um público fiel e reforçar a sua autoridade. Futuramente, os resultados aparecerão.

3. Não ter um plano de negócios

O plano de negócios é essencial tanto para empresas que estão iniciando suas atividades quanto para aquelas que estão em fase de ampliação. Ele é um instrumento que permite reunir as principais informações sobre o mercado, seu produto ou serviço e as ações a serem tomadas pela gestão.

Nesse sentido, o plano de negócios permite ao empreendedor compreender os principais fatores sobre a sua empresa. Com isso, ele pode tomar decisões mais conscientes e embasadas em análises. Logo, qualquer ideia e meta deve ter esse instrumento como fundamento.

O risco de não ter um planejamento é desconhecer o mercado e o posicionamento da sua empresa nele. Desse modo, as deliberações são baseadas apenas em opiniões, não em estudos, e as chances de falhas são significativamente maiores.

Considere que elaborar um plano de negócios não elimina os riscos, mas reduz a possibilidade de ter problemas por escolhas erradas ocasionadas pela falta de análise e direcionamento. Ademais, você pode ter melhores condições de driblar desafios.

4. Ignorar o cliente

Durante a implementação de um novo negócio, surgem muitas ideias. E o empreendedor tem a oportunidade de colocar a sua personalidade no produto ou serviço que oferece. Isso é ótimo, pois traz a chance de encontrar um público que se identifique e invista na ideia.

Porém, é sempre importante ter em mente que qualquer empreendimento deve ter o foco nos clientes e se guiar a partir do perfil do consumidor ideal. Primeiramente, é preciso conhecer informações essenciais, como:

  • faixa etária;
  • perfil profissional;
  • gênero — se for relevante para o seu produto/serviço;
  • tipo de engajamento;
  • expectativas de valor;
  • dificuldades;
  • objeções.

A partir dessas referências podem ser projetadas as formas de se comunicar, as estratégias de crescimento e até mesmo características relacionadas ao produto e ao espaço físico do negócio.

Outro elemento importante nessa relação com o cliente é o atendimento. No início do empreendimento o cuidado com a forma de contato com o cliente é crucial. É nesse momento que ele terá as primeiras impressões da empresa.

Portanto, acolher as reclamações e ouvir atentamente os feedbacks que receber são formas de aprimorar o seu negócio e proporcionar maior satisfação ao público.

Traçar toda uma estratégia de posicionamento no mercado sem considerar o seu cliente é um erro comum de quem empreende pela primeira vez. Por isso, não esqueça que o sucesso depende do público.

5. Não conhecer os propósitos do empreendimento

Um dos segredos para ter sucesso no mundo dos negócios é entender qual contribuição o seu projeto pode trazer para a sociedade. Para isso, não basta ter uma ótima ideia, é preciso oferecer uma solução para um problema das pessoas.

Conhecer o propósito da empresa é importante para saber quais diferenciais ela pode oferecer aos clientes, além de definir a cultura interna.

Essa é uma forma de construir a relação com o público, que perceberá a afinidade com a marca. Por exemplo, se é uma causa de empreendedorismo feminino, ela pode despertar a identificação de públicos que defendem o tema e se tornarão fieis à empresa.

Para construir essa relação, a comunicação do seu propósito é essencial. Assim, antes de iniciar um negócio, é importante saber quais as razões para fazer isso e como ele poderá ajudar o cliente em suas dores.

Isso não significa que é preciso ter uma causa social. Qualquer produto ou serviço surge para solucionar uma dor, certo? Então é importante oferecer valor, de forma que o negócio tenha um impacto positivo na vida dos clientes.

6. Escolher mal os sócios

Um dos principais fatores que leva ao término das empresas é o desentendimento entre os parceiros do negócio. É muito comum iniciar o empreendimento com amigos ou familiares, considerando apenas a relação afetiva.

No entanto, ao envolver questões profissionais é possível que isso provoque atritos e até mesmo prejudique a relação para toda a vida. Assim, você deve refletir com muito cuidado antes de selecionar um sócio para iniciar essa jornada.

O mesmo vale para outras relações que serão estabelecidas na empresa, como fornecedores, prestadores de serviços e colaboradores. Analisar fatores como a responsabilidade, o comprometimento e o alinhamento com os valores do empreendimento ajuda a evitar transtornos.

7. Ignorar a contabilidade

Mais uma falha que se repete entre empreendedores iniciantes é ignorar o aspecto contábil do negócio. É possível que você se dedique aos cálculos básicos e deixe de lado elementos burocráticos e complexos. Afinal, o processo de empreender já tem outros diversos desafios.

