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Vendas a prazo ou à vista: qual é melhor para sua empresa?

Tempo estimado de leitura: 12 minutos

06/12/2021

Decidir entre vendas a prazo ou à vista pode ser complexo para empresas. Você sabe o que avaliar?

Vendas a prazo ou à vista qual é melhor para sua empresa

Uma empresa precisa definir quais meios de pagamento serão oferecidos aos clientes. E, muitas vezes, não é fácil escolher entre vendas a prazo ou à vista. Isso porque é possível ter o fluxo de caixa afetado negativamente, conforme a sua decisão.

As vendas a prazo podem ser cômodas para o cliente, mas as vendas à vista podem ser mais seguras para o negócio. Logo, é importante analisar alguns fatores para conseguir equilibrar as contas sem decepcionar o consumidor.

É o seu objetivo conhecer mais sobre essas formas de pagamento e saber qual escolher? Continue a leitura para entender mais sobre vendas a prazo e à vista!

Como funcionam as vendas a prazo?

Primeiro, é importante entender o funcionamento da venda a prazo. Como o nome indica, ela é um compromisso futuro e pode ocorrer por parcelamentos mensais. O pagamento pode ser realizado por meio do cartão de crédito, boleto bancário ou outra opção do seu negócio.

Desse modo, os consumidores têm mais tempo para organizar as contas e efetuar o pagamento periódico. Com isso, as empresas costumam ganhar ao atrair a clientela e facilitar a sua experiência de compra.

E como funcionam as vendas à vista?

Diferentemente das vendas a prazo, o pagamento à vista ocorre de forma total no momento da compra. Assim, não é preciso se comprometer com um pagamento futuro. E o negócio pode organizar as finanças com mais rapidez.

O ponto positivo para o cliente é conseguir ter uma maior noção do orçamento e evitar dívidas. Outra vantagem é não precisar pagar as parcelas do pagamento com juros — como muitas vezes ocorre. Mas nem sempre essa é a opção preferida dos consumidores.

Quais são as vantagens das vendas a prazo?

Após entender o funcionamento das modalidades de vendas, é importante conhecer as vantagens oferecidas por cada uma delas para sua empresa.

Primeiro, acompanhe os benefícios relacionados ao pagamento parcelado!

Aumento do volume de vendas

Para decidir qual é a melhor opção de vendas, é indispensável saber qual o consumidor considera mais atrativa, certo? Nesse sentido, saiba que 52 milhões de brasileiros têm o cartão de crédito como opção de pagamento, segundo pesquisas do SPC. Desse total, 47% optam pelo parcelamento.

Assim, oferecer a alternativa de parcelar as vendas, a partir do cartão de crédito, por exemplo, pode contribuir para atração e retenção de clientes. Caso contrário, se o seu negócio não oferecer formas de pagamentos atrativas, a tendência é que os clientes procurem a concorrência.

Diferencial competitivo

Junto com o aumento do volume de vendas, o pagamento a prazo também pode destacar seu negócio no mercado. Afinal, para aumentar a vantagem competitiva, é preciso apresentar benefícios para os consumidores.

Isso pode ser possível ao disponibilizar a opção do parcelamento de compras — em especial, se sua empresa tem um ticket alto de vendas. Oferecer parcelas sem juros ou em maior quantidade pode ser um diferencial importante para atrair o público.

Quais são as desvantagens das vendas a prazo?

Entretanto, as vendas a prazo não apresentam apenas vantagens. Agora é o momento de conhecer alguns pontos negativos envolvidos!

Possibilidade de inadimplência e endividamento

As compras parceladas fazem parte da cultura brasileira. No entanto, mesmo com a popularidade, nem todas as pessoas conseguem lidar bem com ela. Em muitos casos, o parcelamento pode se tornar mais caro com os juros e contribuir para o descontrole financeiro.

Esse descontrole pode ser refletido nos índices de inadimplência e endividamento. Pesquisas mostram que o percentual de famílias endividadas chegou a quase 80% em 2021. E a facilidade de acesso ao crédito pode agravar o problema.

É importante entender que o incentivo ao crédito por si só não é o culpado. Mas é preciso ter cautela para que as finanças do negócio não sejam afetadas. Assim, pode ser necessário, por exemplo, ter uma forma de avaliar clientes em relação ao risco de inadimplência para mitigar os riscos.

Descontrole no fluxo de caixa

Outra das principais desvantagens de vender a prazo é a forma de recebimento. Afinal, o cliente faz o pagamento aos poucos a cada mês e você também pode não receber todo o valor da venda — a depender do tipo de venda.

