tomatico.com.br

Qual a relação entre a tecnologia, gestão financeira e o mercado de crédito?

Tempo estimado de leitura: 6 minutos

05/05/2022

A tecnologia pode ser uma grande aliada da gestão financeira do seu negócio.

Um dos pilares de sustentação de qualquer empresa é a saúde financeira. Afinal, se ela não dispor de recursos suficientes para arcar com seus compromissos financeiros, dificilmente conseguirá se manter em funcionamento no longo prazo.

Logo, se você quer aumentar as chances de fazer a sua empresa prosperar, é preciso investir em ferramentas e tecnologia de gestão financeira. Ademais, com a expansão do mercado de crédito empresarial, a falta de recursos já não é mais justificativa para deixar de crescer.

Ficou interessado nesse assunto? Então veja neste conteúdo a relação entre a tecnologia, gestão financeira e o mercado de crédito.

Acompanhe!

Qual a importância da tecnologia na gestão financeira?

É notável que a tecnologia está mudando hábitos de consumo, as relações comerciais, o acesso ao crédito e as estruturas empresariais. Nunca foi tão necessário otimizar sistemas e operações de modo a tratar o grande volume de informações em circulação na era digital.

No passado, era comum preencher manualmente um cheque para o pagamento de restaurantes, lojas de varejo, etc. Hoje, basta aproximar o seu smartphone ou smartwatch da “maquininha” do estabelecimento ou fazer um Pix que o pagamento é realizado imediatamente.

E essa mesma evolução pode ser observada na gestão financeira empresarial. O controle das finanças de uma companhia envolve cálculos acerca de múltiplas operações financeiras realizadas, o que demandava um profissional concentrado, organizado e habilidoso com números.

No entanto, a tecnologia trouxe avanços importantes ao setor, pois conseguiu automatizar e absorver as tarefas mais complexas de gestão. Se antes era necessário ter uma calculadora e um livro contábil físico para registrar o fluxo de caixa da empresa, hoje o processo pode ser feito com um software de gestão.

Ou seja, a tecnologia é aplicada visando aumentar a praticidade, agilidade e precisão das atividades empresariais — especialmente no que se refere à gestão financeira.

Portanto, com a evolução da tecnologia, o empresário agora consegue delegar tarefas de gestão financeira complexas a uma máquina ou ferramenta digital. Isso lhe permite focar no desenvolvimento de estratégias e formas de buscar o crescimento da sua organização.

Como a tecnologia vem sendo aplicada no âmbito da gestão financeira?

Após aprender a importância da tecnologia na gestão financeira de uma empresa, é válido acompanhar como ela vem sendo aplicada nesse sentido.

Atualmente, existem diversas ferramentas digitais que podem ser utilizadas no aprimoramento da gestão financeira do seu negócio. Por exemplo, softwares, planilhas, aplicativos e outras soluções que podem ser encontradas na internet.

Porém, entre as tecnologias mais promissoras e cada vez mais exploradas em um mundo hiperconectado estão a computação em nuvem, a inteligência artificial e o blockchain.

Saiba mais sobre cada uma delas!

Computação em nuvem

Quem tem um pequeno ou médio negócio precisa armazenar os registros financeiros. Em geral, isso é feito em um computador ou servidor localizado na sede da companhia. Ou seja, seu acesso normalmente é restrito, demandando a presença física do interessado.

Contudo, a computação em nuvem, também chamada de cloud computing, trouxe a proposta de tornar acessível qualquer registro da companhia de forma 100% remota. Com ela, você não fica dependente de um espaço físico, dispositivos, arquivos ou estar no local para acessá-los.

Na prática, os seus dados ficarão armazenados em uma plataforma digital unificada que pode ser acessada pela internet de qualquer lugar. Isso gera uma grande economia de custos com segurança, manutenção e energia em comparação aos gastos exigidos para manter uma estrutura física para essa finalidade.

Inteligência artificial

A inteligência artificial está em ampla evolução e compõe a base de softwares que permitem às máquinas realizar todo o tipo de operação. Seu propósito é conseguir reproduzir a capacidade de cognição humana na análise e processamento de dados e, até mesmo, na tomada de decisões.

Dentro desse segmento destaca-se o deep learning, ou aprendizagem profunda. Seu funcionamento é baseado em uma estrutura de rede de neurônios artificiais. Eles são divididos em camadas e trabalham em conjunto para resolver tarefas complexas.

Com essa tecnologia, é possível analisar uma quantidade de dados muito maior que qualquer ser humano. Além disso, a depender de sua programação, ela poderá replicar ações e reações humanas de modo a tomar as decisões mais alinhadas às expectativas financeiras do seu negócio.

Blockchain

O blockchain é uma das tecnologias que ganhou bastante notoriedade devido às criptomoedas. Trata-se de uma espécie de livro contábil digital que registra as transações por meio de blocos de dados criptografados e interligados entre si.

Cada nova transação é inserida em um bloco, que somente será alocado no blockchain se for validado pelos participantes da rede. Esse sistema descentralizado não depende de bancos e governos, permitindo negociações entre parceiros comerciais de forma rápida, prática e segura.

Qual a relação da gestão financeira com o mercado de crédito?

Você já aprendeu mais sobre as tendências e novidades da tecnologia. Porém, quando o assunto envolve o uso de ferramentas no aprimoramento da gestão financeira da sua empresa, ele também se relaciona com a realização de investimentos pela empresa. 

Isso porque as melhores plataformas e recursos de gestão financeira são pagas e você precisará dispor de recursos se for adquiri-las. No entanto, a eventual falta de capital já não é um obstáculo para que você deixe de evoluir a gestão financeira da sua empresa.

Afinal, o mercado de crédito empresarial está mais acessível — independentemente do tamanho da sua companhia. O Tomático, por exemplo, é uma plataforma 100% digital, rápida e transparente, criada de modo a facilitar o acesso ao crédito para micro, pequenas e médias empresas.

Com nossas soluções, você consegue crédito de forma simples, com baixas taxas e sem burocracia. Veja:

  • Crédito Tomático: você não precisa oferecer seu carro ou casa como garantia para ter acesso ao crédito. Basta fazer um breve cadastro e por meio da análise do perfil de sua empresa será apresentada a melhor solução de crédito para as suas necessidades;
  • Antecipação Tomático: com ela, é possível antecipar as vendas feitas em qualquer maquininha de cartão. O pagamento acontece em até um dia útil, podendo ser contratado planos de 12 ou 24 meses.

Viu como a tecnologia pode trazer benefícios na gestão financeira da sua empresa? Agora, se precisar de recursos com o objetivo de ampliar as chances do seu negócio crescer, superar crises e se fortalecer, não deixe de contar com as soluções ofertadas pelo Tomático.

Quer receber mais dicas de finanças empresariais? Inscreva-se em nossas redes sociais Facebook, Instagram, LinkedIn e YouTube!