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7 Principais marketplaces brasileiros para vender seus produtos

Tempo estimado de leitura: 12 minutos

18/11/2021

Saiba quais são e como é possível investir nessa estratégia de vendas!

Principais marketplaces brasileiros para vender seus produtos

Ao montar uma loja em um shopping, o lojista gera mais oportunidades de vendas. Afinal, o consumidor que vai até o local está disposto a conhecer os estabelecimentos. Nesse sentido, os marketplaces funcionam de forma semelhante — mas com maior acessibilidade.

Ao entrar nessas plataformas, os clientes têm acesso a diversos e-commerces. Assim, podem escolher seus produtos como em um shopping virtual. Para as lojas, os sites atuam como vitrines online, aumentando as chances de serem conhecidas pelo público e de fecharem as vendas.

Você sabe quais são os principais marketplaces brasileiros? Neste post, você conhecerá 7 nomes fortes de marketplaces no mercado do varejo na internet.

Confira!

Quais são os 7 principais marketplaces brasileiros?

Os marketplaces são modelos de negócio relativamente recentes no Brasil, mas que se destacam no mercado de vendas online. Na prática, eles permitem a diversas empresas atuar com vendas virtuais, sem depender exclusivamente de um site próprio.

Portanto, se você ainda não conhece as oportunidades, conheça a lista com 7 entre os principais marketplaces brasileiros!

1. Mercado Livre

O Mercado Livre é um dos marketplaces mais conhecidos. Nele, o consumidor encontra diversos produtos e nos mais variados nichos. Assim, é possível comprar desde itens de supermercado, passando por artigos de vestuário até peças automotivas.

Ademais, ele permite anunciar tantos produtos novos quanto usados. Vale destacar que, em 2021, o site possuía mais de 300 milhões de usuários registrados — publicando mais de 200 milhões de ofertas em tempo real.

No que diz respeito ao seu funcionamento, a plataforma oferece benefícios aos usuários que aumentam as chances de vendas para os anunciantes. A disponibilização de diversas formas de pagamento — como boleto e parcelamento no cartão de crédito — e o frete grátis são alguns exemplos.

E, se você se interessou em começar a vender no Mercado Livre, saiba que não é necessário ter CNPJ. Ou seja, a pessoa física também pode comercializar seus produtos. Entretanto, existem limitações nessa categoria — o que incentiva o uso da pessoa jurídica.

Por exemplo, ao vender com CPF, o comerciante não tem acesso ao serviço da transportadora do marketplace, a Mercado Coletas. Ademais, as vendas são limitadas a 12 mil reais por mês, pois faturamentos maiores exigem a emissão de notas.

Para começar as vendas, basta criar uma conta na plataforma informando seus dados básicos, como endereço e documento de identificação. Com essa etapa concluída, você já poderá criar anúncios gratuitos, que ficam no ar por períodos determinados.

Caso prefira, pode fazer anúncios pagos, que têm uma maior visibilidade no site e permanecem no ar pelo tempo contratado. Por fim, saiba que existe cobrança de comissão sobre o produto vendido, que varia de acordo com a categoria do item. Então vale consultá-la para se planejar corretamente. 

2. Amazon

Embora não seja um marketplace originalmente brasileiro, vale a pena conhecer a Amazon — uma gigante mundial no setor. Ela é referência no ecossistema de e-commerce e foi fundada por uma das pessoas mais ricas do mundo: Jeff Bezos.

Por essa razão, esse é um dos marketplaces mais conhecidos e buscados pelo público brasileiro. Assim como no Mercado Livre, é possível anunciar produtos de categorias variadas, como roupas, sapatos, alimentos, livros, cosméticos e outros.

Entretanto, é preciso prestar atenção às categorias restritas, que requerem autorização antes de anunciá-las. Ademais, existem 2 planos de vendas: o individual e o profissional. No primeiro, o vendedor paga um valor por cada produto anunciado, com um limite de 10 itens.

Já no segundo plano, o anunciante paga um preço fixo para divulgar quantos produtos quiser. Outro valor a ser pago se refere à comissão, que pode diferir conforme a categoria do produto. Logo, se você quiser vender na Amazon, deve se cadastrar na página e conferir as condições específicas.

3. OLX

Outro marketplace bastante conhecido é a OLX, site focado na venda de produtos novos e usados. Além de mercadorias, você pode negociar automóveis, motocicletas e, até mesmo, imóveis para vender ou alugar. Por esse motivo, se tornou um dos sites mais acessados.