Logo, é necessário se organizar adequadamente para receber as quantias no caixa de forma gradativa. Assim, se não houver organização dos gastos enquanto o recebimento não chega, as contas podem ficar comprometidas e seu negócio pode enfrentar problemas.

Quais são os benefícios das vendas à vista?

Agora que você considerou os detalhes acerca das vendas a prazo, é relevante descobrir as vantagens oferecidas pelo pagamento à vista para saber qual é a melhor decisão para sua empresa.

Acompanhe!

Recebimento a curto prazo

Uma das principais vantagens das vendas à vista é o recebimento a curto prazo. Dessa maneira, é possível ter dinheiro em caixa mais rapidamente e as finanças do seu negócio são melhor controladas.

Com o caixa bem administrado, fica mais fácil garantir o pagamento dos colaboradores, a realização de investimentos e a criação de uma reserva de emergência, por exemplo. Ademais, a necessidade de solicitar empréstimos e financiamentos — que cobram juros para o pagamento — diminui.

Criação de um planejamento financeiro

Como você viu, ter dinheiro em caixa mais rapidamente facilita a criação de um planejamento financeiro. Afinal, se torna mais prático distribuir os recursos. Isso é benéfico para o gerenciamento de um negócio, especialmente a gestão do fluxo de caixa e o capital de giro.

Quais são as desvantagens das vendas à vista?

Apesar de alguns benefícios, a vendas à vista também podem ter pontos que merecem atenção. Por isso, conheça as possíveis desvantagens dessa modalidade!

Menor adesão do público geral

Apesar das vantagens que você acompanhou, o pagamento à vista fica cada vez menos usual com o tempo. Isso ocorreu especialmente com o surgimento dos cartões de crédito e a popularização das maquininhas.

É possível que você já tenha visto até mesmo vendedores ambulantes oferecendo essa forma de pagamento. Assim, a preferência pelas vendas a prazo sinaliza que contar apenas com o pagamento à vista pode afastar os clientes.

Descontrole no fluxo do caixa

Apesar de ter sido citado como uma vantagem, o dinheiro no curto prazo também pode ser desvantajoso para empresas que não organizam o fluxo de caixa. Sem um planejamento financeiro, há o risco de gastar demais e distribuir os recursos incorretamente entre os setores.

Como saber qual opção é melhor entre vendas a prazo e à vista?

Após conhecer as vantagens e desvantagens das duas formas de pagamento, é possível perceber como optar por uma ou outra é complexo. Contudo, a escolha é facilitada ao ter em mente a melhor experiência para o consumidor e melhores condições para a empresa.

Para isso, vale a pena considerar alguns fatores. Veja!

Mercado de atuação da empresa

Para concluir se as vendas a prazo ou à vista são mais vantajosas para a empresa, você precisa conhecer seu segmento de atuação.  É indispensável fazer uma análise dos fatores externos para saber se essa escolha não afastará a clientela.

Essa análise deve incluir o entendimento das soluções oferecidas pela concorrência. Afinal, você pode ser trocado por ela se não optar pela forma de pagamento mais alinhada com o mercado. Assim, seu negócio poderia passar por dificuldades e não conseguir se manter.

Perfil do público atendido

O seu público-alvo é mais organizado financeiramente ou tem dificuldades nesse quesito? Qual é a classe econômica em que ele se encaixa? Quais meios de pagamento são os preferidos por ele?

Responder essas perguntas ajuda a entender qual opção é mais viável para o seu negócio, conforme o perfil do cliente. Por exemplo, públicos organizados financeiramente costumam optar pelo parcelamento. Em contrapartida, quem tem menos dinheiro nem sempre pode pagar à vista.

Há, ainda, preferências relacionadas a segmento de atuação. No varejo, por exemplo, oferecer a opção de pagamentos a prazo e à vista é fundamental.

Tipos de produto ou serviço oferecido

Itens de pequeno valor e comprados em varejo normalmente se alinham mais com pagamentos à vista. No entanto, se os produtos ou serviços oferecidos no seu negócio exigirem um poder de aquisição maior, é possível que o pagamento parcelado seja mais benéfico.

Taxas cobradas

Também é válido considerar as taxas cobradas nas formas de pagamentos. Um exemplo disso são as taxas exigidas pelas administradoras dos cartões de crédito e débito. Logo, é importante fazer uma análise do valor para entender qual opção oferece o melhor custo-benefício.

