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Planejamento estratégico: o que é e como colocar em prática no próximo ano?

Tempo estimado de leitura: 12 minutos

03/01/2022

Entender o que é e como funciona o planejamento estratégico permite fazer o seu negócio prosperar de forma sustentável no próximo ano. Saiba mais!

planejamento estratégico o que é

O planejamento estratégico é uma ferramenta que pode desempenhar um papel fundamental no crescimento e no sucesso de uma empresa. Afinal, por meio dele é possível definir claramente os objetivos organizacionais e listar ações concretas para atingi-los.

Além disso, um bom planejamento permite se preparar para as mudanças e construir uma equipe alinhada. Por isso, vale a pena conhecer mais sobre o planejamento estratégico, entender como ele funciona e saber como colocá-lo em prática.

Continue a leitura a seguir para conhecer as principais características de um planejamento estratégico, seus diferenciais e dicas para implementá-lo no próximo ano!

O que é planejamento estratégico?

Para começar, é importante saber o que é planejamento estratégico. Trata-se de um processo no qual os líderes organizacionais definem sua visão para o futuro da empresa, identificando as estratégias e ações necessárias que permitam alcançar os objetivos almejados.

Para tanto, eles se baseiam em diversos fatores que podem comprometer ou viabilizar a implementação do planejamento. É o caso, por exemplo, da situação atual do negócio e as oportunidades e ameaças que o mercado apresenta.

Esse processo resulta em um plano estratégico. Ele é um documento que detalha todas as etapas do planejamento. Assim, os envolvidos com o projeto podem consultá-lo sempre que for necessário — servindo como um guia para a organização.

E o que é planejamento estratégico situacional?

O planejamento estratégico situacional possui características semelhantes ao modelo tradicional, apesar de ter diferenças marcantes. Em relação às semelhanças, os gestores também norteiam seus planos analisando os pontos fortes e fracos da organização.

Além disso, eles igualmente analisam o cenário externo para identificar as oportunidades de crescimento e as ameaças que podem prejudicar os resultados esperados. Porém, diferentemente do modelo tradicional, o planejamento situacional não considera o futuro como certo.

Isto é, enquanto no planejamento estratégico tradicional se pressupõe que é possível atuar sobre os fatores conforme as estratégias traçadas, no situacional acredita-se que elas devem ser constantemente ajustadas para acompanhar a realidade.

Qual a relação entre planejamento estratégico, tático e operacional?

Agora você já sabe o que é planejamento estratégico e qual a diferença entre o modelo tradicional e o situacional. Mas, quando o assunto é planejar as ações empresariais, é comum que surjam dúvidas sobre os tipos de planejamento.

Por isso, antes de prosseguir, é válido conhecê-los e entender a relação entre eles. Como você viu, o planejamento estratégico é a visão do futuro da empresa. Além disso, as decisões tomadas são de responsabilidade da alta administração.

Por outro lado, o planejamento tático foca nos planos de ação em um nível mais departamental. Os responsáveis pela sua elaboração e execução são os gestores de cada departamento. Para tanto, eles se baseiam no planejamento estratégico.

Já o planejamento operacional é mais focado em ações de rotina, ou seja, atividades que fazem a empresa funcionar. Nesse caso, ele é executado pelas equipes, mas planejado pelos gestores, conforme objetivos específicos.

Assim, é possível entender que o planejamento estratégico se desdobra para os demais membros da organização a partir desses outros tipos de planejamento. Portanto, ele reforça os objetivos a serem alcançados durante o tempo pré-estabelecido.

Qual a importância de um bom planejamento estratégico?

Um bom planejamento estratégico permite ao gestor e à empresa como um todo usufruir de diversos benefícios — como uma comunicação mais alinhada. Afinal, a existência de um plano permite que a administração compartilhe as diretrizes que nortearão o trabalho do restante da equipe.

Além disso, quando os objetivos organizacionais estão bem definidos e os próximos passos já estão previstos no planejamento, as atividades internas se tornam mais dinâmicas. Esse fator, por sua vez, permite reduzir o tempo de respostas às ações.

Há, ainda, o benefício do aumento na produtividade dos colaboradores. A compreensão do motivo de perseguir um objetivo dá mais foco às iniciativas que precisam ser executadas. Logo, as tarefas são entregues de forma mais organizada e dentro do prazo previsto.

Outro ponto positivo de um bom planejamento estratégico é a clareza quanto ao papel a ser cumprido pela organização no mercado. Isso acontece porque as metas são definidas com base na visão de futuro e nos valores do negócio.

