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10 Tendências de consumo para ficar de olho em 2022

Tempo estimado de leitura: 12 minutos

07/02/2022

Descubra e mantenha sua empresa a par das mudanças do mercado!

tendências de consumo

Devido à transformação digital e aos novos hábitos adotados durante a pandemia de covid-19, o comportamento do consumidor está mudando rapidamente. Para se adaptar à nova realidade e aproveitar as oportunidades, é essencial que as empresas se atentem às tendências de consumo.

Afinal, elas mostram como as pessoas adquirem produtos e serviços. Portanto, tendências ditam como as organizações precisam planejar suas ações para atender as expectativas dos consumidores. Logo, é importante conhecer as mudanças que podem influenciar suas operações nesse ano.

Quer se preparar melhor? Então veja a seguir as 10 principais tendências de consumo nas quais vale a pena ficar de olho em 2022!

O que são tendências de consumo?

Para começar, é interessante entender o que são tendências de consumo. Esses são novos hábitos que podem se manter por muito tempo na sociedade. Normalmente, eles se desenvolvem a partir das necessidades e desejos de inovação por parte dos consumidores.

Um exemplo disso é o trabalho home office — que se tornou tendência no mercado de trabalho em 2020. Naquele ano, com o distanciamento social apresentado como medida de controle do coronavírus, diversas pessoas levaram para casa a rotina do escritório.

Logo, esse comportamento se tornou padrão, tornando-se uma tendência. Em 2022, o home office ainda está sendo adotado pelas empresas e seus colaboradores. Por essa razão, o modelo de trabalho está deixando de ser uma medida pontual e virando uma realidade no mundo dos negócios.

Contudo, cabe ressaltar que uma tendência de consumo pode ser incorporada pela sociedade no longo prazo ou durar por um curto período. Ainda assim, as empresas que estão atentas aos comportamentos esperados podem se beneficiar disso — como você entenderá mais adiante.

Quais são as 10 principais tendências de consumo para 2022?

Agora que você sabe o que são tendências de consumo, é o momento de descobrir quais são os novos comportamentos que podem se tornar padrão em 2022. Assim, é possível explorá-los em seu negócio para obter diversas vantagens e se destacar no mercado.

O guia de tendências 2022-2023 do Sebrae do Paraná, o estudo consumidor do futuro 2022 da WGSN Insight e a pesquisa trends for 2020 (and 22 for 2022!), da Trend Watching, ajudam a projetar essas mudanças.

Confira a seguir 10 tendências de consumo para 2022 que vale a pena acompanhar!

1. Sustentabilidade

Nos últimos anos, os consumidores estão se tornando cada vez mais conscientes e preocupados com as questões ambientais, já que os problemas ecológicos estão afetando sua qualidade de vida. Assim, é possível observar mudanças de hábitos a favor da sustentabilidade.

Consequentemente, as empresas podem incorporar essa tendência como estratégia de negócio. Algumas maneiras de colocar esse objetivo em prática são a utilização de material reciclado em embalagens e de selos sustentáveis, o descarte correto de resíduos e o uso racional dos recursos naturais.

2. Humanização das marcas

Nos últimos anos, os consumidores passaram a ter um papel mais ativo no processo de compra. Isso fez com que eles buscassem e desejassem uma interação mais humana ao invés de robótica. Nesse contexto, as pessoas passaram a valorizar mais a interação com as empresas.

Assim, os negócios que interagem com o público por meio diversos canais de comunicação, como as redes sociais, podem se destacar. A humanização também pode estar relacionada a outras ações, como a prática de responsabilidade social e a própria sustentabilidade já citada.

3. Personalização

Como você viu, as marcas precisaram se adaptar para oferecer um atendimento mais humanizado ao público. Além disso, outra tendência de consumo é o desejo de personalização. Ou seja, os clientes esperam que suas necessidades sejam traduzidas em serviços e produtos exclusivos.

Para tanto, a empresa precisa conhecer o seu cliente a fundo. A análise de dados do seu público pode ser bastante útil nessa tarefa, já que permite obter informações acerca dos comportamentos e preferências do consumidor, tornando possível a personalização.

4. Economia colaborativa

A economia colaborativa é uma tendência de consumo que se baseia na associação coletiva de bens e serviços. Com ela, é possível reduzir a exploração dos recursos naturais e evitar desperdícios de energia, água, gás etc.. Logo, também é uma maneira de poupar dinheiro.