Ambiente onde as vendas são realizadas

Quando se trata de vendas on-line, costuma ser comum que os clientes optem pela opção de comprar a prazo, seja em uma vez ou parcelado. Essa modalidade tende a ser mais cômoda e segura para o pagamento.

Por outro lado, nem sempre é o que ocorre com lojas físicas — especialmente as que vendem itens mais baratos. Nesse caso, a preferência do público em alguns momentos pode ser pelo pagamento à vista. Então leve esse aspecto em consideração.

Prazos das formas de pagamentos

O prazo para o recebimento do pagamento varia segundo a modalidade escolhida. Assim, você deve considerar a realidade da sua empresa para entender o prazo mais adequado dentro do seu fluxo de caixa.

Feito isso, certifique-se de que os prazos da opção de pagamento escolhida se alinhem com o fluxo de caixa do seu negócio. Isto é, ele precisa ter condições de se manter até os prazos estipulados para o recebimento do dinheiro.

Como a antecipação de pagamentos ajuda na hora de vender a prazo?

Conforme você notou, o prazo de recebimento dos pagamentos parcelados pode dificultar a gestão financeira de uma empresa. Mas, como essa modalidade de pagamento costuma ser popular, excluí-la do seu negócio não costuma ser a melhor decisão.

Por isso, a decisão certa pode ser conciliar as duas formas de pagamento. E, se você tem receio das dificuldades em relação ao caixa da empresa, pode contar com soluções que antecipam as compras a prazo.

A antecipação é possível com o adiantamento de recebíveis. Desse modo, você conta com uma empresa para agilizar o recebimento do dinheiro de compromissos futuros. Isso permite a reposição de estoque, aquisição de matérias-primas e demais investimentos com praticidade.

Ao antecipar os recebíveis você não estará se endividando ou pagamento juros. A operação é feita com os seus recebimentos futuros, incluindo um deságio como taxa. Assim, você sabe qual será o custo de forma honesta e transparente.

Como criar um bom plano de ação para utilizar as duas modalidades?

Ao longo da leitura, você notou pontos positivos e negativos em ambas as modalidades. E viu que uma possibilidade viável é conciliar as duas, oferecendo diversas opções para os seus clientes e se destacando no mercado.

Isso ajuda a não limitar o seu negócio. Porém, para atingir esse objetivo é importante criar um plano de ação. Acompanhe dicas a seguir!

Aumente a segurança do pagamento

Entre as desvantagens do pagamento parcelado, como você viu, está a possibilidade de inadimplência e endividamento dos clientes. Para evitar esse problema, é válido elevar a segurança desse método. Um dos meios é disponibilizar o cartão de crédito para pagamento.

Nesse caso, mesmo que o cliente não tenha condições financeiras para o pagamento, a administradora do cartão repassa o valor. Assim, não será a sua empresa a responsável por lidar com o problema, mas sim as instituições de crédito.

Além disso, outra medida de segurança sugerida é planejar contratos de vendas que exigem garantias. Isso pode ser o pagamento de multas em caso de inadimplência, por exemplo. Desse modo, fica mais fácil conduzir ações judiciais, caso necessário, e ter o dinheiro de volta.

Em contrapartida, receber o pagamento à vista em dinheiro pode não ser o método mais seguro. Lembre-se de que o nível de insegurança é comum em muitos lugares. Isso aumenta a propensão de assaltos. Assim, concentrar as vendas no débito ou por outros meios pode ser interessante.

Faça um planejamento financeiro

Especialmente no caso das vendas à vista, é comum o oferecimento de descontos para tornar a modalidade mais atrativa. Porém, sem adotar um planejamento financeiro eficiente, isso pode atrapalhar o fluxo do negócio.

Assim, pense em estratégias que beneficiem a empresa. Isso pode refletir no desconto em produtos que tiveram baixo desempenho, por exemplo. Outra opção é criar ofertas em épocas de baixa procura, mas sempre focando no equilíbrio financeiro.

Destaque as modalidades na estratégia de marketing

Como vimos, ter diversos meios de pagamento ajuda a atrair clientes. Mas a atração só é potencializada se você destacar essa informação nas suas estratégias de marketing. Por isso, fique atento para usar seus diferenciais na conversão de clientes.

Conseguiu avaliar as vantagens e desvantagens das vendas a prazo e à vista? Em vez de escolher entre uma ou outra, uma boa opção é utilizar as duas modalidades para aproveitar os benefícios de ambas. Para isso, adote estratégias eficientes de organização financeira!

Antecipar os recebíveis faz parte das soluções estratégicas pensadas para uma empresa. E o Tomático pode ajudar você nessa jornada. Saiba mais em nosso site!