Por fim, como parte desse processo de planejamento envolve a identificação de fatores internos e internos à organização, você poderá entender melhor quais são as estratégias mais adequadas para fazer seu negócio crescer em diferentes cenários.

Como fazer um planejamento estratégico?

Depois de conhecer o que é um planejamento estratégico e qual sua importância, é o momento de saber como fazê-lo. Veja a seguir como estruturá-lo de forma prática!

Defina objetivos e metas para o negócio

Para começar, é preciso definir os objetivos e metas para o seu negócio. Afinal, esse direcionamento orientará todo o seu planejamento estratégico. Para elaborá-los adequadamente, você pode utilizar a metodologia SMART.

Essa sigla traz uma série de características para os objetivos a serem estabelecidos:

  • S — specific: devem ser claros e específicos;
  • M — measurable: devem ser quantificáveis, capazes de serem medidos;
  • A — achievable: precisam ser realistas e alcançáveis;
  • R — realistic: devem ser relevantes para o negócio;
  • T — timely: precisam ter prazos claramente definidos, incluindo data de início e fim.

Para melhor entendimento da metodologia SMART, confira um exemplo de definição dos objetivos e das metas, na prática.

  • Qual resultado é esperado? Aumentar as vendas em 20%.
  • Como esse resultado pode ser mensurado? Avaliando a evolução das vendas.
  • O momento é oportuno para ir em busca desse resultado? Sim.
  • Isso é relevante para todos os envolvidos? Sim.
  • Em quanto tempo o resultado deve ser alcançado? Em até seis meses.

Analise o ambiente interno e externo

O próximo passo para montar um planejamento estratégico envolve uma análise criteriosa do ambiente interno e externo do negócio. Dessa forma, será possível saber se a organização possui os recursos necessários para o alcance dos objetivos e das metas.

Além disso, a análise permite entender como a dinâmica do mercado pode influenciar os resultados. Essa avaliação pode ser realizada por meio da matriz SWOT. Sua sigla significa:

  • S — strengths: são os pontos positivos (forças) da empresa que podem ajudá-la a alcançar seus objetivos;
  • W — weaknesses: são os aspectos negativos (fraquezas) de uma empresa que podem atrapalhar o alcance do resultado esperado;
  • O — opportunities: são as mudanças positivas (oportunidades) no mercado que podem favorecer o seu negócio;
  • T — threats: são todos os fatores desfavoráveis (ameaças) para a sua empresa que normalmente se apresentam como um empecilho.

Em relação ao ambiente interno, você pode avaliar, por exemplo, os critérios: localização, recurso financeiro, acesso à matéria-prima e capacidade operacional. Já no ambiente externo, entre os aspectos que podem ser analisados estão os concorrentes e o comportamento de clientes.

Elabore as estratégias a serem aplicadas

Ao conhecer as forças e as fraquezas do seu negócio, além das oportunidades e as ameaças do mercado, é possível elaborar as estratégias que ajudarão a empresa a avançar em seus propósitos. Nesse momento, é válido estabelecer uma estratégia para cada objetivo com sua respectiva meta.

Veja um exemplo:

  • objetivo/ meta: aumentar o faturamento em 20% nos próximos 6 meses;
  • forças/ oportunidades: fácil acesso à matéria-prima, capacidade operacional ociosa, potencial demanda por determinados produtos;
  • estratégia: lançar novos produtos que a concorrência não tem;
  • fraquezas/ ameaças: não possui muito recurso para investir, quando comparado ao concorrente;
  • ação: realizar pesquisas de mercado, solicitar crédito e investir em marketing digital.

Monte um plano de ação

Agora é o momento de construir um plano de ação. Com ele, será possível viabilizar as estratégias a serem adotadas para alcançar os objetivos definidos. Para entender melhor como proceder, vale a pena utilizar a ferramenta 5W2H.

Suas iniciais resultam da união entre as iniciais das perguntas que ajudam a desenvolver essa ferramenta. Veja só:

  • What: o que deve ser feito?
  • Why: por que precisa ser realizado?
  • Who: quem será o responsável?
  • Where: onde será implementado?
  • When: quando o projeto começará e terminará?
  • How: como será conduzido?
  • How much: quanto será o valor do investimento?

Com essas respostas, você terá um documento bem detalhado sobre o que deve fazer e como fazer. Ele funcionará como um mapa para guiar as iniciativas organizacionais. Portanto, não deixe de adotá-lo durante a criação do seu plano estratégico.