No entanto, a contabilidade é essencial para a saúde financeira da sua empresa, além de evitar problemas judiciais. São muitos cálculos importantes e que precisam estar em dia, sob o risco de acarretar multas, contas atrasadas e prejuízos que não são identificados.

A depender do modelo fiscal da empresa, é indispensável a presença de um contador. Mas mesmo em casos em que isso não é obrigatório, vale a pena considerar a contratação do serviço. Ter um profissional da área previne muitas despesas e problemas.

8. Misturar dinheiro pessoal com dinheiro da empresa

Quase todo empreendedor iniciante escuta sobre a importância de não misturar o dinheiro pessoal com o da empresa. Apesar disso, muitas pessoas ainda acreditam que não há problema em pequenas concessões nesse sentido, especialmente quando há a intenção de repor a quantia.

Entretanto, essa confusão nas finanças pode impedir de avaliar a real situação da companhia e identificar os pontos de atenção. Tomar dinheiro emprestado da empresa ou tirar do próprio orçamento para cobrir alguma falta são práticas que podem gerar conflitos contábeis difíceis de serem solucionados.

Logo, é recomendável ter contas bancárias separadas para a pessoa física e a pessoa jurídica, o que facilita os cálculos e minimiza os erros. Ter planilhas separadas também é uma ótima forma de acompanhar as finanças e conhecer os números da empresa.

9. Manter profissionais em funções erradas

A gestão de talentos é um aspecto fundamental de uma empresa, quando você não é um empreendedor individual. Ela consiste em estratégias para manter o bom desempenho da equipe, por menor que ela seja.

Nesse sentido, a distribuição das funções tem papel central. Não basta ter bons profissionais, é importante também saber como extrair o melhor que eles podem oferecer. Isso envolve atribuir as funções adequadas.

Colocar pessoas talentosas em cargos que não permitem explorar seu potencial, por exemplo, não aproveita as habilidades e afeta a motivação dos colaboradores. Do mesmo modo, não é interessante ter funcionários enfrentando desafios com os quais não conseguem lidar.

Como ter sucesso com o primeiro empreendimento?

Ciente dos 9 erros mais frequentes entre as pessoas que decidem empreender pela primeira vez, também é interessante saber como ter sucesso nessa trajetória. Conheça as principais dicas!

Transforme os erros em aprendizado

Como vimos, existem muitos erros comuns e isso pode acontecer com todos os empreendedores, mesmo os mais bem-sucedidos. Observe que as pessoas que você mais admira também cometeram várias falhas até alcançarem o sucesso.

Os primeiros meses da empresa costumam ser os mais desafiadores e exaustivos para o líder. É um período marcado por muitas decisões essenciais, insegurança sobre o futuro, temas novos para aprender e outros desafios que surgem no percurso.

Nesse sentido, é preciso entender que os erros não são sinônimo de fracasso. Considere os equívocos como fontes de aprendizado para construir a experiência e a autoridade no mercado que você deseja conquistar.

Desenvolva capacidades sociais e pessoais

Você viu que dominar as habilidades técnicas da sua área de atuação é importante para ter sucesso com a empresa, certo? Mas tenha em mente que não são apenas esses critérios que tornam você um bom gestor.

Certamente, oferecer um ótimo produto ou serviço é essencial para a satisfação dos clientes. Contudo, existem habilidades sociais e pessoais igualmente importantes para ter sucesso.

Algumas delas são: comunicação, autoconfiança, observação, humildade e competitividade. Essas características são muito exigidas de um empreendedor, tanto para motivar a sua equipe, quanto para estabelecer boas relações no mercado.

Valorize o networking

O networking está relacionado às habilidades sociais e pessoais. Cercar-se de profissionais da área e outros empreendedores permite adquirir novas experiências, conhecer as tendências do mercado e descobrir oportunidades. Além disso, é uma forma de estabelecer parcerias confiáveis.

Boas maneiras de fortalecer a sua rede de contatos são: participar de eventos da área, colaborar com os projetos de outros profissionais e identificar os contatos estratégicos.

A internet é um excelente espaço para ampliar o seu networking, mostrar a sua empresa para o público e fortalecer a imagem da marca. Portanto, explorar o potencial do empreendedorismo digital é uma ótima forma de impulsionar o crescimento.

Após conhecer os 9 principais erros de quem empreende pela primeira vez, bem como as dicas para ter sucesso, você está mais preparado para lidar com os desafios dessa trajetória. O processo não é simples, mas pode ser muito gratificante — pessoal e profissionalmente.

Quer saber como lidar com as incertezas em uma empresa? Então aprenda a fazer a gestão de risco do seu negócio!