tomatico.com.br

Como o Tomático pode ajudar quem está começando a empreender?

Tempo estimado de leitura: 11 minutos

14/03/2022

Veja dicas para ter sucesso e saiba como o Tomático pode ajudar!

Quem está começando a empreender encontra em sua jornada muitas oportunidades de obter sucesso, mas também diversos desafios. Nesse sentido, contar com o suporte adequado pode ser um fator determinante para os empreendedores iniciantes.

Além de boas ideias e muito trabalho para oferecer um produto ou serviço, é preciso lidar com aspectos financeiros e burocráticos. Mas, com o planejamento e as estratégias apropriadas para o seu modelo de negócios, você pode vencer as etapas necessárias para ter os resultados desejados.

Neste artigo, conheça mais sobre o cenário do empreendedorismo no Brasil, quais as principais etapas do planejamento e como o Tomático pode ajudar quem está começando a empreender!

Qual é o cenário do empreendedorismo brasileiro nos últimos anos?

O Brasil vem apresentando uma escalada no empreendedorismo nos últimos anos, com cada vez mais pessoas abrindo o próprio negócio. Isso aconteceu mesmo no ano de 2020 — que trouxe novos desafios, com o surgimento da pandemia de covid-19.

Diante da crise na saúde e da necessidade de distanciamento social para conter o espalhamento da doença, o mercado precisou se adaptar. Logo, foi necessário encontrar novas formas de manter as atividades comerciais.

Ainda assim, a pandemia não foi um impasse total para a criação de novos empreendimentos. Na realidade, a quantidade de micro e pequenas empresas que surgiram nesse período aumentou em comparação ao ano de 2019.

Um dos fatores para esse resultado foi a escassez de empregos. Muitas pessoas foram demitidas dos seus trabalhos e encontraram no empreendedorismo uma chance para lidar com a situação. Além dos empreendedores por necessidade, outros tantos também se lançaram no mercado por opção.

De acordo com o Ministério da Economia, em 2021 as micro e pequenas empresas (MPEs) representavam 98% do universo empresarial do país. Além disso, elas têm uma participação de 27% na produção nacional.

Entretanto, inúmeras empresas ainda têm dificuldade em se manter, especialmente nos primeiros anos. A falta de planejamento ou o desconhecimento de aspectos burocráticos são fatores que interferem na longevidade dos negócios.

Nesse cenário, diversas iniciativas vêm sendo criadas para auxiliar quem está começando a empreender. Elas vão desde a capacitação, com informações valiosas e de qualidade aos novos empresários, até as linhas de crédito especiais.

Quais são as etapas da abertura do próprio negócio?

Para aumentar as suas chances de ter sucesso, é importante conhecer as etapas para começar a empreender do zero. Dessa forma, você aproveita melhor os recursos que possui em mãos, bem como as oportunidades do mercado.

Confira os principais passos a seguir!

Concepção da ideia

A primeira etapa para abrir o próprio negócio consiste na concepção da ideia. Nesse momento, você analisará o que pretende oferecer ao mercado, quem é o seu público e quais são os conhecimentos necessários para o empreendimento.

Também é interessante avaliar se a idealização da empresa representa uma oportunidade, de fato, e se ela faz sentido para a sua vida. Isso inclui perceber se você está disposto a se dedicar ao projeto e realizar as demais etapas até o sucesso do empreendimento, por exemplo.

O estágio inicial é fundamental, pois envolve a decisão pelo empreendimento e requer ponderação. Se, a partir dessa análise, a sua opção for abrir o seu próprio negócio, a fase seguinte é planejar como você alcançará esse objetivo na prática.

Análise do mercado

Após se decidir por abrir uma nova empresa, é fundamental estudar como está o mercado para a área de atuação desejada. Tenha em mente que não basta ter uma boa ideia e oferecer um excelente produto. Afinal, é preciso que existam pessoas interessadas em comprar.

Assim, um cuidado relevante é realizar uma pesquisa de mercado, focando especialmente no seu cliente ideal. Você precisa entender aspectos sobre ele, como:

  • faixa etária;
  • classe social;
  • região;
  • gênero (se for relevante para o seu negócio);
  • preferências de consumo;
  • objeções.

