Características de um empreendedor: você tem?

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

26/07/2021

Conheça as características de um empreendedor!

Empreender é a realidade de boa parte dos brasileiros. Uma pesquisa indicou que, em 2020, 25% da população adulta brasileira estava envolvida com a gestão de um negócio com até três anos e meio de vida.

Portanto, hoje, são cerca de 11 milhões de microempreendedores individuais no país (MEIs) e 7,5 milhões de pequenas empresas formais. Mais quais são as características de um empreendedor? Todo mundo que empreende as tem?

De forma geral, segundo artigo publicado pela Fundação Instituto de Administração (FIA), empreendedores reúnem algumas características comuns, como:

  • Disposição para o trabalho duro;
  • Apetite ao risco;
  • Competividade;
  • Mentalidade orientada para o crescimento.

Além disso, existem algumas outras características empreendedoras tão importantes quanto essas listadas acima e que nem sempre são tão visíveis ou disseminadas.

Conheça quais são as características de um empreendedor

De acordo com o artigo da FIA, as competências abaixo são extremamente importantes para quem vai gerir o próprio negócio.

Otimismo: o grau de otimismo dos empreendedores costuma ser maior do que o da população em geral e isso ajuda a manter em patamares mínimos o medo de fracassar.

Perspicácia: identificar uma oportunidade de negócio antes de outras pessoas é um exemplo de como a perspicácia é importante para os empreendedores.

Curiosidade: empreendedores que querem evoluir seus negócios costumam pesquisar informações que os ajudem a inovar e tomar decisões.

Carisma: essa característica é importante para ajudar a se relacionar com diferentes atores do cenário empreendedor, desde os clientes até investidores. A capacidade de influenciar pessoas é relevante.

Resiliência: é a capacidade que as pessoas têm de não se abalarem com os reveses da vida. Ao empreender, obstáculos aparecerão e é importante não se deixar abater para conseguir seguir em frente.

Ainda se pode falar em outras habilidades importantes para empreender, que qualquer um pode desenvolver.

Entre elas, saber calcular riscos, manter-se atento à qualidade e eficiência, estar comprometido com o negócio, estabelecer metas que ajudem a atingir os próximos passos, fazer planejamento e monitoramento de forma sistemática.

E aí, você tem as características empreendedoras listadas acima?

Existem alguns cursos no mercado que prometem, justamente, ajudar as pessoas a desenvolver habilidades empreendedoras. Quem sabe não é uma boa pedida para você?