Isso faz com que o site seja uma oportunidade interessante para lojistas de diversos ramos. Para vender na OLX, é preciso se cadastrar e elaborar o anúncio. Essa divulgação é gratuita no plano básico, mas com limites de inserções em cada categoria.

Ou seja, você não poderá anunciar diversos itens na mesma classificação. Outro ponto a destacar é que os anúncios gratuitos são removidos do ar após determinado prazo, que também varia conforme a categoria. Porém, as divulgações podem ser renovadas.

Entretanto, para um lojista, pode ser mais interessante contratar um anúncio ou um plano profissional. Afinal, isso traz mais benefícios e praticidade na gestão dos anúncios.

Vale destacar que há uma comissão sobre as vendas, que varia conforme o tipo de produto ou serviço. Já em relação aos pagamentos, eles são combinados entre as partes, mas a OLX oferece uma ferramenta que pode ser usada pelo lojista.

4. Magazine Luiza

Sob o comando de Luiza Trajano, o Magazine Luiza é pioneiro na estratégia de integração de canais, fazendo uma conexão entre lojas físicas e online. Em diversos estabelecimentos da empresa, os produtos não ficam expostos nas vitrines.

Na prática, o consumidor faz o pedido na loja e recebe em casa. Além da venda de suas mercadorias, a companhia também é um marketplace. Portanto, o lojista pode vender por meio do site, que é voltado para eletrônicos, eletrodomésticos, itens para casa e supermercado.

Quem tem interesse em disponibilizar produtos no marketplace do Magazine Luiza deve ter CNPJ, pois é necessário emitir nota fiscal das vendas.  Além disso, é preciso se cadastrar na página, preenchendo todos os dados sobre a empresa e a conta bancária para o repasse dos valores.

Em seguida, basta cadastrar os produtos em uma plataforma específica oferecida pelo site. Por meio dela, também é possível monitorar os anúncios e as vendas. Aqui, é importante saber que existe cobrança de taxa a cada produto vendido, com valor que varia segundo a categoria do item.

Em relação ao recebimento dos valores, saiba que ele pode acontecer semanal ou mensalmente, de acordo com a preferência do vendedor. Contudo, as vendas parceladas são recebidas conforme o número das parcelas utilizadas pelo comprador.

Nesse caso, vale destacar que o vendedor é quem decide se quer vender parcelado e qual é o número de parcelas aceitas. Dessa forma, há maior controle sobre as formas de pagamento aceitas.

Outros Marketplaces do grupo Magazine Luiza

Outra informação interessante é que, no grupo do Magazine Luiza, também há 2 marketplaces específicos no setor de vestuário: a Netshoes e a Zattini. O primeiro é direcionado para roupas e calçados esportivos. Já o segundo é focado em moda feminina, masculina e infantil.

Sendo assim, se o seu negócio é voltado para esses nichos do mercado, pode ser interessante vender seus produtos nesses marketplaces. Afinal, eles contam com estratégias de divulgação específicas do setor, o que pode otimizar os resultados.

5. Via Varejo (Via)

O Via (antiga Via Varejo) é um grupo que possui sites e marcas conhecidas pelo grande público há anos: Casas Bahia, Extra e Ponto (antigo Ponto Frio). Sendo assim, é um dos maiores varejistas do país, com mais de 1 milhão de pedidos mensais.

Nesses sites, o consumidor encontra eletrônicos, eletrodomésticos e itens para casa. Desse modo, se o seu negócio é voltado para esses nichos, esses marketplaces podem ser alternativas interessantes para a sua estratégia.

Para tanto, você deve fazer o pré-cadastro do seu negócio. Isso porque o marketplace faz uma avaliação da loja para validar a participação. Após a validação, a Via entra em contato para orientar a configuração da sua loja.

Desse modo, já é possível anunciar e começar a vender pelo site. Assim como em outros marketplaces, o valor da comissão cobrado pela empresa varia de acordo com a categoria do produto vendido.

Ademais, os valores das vendas são repassados 2 vezes por mês segundo a data de entrega do produto ao transportador. Entre os benefícios de anunciar pela Via está a comissão única para vender nos 3 canais e a oportunidade de usar o serviço pago de publicidade, como banners e SMS.

6. Global Fashion Group (GFG)

O grupo Global Fashion Group (GFG) é composto por 3 e-commerces relevantes no Brasil: Dafiti, Tricae e Kanui. Embora todos estejam relacionados ao nicho da moda, cada um é mais focado em um público específico.