O Airbnb é um dos exemplos mais famosos de economia colaborativa. Afinal, por meio desse site, as pessoas podem compartilhar seus imóveis com viajantes, ajudando quem deseja ter acesso a uma acomodação mais acessível em relação aos hotéis. Contudo, existem diversas formas de explorar essa tendência.

5. Longevidade

Devido ao aumento da expectativa de vida dos brasileiros, o envelhecimento populacional é uma forte tendência. Isso tem gerado impactos nos mais diversos setores da economia, com destaque para a área da saúde e da alimentação.

Mas, com um mercado de consumo adaptado à juventude, as empresas precisam se reinventar para atingir o público mais velho. Dessa forma, é necessário considerar a longevidade como tendência para saber atender a parcela mais idosa da população adequadamente e aproveitar as oportunidades.

6.  Pautas e causas sociais

O aumento dos protestos espalhados pelo mundo apoiando causas sociais e raciais tem chamado atenção da sociedade. Assim, existe a necessidade de as empresas se atentarem a essas pautas — que podem ter ainda mais relevância e ditar as tendências de consumo nos próximos anos.

Afinal, os consumidores tendem a valorizar empresas que se posicionam a favor de uma causa — seja ela qual for. Isso acontece, especialmente, com os negócios que alinham a prática aos seus discursos. Por esse motivo, vale ter atenção a esse movimento.

7. Figital

Com as restrições físicas impostas pela pandemia de covid-19, as empresas precisaram investir na sua presença digital. Nesse ambiente, os consumidores puderam experimentar a conveniência e o imediatismo na interação com a marca.

Mas isso não fez com que as lojas físicas deixassem de existir. Afinal, o formato digital não pode oferecer as mesmas experiências do ambiente físico — como a possibilidade de interagir com pessoas e produtos.

Para atender a todos os públicos, as marcas precisam buscar maneiras de integrar o ambiente online ao offline. Por isso, a estratégia figital é uma tendência. Ela representa a junção de físico e digital e pode ocorrer, por exemplo, quando a empresa oferece compras no site com retiradas na loja.

Assim, essa é mais uma das tendências de consumo para 2022 — e vale a pena se atentar e se adaptar a ela.

8. Desejo por conveniência

Como você viu, os consumidores, estimulados pelas soluções digitais, acostumaram-se com a conveniência. Afinal, a internet e a tecnologia permitiram obter uma infinidade de serviços e produtos sem precisar sair de casa.

Por exemplo, não é mais necessário enfrentar longas filas em agências bancárias para abrir uma conta ou fazer pagamentos. Agora, basta ter instalado um aplicativo no smartphone para acessar o serviço, em poucos cliques.

Existem vários caminhos para aproveitar essa tendência e oferecer conveniência ao seu cliente. Por exemplo, investir na melhoria no prazo de entrega dos produtos, disponibilizar um atendimento mais rápido, ampliar os meios de pagamento e oferecer mais canais de comunicação no seu negócio.

9. Resiliência equitativa

O cenário de incertezas sanitárias e econômicas decorrentes de uma nova realidade fez com que diversas pessoas enfrentassem transtornos emocionais e psicológicos na pandemia. Em 2022, esses consumidores certamente buscarão soluções que ajudem a lidar com seus sentimentos.

Logo, uma das tendências de consumo para o ano é a procura por soluções que possam aliviar o estresse e a ansiedade da população. Por exemplo, lojas físicas podem criar ambientes calmos e produtores de conteúdos podem escrever livros de autoajuda.

Assim, é possível se atentar a essa tendência e identificar de que forma seu negócio pode suprir essa necessidade de clientes e possíveis novos compradores.

10. Comércio local

Durante a pandemia, os comércios de bairro viram sua demanda aumentar. Isso aconteceu porque a busca por segurança sanitária e o acesso rápido aos bens de consumo fizeram com que as pessoas optassem pelas lojas locais.

Além disso, os novos hábitos de compra mais sustentáveis favoreceram a opção por esse tipo de consumo. Afinal, comprar de produtores e lojas próximas diminui a utilização de transportes emissores de gás carbônico, contribuindo para a preservação do meio ambiente.

A expectativa é que o comércio local continue atraindo a atenção dos consumidores. Por isso, essa é uma das tendências de consumo que vale a pena ficar de olho nesse ano. Se a sua empresa não se encaixa nesse escopo, uma boa ideia pode ser fazer parcerias com lojas locais.

Qual a importância de acompanhar as tendências de consumo?

Depois de conhecer as 10 tendências de consumo que vale a pena ficar de olho em 2022, você deve estar se perguntando qual a importância de acompanhá-las, certo? Saiba que existem diversas razões que justificam tal prática.

Confira!

