tomatico.com.br

Tecnologia em gestão financeira: como melhorar as finanças do seu negócio?

Tempo estimado de leitura: 7 minutos

25/10/2021

Conheça soluções que podem ajudar nessa tarefa!

Tecnologia em gestão financeira como melhorar as finanças do seu negócio

A gestão financeira é uma das áreas mais importantes de uma empresa. Afinal, sem ter um conhecimento aprofundado sobre as receitas e as despesas do negócio, é impossível saber se ela é capaz de arcar com todas as contas e ainda sobrar dinheiro para investir no seu crescimento.

Como o fluxo de informações do setor financeiro costuma ser bastante elevado, nada melhor do que contar com a ajuda da tecnologia em gestão financeira. Isso porque ela permite manter um melhor controle sobre os processos, facilitando o acompanhamento das movimentações e a tomada de decisão.

Por isso, neste artigo, você entenderá como a tecnologia pode ajudar as finanças de micro pequenas e médias empresas. Ainda, conhecerá soluções tecnológicas fundamentais para qualquer negócio — e que podem ser implementadas no seu empreendimento.

Confira!

Qual a importância da gestão financeira para as empresas?

Antes de entender a importância da gestão financeira para um negócio, é necessário conceituá-la. Ela representa um conjunto de ações que envolvem o planejamento, o controle e a análise das atividades financeiras de uma organização.

Qualquer empresa que deseja crescer precisa se preocupar com esses aspectos, pois são eles que ajudarão a definir metas orientadas para o seu crescimento. Além disso, são úteis para entender onde está havendo gastos desnecessários que podem comprometer os seus objetivos.

A gestão financeira também orienta sobre as necessidades de capital de giro de curto prazo para apoiar o pagamento das suas obrigações financeiras. Quanto mais eficaz for uma gestão, maiores e melhores podem ser os resultados alcançados pela organização.

Quais são os maiores desafios da gestão financeira?

Como você viu, a boa gestão é indispensável para o sucesso de uma empresa. No entanto, existem muitos desafios que precisam ser enfrentados para que a organização realmente prospere.

Entre eles destacam-se:

Processos obsoletos

O departamento financeiro é normalmente marcado pelo excesso de processos manuais e pouco eficientes. Dessa forma, muitas operações estão mais suscetíveis a erros e demoram mais tempo para serem concluídas.

Demandas simultâneas

O dia a dia dos profissionais do setor financeiro é bastante dinâmico. Isso gera mais um dos desafios da gestão financeira: saber como lidar com as demandas simultâneas. Se eles não conseguirem equilibrar as tarefas, podem comprometer toda a cadeia produtiva.

Falta ou dificuldade para acessar informações

O controle da performance dos aspectos financeiros precisa ser ágil e eficiente para otimizar os processos e resultados. Por isso, o desafio da falta de informações ou da dificuldade para acessá-las pode comprometer a tomada de decisão.

Como a tecnologia pode melhorar as finanças do seu negócio?

Para ser capaz de lidar com esses desafios, é importante conhecê-los e adotar soluções estratégicas para superá-los. A tecnologia pode ser um poderoso aliado nesse processo. Ao introduzir a automação, por exemplo, é possível reduzir a quantidade de tarefas manuais.

Já com um sistema de gestão empresarial é possível ter o controle de todas as movimentações financeiras em um só lugar. E, se esse sistema estiver disponível na computação em nuvem, o empreendedor poderá acessá-lo a qualquer momento.

Assim, ele conseguirá acompanhar os dados em tempo real para tomar decisões mais assertivas sobre as finanças do seu negócio. Além disso, ao contrário do que muitos acreditam, a tecnologia não está apenas relacionada às ferramentas tecnológicas.

Existem também métodos que aumentam a eficiência e melhoram os resultados organizacionais do setor financeiro de uma empresa, como você verá adiante.

Quais as principais ferramentas para a gestão financeira da sua empresa?

Você já sabe que a tecnologia pode ajudar a gestão financeira de negócios de todos os portes. Agora, conheça algumas das principais soluções tecnológicas do mercado — e que podem ser implementadas na sua empresa!

ERPs

A sigla ERP significa Enterprise Resource Planning ou sistema de gestão integrado. Ele é um software que serve para unificar as informações e facilitar o fluxo de trabalho de diversas áreas. Por isso, é possível encontrar funcionalidades como fluxo de caixa, contas a receber e contas a pagar.

Tecnologias de pagamento

As novas tecnologias permitem realizar diversas formas de pagamento. Elas têm se popularizado, principalmente, no meio digital — já que facilitam e agilizam a etapa final das compras. Alguns exemplos são: maquininha de cartão, QR Code, PIX e carteiras virtuais.

Emissor e gerenciador de notas fiscais

Também existem soluções tecnológicas focadas no gerenciamento de documentos fiscais eletrônicos. Com ele, é possível emitir notas fiscais de forma fácil e rápida ao integrá-lo aos seus meios de pagamento.

Aplicativos de conciliação de cartões

Outra tecnologia em gestão financeira são os aplicativos de conciliação de cartões. Eles permitem automatizar o processo de conferência das informações contidas nos extratos das contas bancárias com os dados fornecidos no relatório das operadoras.

Como melhorar a gestão financeira do seu negócio?

Agora você conhece algumas ferramentas tecnológicas fundamentais para a sua empresa. Mas como colocá-las em prática da melhor forma?

Confira atividades que podem melhorar seu gerenciamento financeiro!

Monte um planejamento financeiro

A primeira dica para melhorar a gestão financeira do seu negócio é a elaboração do planejamento financeiro. Ele possibilita ao empreendedor estruturar ações internas para dar suporte aos demais setores.

Para isso, é interessante definir metas e objetivos para direcionar as ações. Ainda, vale estabelecer indicadores financeiros para verificar se o setor está no caminho certo ou se precisa readequar os planos para alcançar os resultados desejados.

Acompanhe constantemente seu fluxo de caixa

O fluxo de caixa serve como uma ferramenta de controle financeiro, que mantém o registro de tudo o que entra e sai do caixa da empresa em um determinado período. Dependendo do negócio, ele pode ser feito diariamente, semanal, quinzenal ou mensalmente.

Com ele, é possível tomar decisões financeiras mais assertivas através da otimização e da alocação dos recursos financeiros, melhorando o desempenho do negócio.

Controle as suas vendas a prazo

Fazer o controle das contas a receber também é fundamental para a gestão financeira da sua empresa. A tarefa tem ainda mais relevância se o negócio realiza muitas vendas a prazo. Afinal, se o pagamento não for cumprido, pode colocar em risco a sobrevivência da organização.

Para controlar as vendas, é válido registras as contas a receber e fazer o acompanhamento. Além disso, uma tecnologia que pode ser muito útil nesse momento é a antecipação de recebíveis — que permite receber o dinheiro das vendas a prazo com rapidez e agilidade.

Como você pode ver ao longo deste artigo, a tecnologia em gestão financeira é essencial para qualquer empresa. Por isso, vale a pena seguir as dicas de ferramentas e métodos tecnológicos que podem agregar valor ao seu negócio. Então não deixe de colocá-las em prática!

Precisa de recursos para sua empresa? Conheça o Tomático e descubra como obter crédito através da antecipação de recebíveis para melhorar sua gestão financeira!