Tenha métricas de desempenho

Para finalizar, defina métricas que permitam acompanhar o desempenho das metas traçadas. Assim, será possível saber se tudo está saindo conforme o planejado ou se o plano traçado precisa de reajustes.

É possível fazer essa análise a partir de diversas métricas. Você deve defini-las conforme os objetivos estabelecidos. Por exemplo, se o seu propósito é aumentar o faturamento da empresa em 20%, então é necessário monitorar as vendas, certo?

Porém, se o seu objetivo for aumentar o lucro do seu negócio, os indicadores poderiam ser a lucratividade, a rentabilidade e a margem de lucro. Além de acompanhar os resultados, é importante definir uma periodicidade de reuniões para debater os dados coletados.

Como colocar em prática um planejamento estratégico no próximo ano?

Como você viu, o planejamento estratégico envolve diversas pessoas — gestores, colaboradores e fornecedores. É preciso mantê-las motivadas para que ajudem na implementação do projeto. Afinal, sem considerar esse aspecto, ele não funcionará.

Nesse sentido, realize reuniões eficientes para demonstrar a importância da participação de cada um. Aproveite esse momento para ouvi-los. Assim, você mostrará que se importa com a opinião deles — o que pode ser motivador.

Em relação aos seus colaboradores especificamente, não se esqueça de valorizá-los por seu desempenho. Essa atitude é importante porque não reflete apenas no engajamento, mas também na produtividade da equipe. Como consequência, a valorização pode ajudar no alcance das metas mais rapidamente.

Além de pensar na equipe, é válido contar com ferramentas para colocar em prática seu planejamento estratégico. Certamente, elas poderão auxiliar você a traçar, de maneira mais adequada, os objetivos e as metas do seu negócio — bem como as estratégias e ações.

Existem muitas ferramentas de planejamento estratégicos que podem servir de apoio para a construção do seu plano, além das alternativas apresentadas neste artigo. É o caso, por exemplo, análise pestal, matriz BCG, forças de Porter, matriz de Ansoff, análise 360 graus, OKR e balanced scorecard.

Assim, vale a pena escolher aquelas mais alinhadas às suas preferências e utilizá-la no momento de construir o planejamento do seu negócio.

Como revisar e atualizar o planejamento estratégico?

Devido à sua importância, o planejamento estratégico é um processo essencial para qualquer empresa. Porém, para ele ser, efetivamente, benéfico para o seu negócio, precisa ser revisado e atualizado constantemente.

Assim, os gestores poderão monitorar se o que está sendo executado está alinhado ao que foi previsto. Esse processo de revisão pode resultar na atualização do planejamento. Entretanto, se houver discrepâncias significativas, talvez seja necessário elaborar um novo plano.

Conheça quais aspectos podem ser revisados e atualizados no seu planejamento estratégico:

Mudanças no ambiente interno e externo à organização

Como você viu, o ponto de partida do planejamento estratégico é a análise do ambiente externo e interno à organização. Afinal, eles influenciam diretamente nos resultados da empresa. Por isso, é essencial identificar quais áreas foram modificadas para fazer atualizações estratégicas no plano.

Orçamento destinado para a execução do projeto

Outro ponto que merece ser monitorado é o orçamento destinado para a execução do projeto. Assim, você saberá se há recursos o suficiente para colocar em prática as estratégias do seu planejamento — ou se existe necessidade de realizar cortes ou solicitar crédito.

Estratégias e ações desenhadas

Também pode ser essencial fazer uma revisão das estratégias e ações desenhadas no seu planejamento estratégico. Esse tipo de análise permite entender se as táticas adotadas atingiram as expectativas. Caso a resposta seja negativa, será necessário atualizá-las.

Prazos e metas previamente estabelecidos

A revisão do planejamento estratégico também pode exigir alterações nos prazos e metas previamente estabelecidos. Isso porque o tempo de execução do projeto pode se mostrar demasiadamente curto ou o nível de exigência de uma meta pode ser consideravelmente alto.

Assim, vale a pena ter atenção a esse ponto. Caso seja necessário, faça ajustes no planejamento inicial.

Agora que você entendeu o que é e como funciona o planejamento estratégico, é possível perceber como esse processo é fundamental para o sucesso de qualquer empresa. Portanto, não deixe de colocá-lo em prática no próximo ano em prol do crescimento sustentável do seu negócio!

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