Estar um passo à frente da concorrência

Independentemente do setor de atuação da sua empresa, você terá que superar a concorrência. Somente assim é possível se destacar no mercado para atrair potenciais clientes e vender mais.

Ao acompanhar as tendências de consumo, torna-se possível se manter atualizado em relação às novidades do mercado e implementá-las antes dos seus concorrentes. Então o seu negócio poderá ter uma vantagem competitiva importante.

Enxergar oportunidades para gerar novos negócios

A busca por oportunidades de novos negócios é um desafio enfrentado por diversos empreendedores. Afinal, para alcançar o sucesso não basta somente ter ideias inovadoras, é necessário também perceber comportamentos que viabilizem os projetos.

Nesse sentido, as tendências de consumo podem gerar insights de negócios que se mostram promissores. Isso porque elas indicam comportamentos que estão se consolidando na rotina dos consumidores.

Descobrir pontos de melhoria

Acompanhar as tendências de consumo no mercado também permite descobrir áreas em que o seu negócio pode melhorar. Dessa forma, é possível tornar os processos mais ágeis e dinâmicos, aumentar a produtividade da equipe e elevar a satisfação do cliente.

Para isso, primeiro você precisa identificar as forças, fraquezas, ameaças e oportunidades relacionadas à competitividade do seu negócio — a chamada análise SWOT. A partir daí, é possível utilizar as informações sobre os novos hábitos dos consumidores para melhorar as estratégias do seu empreendimento.

Identificar ameaças no mercado

Outra razão para acompanhar as tendências de consumo em 2022 é a possibilidade de identificar ameaças no mercado. Elas são comportamentos desfavoráveis que podem interferir negativamente nos resultados do seu negócio.

Ao detectar tendências que podem ganhar força, há como detectar ameaças mais rapidamente. Assim, será viável traçar estratégias para contorná-las, evitando possíveis problemas no futuro que podem colocar em risco a sobrevivência da sua empresa.

Preparar-se para atender as necessidades dos clientes

Um dos pontos decisivos para o sucesso de uma empresa é a sua capacidade de atender as necessidades dos clientes. Isso permite surpreendê-los de forma positiva e levá-los à fidelização, garantindo a continuidade do negócio.

Portanto, é essencial estar atento às novas demandas de consumo. Com essa prática, é possível se preparar com antecedência para se adaptar às mudanças e se adequar às necessidades dos clientes.

Como se preparar para usar as tendências no seu negócio?

Como você viu, acompanhar as tendências de consumo pode trazer diversas vantagens para a sua empresa. Mas como se preparar para implementá-las?

Descubra a seguir a resposta para esse questionamento!

Identifique quais tendências se alinham ao seu negócio

Antes de tudo, é importante saber quais tendências de consumo se encaixam no seu negócio. Afinal, nem todo comportamento fará sentido para todas as companhias do mercado. Portanto, é essencial ter prudência ao absorver novas práticas na sua empresa.

Para tanto, conheça as previsões para o consumo e se pergunte como elas se adéquam à sua marca e suas estratégias comerciais. Lembre-se de considerar também o perfil dos seus clientes. Dessa forma, é possível evitar más escolhas.

Analise as implicações de inseri-las na sua empresa

Depois de identificar as tendências que servem para o seu negócio, é o momento de analisar as consequências que elas podem gerar nos processos organizacionais. Isso é importante porque certas mudanças exigirão investimentos robustos, enquanto outras serão mais simples de implementar.

Além disso, dependendo das alterações que você deseja implementar na sua empresa, será necessário revisar o fluxo de trabalho ou processo e realizar treinamentos com a equipe. Logo, é essencial fazer um estudo profundo do contexto.

Monte um planejamento financeiro e de implementação

Por fim, vale a pena montar um planejamento financeiro para absorver as tendências. Isso permitirá viabilizar as mudanças para se adequar às novidades que combinam com o seu negócio. Assim, há como aproveitar os benefícios dessas oportunidades sem impactar o caixa da sal empresa.

Também é importante ter um plano de implementação que ofereça as diretrizes necessárias para colocar as mudanças em práticas. Ele deve conter, por exemplo, as etapas desse processo e um cronograma com prazos bem definidos.

Como você viu, conhecer essas 10 tendências de consumo para 2022 pode ajudá-lo a identificar oportunidades e ameaças no mercado. Desse modo, é possível otimizar a atuação da sua empresa no mercado e evitar comportamentos que podem prejudicar seu negócio.

Gostou do conteúdo? Complemente a leitura e veja se o seu negócio está preparado para a retomada pós-pandemia!