tomatico.com.br

Antecipação de recebíveis online: 4 benefícios para MPMEs!

Tempo estimado de leitura: 6 minutos

17/09/2021

Se você ainda não conhece a antecipação de recebíveis online, descubra agora do que se trata!

Homem contente após ter seu lucro antecipado

Existem diversas situações que podem levar as micro, pequenas e médias empresas (MPMEs) a precisarem de créditos.

Nesse cenário, é importante pesquisar as diferentes alternativas do mercado para encontrar a mais adequada. Por exemplo, você conhece a antecipação de recebíveis online?

Ela pode trazer benefícios para o negócio quando comparada às linhas de crédito tradicionais, como o empréstimo. Então vale a pena entender o seu funcionamento e de que maneira ela pode auxiliar o seu empreendimento.

Que tal aprender mais sobre o assunto? Continue lendo e conheça 4 benefícios da antecipação de recebíveis online para MPMEs!

O que é a antecipação de recebíveis online?

A antecipação de recebíveis, como o nome indica, permite antecipar o pagamento de valores que a empresa tem a receber referente às vendas.

Dessa maneira, seu negócio oferece alternativas de pagamento a prazo e parcelamentos, mas pode receber os valores à vista.

Isso é feito ao contratar o serviço de antecipação de recebíveis em uma instituição. Assim, não é necessário aguardar longos períodos para ter acesso ao dinheiro.

Portanto, o empresário terá maior controle em relação ao fluxo de caixa e contará com disponibilidade financeira.

No caso da antecipação de recebíveis online, o diferencial é que ela é feita pela internet. Ou seja, todo o processo de contratação até a liberação dos valores é realizado de maneira digital. Logo, não é necessário se dirigir a estabelecimentos específicos para fechar o contrato do serviço.

Como funciona a antecipação de recebíveis online?

As regras sobre a antecipação de recebíveis online podem variar conforme a empresa responsável por conceder o benefício. No entanto, ela sempre funciona com base na cessão de créditos: você cede os valores que tem a receber à fornecedora do serviço.

Dessa maneira, a instituição é que receberá os valores referentes à venda nos prazos acordados. Para tanto, incide um deságio sobre as parcelas que serão antecipadas.

Todos os detalhes sobre o total que será recebido e demais condições são apresentados antes de fechar o contrato.

Por exemplo, a antecipação de recebíveis da Tomático é feita considerando as vendas realizadas na máquina de cartão. Então, em vez de aguardar a data de liquidação de cada parcela, você consegue acesso aos valores de maneira imediata para utilizar em seu empreendimento.

Além disso, o sistema consegue avaliar o valor de crédito que pode ser liberado conforme o histórico de faturamento da sua empresa.

Isso ajuda a identificar um total adequado à realidade do negócio e a concessão de um parcelamento flexível.

Quais são os 4 benefícios que a antecipação traz para MPMEs?

Entendendo o que é a antecipação de recebíveis online, é possível compreender melhor os benefícios que ela traz para a empresa. A seguir, você conhecerá 4 vantagens dessa modalidade de crédito para MPMEs.

Confira!

1. Facilidade da contratação

Muitas vezes, conseguir crédito se torna um verdadeiro desafio para as empresas. Linhas tradicionais de empréstimo e financiamento podem exigir diversas etapas burocráticas, além de um custo efetivo total que tende a ser elevado.

Por outro lado, a antecipação de recebíveis online é capaz de facilitar todo o processo, trazendo praticidade e segurança na hora de obter acesso ao crédito. Nesse caso, o procedimento é todo realizado de maneira digital.

A documentação é enviada digitalizada e o contrato é feito mediante assinatura digital. Além disso, a proposta é avaliada em menos de 5 minutos, garantindo toda a agilidade necessária para ter acesso aos recursos. Interessante, não é?

Isso significa que não é preciso levantar um grande volume de documentos e aguardar por dias para ter uma resposta.

E após a provação você recebe diariamente o valor das vendas feitas no crédito, sem preocupações e sem precisar adotar outros procedimentos.

2. Custos mais baixos

Como se trata da antecipação de créditos da própria empresa, essa modalidade consegue trazer taxas bastante atrativas. Afinal, há menos riscos envolvidos na transação. Assim, a instituição que concede os valores antecipados pode apresentar condições melhores.

Comparado aos custos envolvidos em empréstimos e financiamentos, que costumam ter juros elevados, a alternativa se torna mais econômica.

Na prática, a cobrança é feita por meio de um pequeno desconto no valor das vendas, que visa remunerar o serviço.

3. Maior liquidez

A agilidade proporcionada pelo processo garante alta liquidez para a antecipação de recebíveis online.

Com o contrato vigente, você tem a oportunidades de receber os valores referentes às vendas todos os dias, mesmo que elas sejam parceladas em várias vezes.

Isso permite um melhor planejamento financeiro da empresa e otimiza o fluxo de caixa. Essa maior disponibilidade do capital de giro pode ser o diferencial para lidar com as obrigações financeiras comuns no dia a dia de uma MPME.

O motivo para isso é que a disponibilidade de valores também aumenta o poder de negociação com os seus credores. Ou seja, é possível buscar condições mais atrativas ao fechar novos contratos com fornecedores, como descontos em pagamentos à vista.

4. Ausência de endividamento

Diferentemente do que acontece quando você solicita um empréstimo, a antecipação de recebíveis não gera uma dívida.

A empresa não está solicitando crédito emprestado, mas apenas antecipando valores que receberá no futuro referente às vendas.

Assim, você cede o direito ao recebimento do montante, em troca da antecipação que é feita com um deságio.

Isso reduz os riscos financeiros do negócio, que poderia enfrentar dificuldades em cenários de concessão de empréstimo — especialmente diante de juros mais elevados.

Dessa maneira, a empresa tem mais possibilidades para captar recursos utilizando os seus próprios contratos. Sem dívidas, fica mais fácil lidar com obrigações financeiras, manter um fluxo de caixa mais alinhado e realizar projetos.

Agora que você já conhece esses 4 benefícios da antecipação de recebíveis, fica mais fácil avaliar essa solução para a companhia. Não se esqueça de contar com boas parcerias para viabilizar o acesso aos valores da melhor maneira para o desenvolvimento da sua empresa.

Que tal saber mais sobre como funciona a antecipação de recebíveis e aproveitar essa opção para o seu negócio? Acesse o site da Tomático e conheça as nossas soluções!