A Dafiti vende roupas, sapatos, bolsas, acessórios e outros artigos femininos, masculinos e infantis. Já a Tricae tem foco em produtos infantis. Dessa maneira, além de peças de roupas e calçados, vende artigos para enxoval e móveis.

Por fim, a Kanui apresenta itens de vestuários de marcas mais esportivas e casuais para o público feminino, masculino e infantil. Todos os sites também atuam como marketplaces.

Se você se interessar em vender na Dafiti, por exemplo, deve se cadastrar e informar os dados da sua empresa. Em 5 dias, se o cadastro for aprovado, já é possível começar a vender. No entanto, tenha em mente que o site requer uma plataforma de integração (ERP online) contratada pelo vendedor.

Em relação à comissão cobrada, ela pode variar segundo a negociação entre a Dafiti e o vendedor. Já no que se refere as vantagens de escolher a plataforma, estão:

  • possibilidade de oferecer frete grátis aos clientes por meio da Dafiti Envios;
  • início sem investimento, já que o anúncio não é cobrado;
  • grande visibilidade — segundo a própria Dafit, 30% dos brasileiros acessam o site mensalmente.

Agora, se o seu interesse é anunciar na Tricae ou na Kanui, saiba que o processo é muito semelhante ao da Dafiti. Portanto, é preciso se cadastrar e aguardar a validação do marketplace para, então, começar a vender os seus produtos.

7. B2W

O grupo B2W é constituído por 3 sites importantes no varejo eletrônico brasileiro: Americanas, Submarino e Shoptime. Essas lojas vendem os mesmos tipos de produtos, como eletrodomésticos, eletrônicos, brinquedos, vestuário e mercado.

Além das vendas próprias, os sites são marketplaces. Com mais de 1 bilhão de visitas mensais, segundo o site da empresa, essas plataformas podem gerar boas oportunidades de vendas para o seu negócio.

Antes de se cadastrar, é importante saber que o cadastro é único para os 3 marketplaces. Ou seja, ao preencher a ficha e inserir seus produtos na plataforma, a sua loja anunciará tanto nas Americanas quanto no Submarino e no Shoptime.

Para isso, você deve informar os dados do seu negócio e enviar a solicitação para aprovação. Após o cadastro ser aceito, é preciso configurar sua loja inserindo produtos. Feito isso, a sua empresa já pode começar a vender.

Sobre a comissão, ela tem um percentual fixo, independentemente da categoria do produto. Ademais, existe uma tarifa única para lojas e mercados.

Por que contar com um marketplace?

Como você viu, os marketplaces brasileiros geram grandes oportunidades de negócios para os varejistas. Nesse cenário, uma das vantagens dessa estratégia de vendas está no fato de que o lojista não precisa desenvolver um e-commerce próprio e nem investir em divulgação, caso não queira.

Isso porque o “shopping virtual” já oferece essas facilidades. No entanto, nada impede que mesmo que o seu negócio já tenha um e-commerce consolidado, você utilize os marketplaces. Afinal, como você entendeu, esses sites têm um grande público, atuando como mais um canal de vendas.

Bons exemplos disso são as lojas e as marcas renomadas que vendem também por meio de marketplaces. É o caso das marcas Adidas, Hering e muitas outras, de diferentes setores. Isso revela o quanto essas plataformas de vendas podem ser boas oportunidades de negócio.

Entretanto, é imprescindível saber que, para entrar nessa estratégia, é preciso se preparar com uma boa gestão financeira e de negócios. Afinal, o marketplace será mais um canal de vendas para se dedicar em busca de resultados para a empresa.

Dessa maneira, tenha em mente que pode ser necessário aumentar a sua produção ou compra de mercadorias, se for o caso. Caso contrário, há riscos de perder vendas e elevar o número de reclamações dos consumidores, o que pode prejudicar a reputação da sua loja.

Nesse cenário, é possível que a empresa precise da antecipação de recebíveis ou uma linha de crédito para ampliar a oferta de produtos. Com esses serviços, você pode ter um capital de giro que permita aproveitar melhor as oportunidades dos marketplaces e expandir o faturamento.

Conclusão

Ao longo deste post, você conferiu 7 marketplaces brasileiros — ou que atuam fortemente no Brasil — e que oferecem diversas vantagens para o vendedor. Portanto, vale a pena acompanhar como funcionam esses sites e avaliar se eles são interessantes para o seu negócio.

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