Além dessas informações, você pode coletar outros dados que considerar importantes para o empreendimento. É preciso entender quais são as dores do seu cliente e como a sua empresa poderá ajudar a entregar mais valor.

Da mesma forma, é válido pesquisar sobre a concorrência. Essa prática fornecerá uma base para pensar sobre o seu negócio e lidar melhor com os desafios de quem está começando a empreender.

Plano de negócios

Depois das etapas anteriores, você já terá mais clareza sobre o que está buscando na sua empresa e pode determinar como ela será colocada em prática de forma assertiva. Para isso, um instrumento essencial é o plano de negócios.

Ele concentra as principais informações sobre o empreendimento. Nele, você deve adicionar elementos de maneira objetiva e detalhada. Um plano de negócios pode ter:

  • detalhes sobre o ramo de atuação;
  • definição do produto ou serviço que você oferece;
  • informações sobre os fornecedores e os colaboradores;
  • informações sobre o mercado;
  • pontos fracos e fortes do negócio;
  • análises da concorrência;
  • metas;
  • ações necessárias.

Como você pode ver, esse plano reúne os aspectos mais importantes da sua empresa. Além de ser um retrato da sua situação atual, ele também é uma forma de planejar as ações para o futuro. Essa visão permitirá que o negócio tenha um crescimento efetivo.

Planejamento estratégico

Vimos que o plano de negócios investiga a situação da empresa e ajuda a projetar metas para o futuro, certo? No entanto, também é necessário ter um norte sobre como esse trabalho será feito. Essa é a função do planejamento estratégico.

Após fazer o retrato proporcionado pelo plano de negócios, é o momento de definir quais caminhos serão seguidos para alcançar o crescimento projetado. Por meio do planejamento estratégico, você saberá onde pretende chegar e quais os passos necessários para tornar sua meta realidade.

Desse modo, além de ter as metas definidas objetivamente, bem como as ações a serem tomadas para concretizá-las, também é preciso contar com ferramentas para medir os resultados. Ao acompanhar o processo de desenvolvimento, você percebe com clareza quais ações deram certo e o que precisa ser repensado.

Procedimentos legais

Um dos passos essenciais para quem está começando a empreender é a formalização. O cuidado com os procedimentos legais é importante não apenas no momento da abertura da empresa, mas durante toda a sua trajetória.

Por conta do proeminente papel das MPEs que você viu anteriormente, o Ministério da Economia tem buscado facilitar os procedimentos e reduzir as burocracias para abertura de pequenas empresas.

O objetivo é garantir que o empreendedor cumpra com as suas obrigações e que também tenha acesso aos seus direitos. Atuar de maneira formal desde o início evita que a empresa tenha problemas fiscais no futuro, garantindo uma atuação mais segura.

Da mesma forma, estar em dia com as responsabilidades legais transmite mais profissionalismo aos clientes. E isso ajuda a fortalecer a sua imagem no mercado desde o início.

Para auxiliar nessa etapa, você pode buscar os serviços de um contador e/ou um advogado. Esses profissionais ajudarão você a entender mais sobre os seus compromissos, impostos e outros fatores pertinentes ao novo negócio.

Divulgação

Com todos os passos para ter um bom produto ou serviço e seguir os procedimentos legais, chega o período de mostrar para a sua audiência o que você tem a oferecer. Você pode contar com diversas estratégias para esse fim, sempre buscando alinhar a comunicação com o seu público.

O ideal é avaliar as formas de divulgação que fazem mais sentido para o seu negócio e elaborar campanhas de impacto. Não deixe de explorar o potencial da internet. Esse ambiente permite chegar a muitas pessoas e proporciona veículos gratuitos ou com custo baixo para a divulgação.

Gestão financeira

Um dos desafios de quem está começando a empreender — e até mesmo para as pessoas experientes no mercado — é fazer a gestão financeira. A administração das finanças é primordial para ter bons resultados na empresa.

Afinal, a organização financeira garante o destino correto para os recursos e a longevidade da empresa. Ainda, ela envolve diversos processos fundamentais para ao negócio, tais como:

  • formação de preços;
  • gestão de fluxo de caixa;
  • planejamento de investimentos;
  • contratação de pessoas;
  • administração de dívidas e empréstimos;
  • investimentos.

