tomatico.com.br

Entenda as vantagens do modelo de trabalho híbrido para o seu negócio!

Tempo estimado de leitura: 7 minutos

16/11/2021

O trabalho híbrido pode trazer inúmeras vantagens para o seu negócio. Confira quais são elas!

Entenda as vantagens do modelo de trabalho híbrido para o seu negócio

O trabalho híbrido tem se tornando uma realidade em muitas empresas ao redor do mundo. Diversas organizações perceberam ser possível assegurar a qualidade do trabalho, mesmo que os seus colaboradores não estejam 100% presentes no escritório.

Além disso, os funcionários também puderam notar os impactos positivos em suas vidas pessoais e profissionais. Assim, vale a pena entender mais sobre esse modelo de trabalho — e saber se a sua empresa está pronta para essa nova realidade.

Então veja a seguir como funciona o trabalho híbrido e quais são as suas vantagens, tanto para a empresa quanto para os colaboradores. Ao final deste artigo, descubra também como implantar esse processo.

Acompanhe!

O que é e como funciona o modelo de trabalho híbrido?

O trabalho híbrido é a junção de dois modelos de trabalho: remoto (ou home office) e presencial. O primeiro pode ser realizado em qualquer local fora das dependências da empresa. Por exemplo, em casa, em um café, coworking (ambiente colaborativo), quarto de hotel etc.

Já o modelo presencial é aquele realizado exclusivamente na sede da empresa. Logo, no trabalho híbrido, os colaboradores têm a liberdade de dividir seu tempo entre trabalhar presencialmente, e, em outros momentos, à distância.

Uma estratégia possível é definir escalas de trabalho. O objetivo é permitir que o profissional híbrido possa trabalhar alguns dias da semana na empresa e os outros de forma remota. No entanto, não existe uma regra geral. A empresa deverá definir critérios conforme a prática implementada.

Para que o modelo funcione e seja possível se comunicar com os superiores e os demais colegas e realizar suas tarefas, é indispensável o uso de soluções tecnológicas que facilitam o gerenciamento de pessoas à distância.

O que diz a lei sobre o modelo de trabalho híbrido?

Antes de adotar essa modalidade de trabalho, é preciso entender alguns pontos importantes no que se refere à legislação trabalhista. Apesar de o trabalho híbrido ter sido amplamente adotado pelas empresas, especialmente durante a pandemia de covid-19, em 2020, não há uma regulamentação específica.

No entanto, elas podem se basear nas regras estabelecidas para o trabalho remoto e presencial. Isso deve ser feito porque, se existe uma relação de subordinação, a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) entende haver um vínculo empregatício.

Portanto, devem ser seguidas todas as formalidades. Caso contrário, as empresas estão vulneráveis a problemas trabalhistas. Uma questão relevante sobre o assunto é o que se refere aos equipamentos que o colaborador deverá utilizar para realizar seu trabalho.

Caso a empresa imponha o regime de trabalho remoto, ela deverá fornecer todo o material necessário. Já se for uma opção do trabalhador, ele deverá arcar com todas as despesas referentes a esses equipamentos ou negociar o empréstimo deles.

A ergonomia também é fundamental. A empresa deverá pensar na estrutura do ambiente em que o funcionário trabalhará para promover o bem-estar físico e mental. Além disso, se houver controle de ponto sobre a jornada de trabalho, deverá ser respeitado o limite de 8 horas e os intervalos.

Quais são as vantagens do modelo de trabalho híbrido para o seu negócio?

Agora que você entende o que é e como funciona o trabalho híbrido, veja quais são as vantagens para o seu negócio:

Custos reduzidos

Uma das vantagens mais notórias do trabalho híbrido é a redução de custo nas empresas. Isso é possível porque poderá haver dias em que ninguém estará no escritório — ou que poucas pessoas estarão. Assim, os gastos com energia elétrica, vale-transporte e outros serão menores.

Menor rotatividade

Outra vantagem é a diminuição na rotatividade de funcionários. Se o trabalho híbrido trouxer mais qualidade de vida para os colaboradores, eles podem se sentir mais realizados na empresa. Por isso, tendem a permanecer no trabalho — e as saídas de pessoas se tornam menores.

Maior produtividade

O aumento da produtividade também é uma das vantagens do trabalho híbrido. Além do conforto de trabalhar em casa, a constante mudança de ambiente pode estimular a criatividade e gerar disposição para o desenvolvimento de tarefas.

Redução de atrasos

Diversos fatores podem levar o funcionário a se atrasar para o trabalho. E isso pode prejudicar os eventos importantes, como reuniões e entrega de projetos. Com o trabalho híbrido, esse problema diminui. Afinal, quando está em casa, o colaborador não precisa se deslocar para o escritório.

Quais as vantagens do modelo de trabalho híbrido para os funcionários?

O trabalho híbrido também pode trazer uma série de vantagens para os seus funcionários e aumentar a ligação deles com a empresa. Confira!

Mais autonomia

Um dos benefícios que o trabalho híbrido pode proporcionar é a autonomia para o time. Isso acontece porque o profissional tem mais liberdade para decidir onde trabalhar — e se sente mais independente. Assim, ele pode focar na entrega de resultados melhores.

Ganho de qualidade de vida

Mais uma vantagem do trabalho híbrido para os trabalhadores é o ganho de qualidade de vida. Afinal, o funcionário pode ter mais tempo disponível ao não precisar se deslocar. Dessa forma, pode trabalhar melhor e ter mais momentos para si, família e amigos.

Redução de estresse

Outra vantagem significativa desse modelo de trabalho é a redução de estresse, pois o trabalhador não precisa enfrentar o trânsito diariamente, por exemplo. Além disso, ao trabalhar de casa ou em espaços que gosta, o nível de bem-estar pode ficar maior no dia a dia.

Como implementar o modelo de trabalho híbrido no seu negócio?

Após entender quais são as vantagens do modelo de trabalho híbrido para o seu negócio e os seus colaboradores, veja como implementá-lo na sua empresa!

Determine as atividades que podem ser desempenhadas presencialmente e à distância

Existem determinadas tarefas que podem ser executadas de qualquer lugar sem que interfira negativamente nos resultados. Enquanto outras são mais bem desempenhadas em conjunto e presencialmente. Por isso, é importante identificar quais são as mais adequadas para cada situação.

Permita que seus colaboradores participem do processo decisório

As pessoas tendem a ser resistentes às mudanças, pois elas trazem incertezas e insegurança. Para facilitar à cooperação é importante permitir que a equipe participe do processo de implementação do trabalho híbrido.

Faça investimentos em soluções tecnológicas

Para garantir o sucesso desse modelo de trabalho, é imprescindível que a empresa disponibilize boas soluções tecnológicas para o trabalho remoto. Ela precisa oferecer, por exemplo, sistemas integrados de gestão e aplicativos de comunicação.

Como você viu, o modelo de trabalho híbrido permite que o funcionário tenha mais flexibilidade na escolha do ambiente de trabalho. Quando planejado de forma estratégica, ele pode trazer inúmeras vantagens para o seu negócio e para os colaboradores. Então vale saber mais sobre a modalidade e avaliar se faz sentido na sua empresa!

Gostou deste conteúdo? Então, siga-nos nas redes sociais para acompanhar as atualizações. Estamos no Facebook, Instagram, LinkedIn e YouTube!