Para ter sucesso na gestão financeira da empresa, é essencial desenvolver conhecimentos específicos desse setor ou buscar profissionais capacitados na área. Assim, suas decisões serão mais inteligentes e acertadas.

Vale a pena buscar uma linha de crédito para abrir seu negócio?

As linhas de crédito são frequentemente consideradas vilãs da saúde financeira pessoal. Entretanto, isso não acontece no cenário empresarial. Na verdade, essas linhas de crédito representam uma oportunidade para a empresa, desde que o seu uso seja consciente e planejado.

O empréstimo pode ser um recurso para investir no crescimento do negócio e ajudar a obter um retorno ainda maior, por exemplo. Contudo, para ter os melhores resultados, é fundamental se planejar de maneira minuciosa.

Por exemplo, você deve saber de quanto capital precisa para abrir e manter o seu novo negócio. Ademais, é válido entender como o crédito pode ser usado de forma mais eficiente e quais são os resultados que você espera a partir da injeção de mais recursos.

A partir do seu plano de negócios, é possível saber quais são as possibilidades de crescimento, qual a quantia necessária e como você poderá assumir esse compromisso de maneira sustentável, sem prejudicar as finanças da empresa.

Como o Tomático pode ajudar quem está começando a empreender?

Como você viu, abrir um negócio é uma jornada que demanda empenho e disposição para lidar com os desafios. Após analisar as contas e decidir buscar uma linha de crédito, os novos empreendedores se deparam com outro entrave: a burocracia.

A primeira dificuldade é conseguir a aprovação. Afinal, a empresa ainda tem poucas garantias a oferecer. Muitas vezes, as oportunidades de empréstimo que surgem contam com taxas altas e condições de pagamento difíceis.

Mas o Tomático pode ajudar a lidar com esses problemas. Oferecemos uma solução moderna, alinhada com o mercado do futuro. Assim, os novos empreendedores contam com um parceiro que disponibiliza o acesso ao crédito de forma simples e rápida.

Conheça mais!

Operação 100% digital

Toda a operação de obtenção de crédito no Tomático é feita digitalmente. O processo abrange a solicitação, a assinatura eletrônica, bem como o envio e o recebimento de documentos. A análise do limite disponível também é feita na hora, permitindo que você já conheça a quantia disponível.

Pagamento personalizado

Uma das grandes objeções dos empreendedores em relação às linhas de crédito é sobre o compromisso com o pagamento das parcelas. No Tomático o seu empréstimo tem condições personalizadas, conforme a sua disponibilidade financeira.

Além disso, o pagamento é feito de maneira automática, diretamente na maquininha do cartão utilizada no seu negócio. Ele pode acontecer de duas formas:

  • parcelas flexíveis — o valor é descontado diariamente, de maneira proporcional às vendas. Essa é uma alternativa para negócios sujeitos à sazonalidade;
  • parcelas fixas — o empreendedor que preferir, pode ter parcelas fixas e saber exatamente quanto pagará.

Sem garantias

O crédito disponível para a operação é determinado a partir da análise do seu histórico e da documentação apresentada no momento da proposta. Assim, não é preciso oferecer nenhum tipo de garantia física para conseguir a aprovação.

Transparência

Você tem medo de pedir um empréstimo e se deparar com taxas e juros que não foram mencionados na contratação? Com o Tomático os juros e custos da operação são informados de forma honesta e transparente desde o início. Sem surpresas depois!

Como solicitar um crédito no Tomático?

Agora que você já sabe como funciona o crédito para empreendedores do Tomático, pode estar se perguntando como fazer a solicitação, certo? O procedimento é muito simples. Basta se cadastrar no site e inserir os dados da sua maquininha de cartão.

Rapidamente você receberá a proposta mais adequada ao seu perfil e poderá dar a sequência ao crédito encaminhando a documentação correspondente. Então o dinheiro estará disponível na sua conta em poucos dias.

Viu como o Tomático pode ajudar quem está começando a empreender? Não deixe de fazer os planejamentos e estudos necessários para a sua empresa e contar com o auxílio de uma linha de crédito para realizar seus sonhos!

Quer obter crédito com vantagens e sem burocracias? Entre em contato com o Tomáticoe encontre a linha ideal para o seu negócio!