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Transformação digital: seu negócio está preparado para ela?

Tempo estimado de leitura: 6 minutos

06/09/2021

Saiba como avaliar se o seu negócio está preparado para a tecnologia!

A transformação digital nas empresas faz com que organizações de todos os portes e setores resolvam os desafios do dia a dia de forma muito mais eficiente.

Portanto, esse conceito não representa apenas um diferencial competitivo, mas uma necessidade das companhias.

No entanto, investir apenas em tecnologia não basta. Para ter um processo de inovação completo, é necessário entender quais são os resultados esperados com as mudanças e acompanhar tendências.

Dessa forma, é possível implementar novos processos e ferramentas com mais eficiência.

Será que a sua empresa está preparada para inserir a transformação digital no negócio? Continue a leitura e confira!

O que é a transformação digital?

Primeiro, é importante entender o que a transformação digital significa. Trata-se do processo que busca a utilização de diferentes soluções tecnológicas para melhorar os processos internos e, consequentemente, os resultados da empresa.

Esse tende a ser um processo natural, pois a procura por melhorias internas deve ser um dos principais objetivos de qualquer negócio. Por essa característica, o conceito vem sendo discutido no meio empresarial por companhias de todos os portes e segmentos.

Como funciona?

A transformação digital funciona por meio de mudanças que passam a aplicar a tecnologia em processos que, até então, eram analógicos ou manuais.

Contudo, essa definição não se limita às mudanças nas ferramentas e nos serviços utilizados pelas empresas.

O processo é mais profundo, pois exige mudanças no modo de pensar, na liderança e na abertura às novas ideias.

Assim, os empreendedores devem estar preparados para inovar e encorajar transformações inovadoras na companhia.

Ademais, a estratégia deve ser implementada de forma que todos possam aproveitá-la da melhor forma, compreendendo seu funcionamento e relevância.

Desse modo, as alterações devem ser estruturais, exigindo a reavaliação dos valores da organização.

Quais novidades ela traz ao ambiente empresarial?

Como você viu, a transformação digital faz com que a tecnologia não seja apenas parte do negócio, mas se torne essencial à sua estrutura e funcionamento.

Com processos digitalizados e automatizados, a companhia pode se tornar ainda mais eficiente.

Entre as tendências do setor, estão a internet das coisas, machine learning, inteligência artificial, business intelligence, user experience e big data.

Elas promovem mudanças importantes nos modelos de negócio, pois conseguem criar novas formas de operação e faturamento.

A conectividade também surge como uma maneira de conquistar engajamento e os processos passam a ter foco na experiência do consumidor.

Nesse sentido, a automação pode ser utilizada para melhorar entregas, por exemplo.

Outra novidade é a adoção de uma cultura de dados que visa melhorar a tomada de decisão de toda a empresa.

Nesse caso, o objetivo é analisar um grande volume de dados para transformá-los em informações úteis para o desenvolvimento do negócio.

Como avaliar se o meu negócio está preparado para a transformação digital?

Considerando o cenário criado pela transformação digital, as empresas que ainda não possuem uma boa estratégia tecnológica estão fadadas ao retrocesso.

Como consequência, elas podem perder espaço para a concorrência e, até mesmo, precisar encerrar as suas atividades.

Mesmo empresas líderes em seus segmentos precisam se reinventar constantemente ao inserir a transformação digital em seus processos.

Porém, é importante ressaltar que essa necessidade de inovar não é restrita às gigantes.

Empresas de micro, pequeno e médio porte também devem adotar a inovação. Para entender se o seu negócio está preparado para a inovação, é necessário avaliar determinados aspectos.

Entre eles, está a capacidade da companhia de se adaptar rapidamente às mudanças de forma eficiente.

A agilidade considera que a empresa é capaz não apenas de aceitar as mudanças, como também as buscar ativamente.

A transformação digital também resulta na necessidade de se manter cada vez mais presente nos ambientes online e no dia a dia do seu público-alvo.

Também é necessário oferecer diversos meios de pagamento, por exemplo, visando facilitar o processo de compras.

Dessa maneira, é fundamental conhecer as diversas alternativas disponíveis no mercado para melhorar os processos da empresa.

Ainda, é preciso considerar os meios de crédito que podem ser utilizados para viabilizar a implementação de mudanças e se adaptar aos novos cenários.

Nesse caso, sua empresa pode contar com a possibilidade de alcançar um crescimento mais sustentável, a partir de decisões inteligentes.

No Tomático, o crédito oferecido tem operação 100% digital e proporcional às vendas.

Assim, com o uso de assinatura eletrônica, todos os procedimentos são feitos online. Além disso, o empresário que solicita o empréstimo não recebe boleto: os valores são descontados automaticamente.

Como implementar a transformação digital na sua empresa?

Invista em inovação

A inovação abrange processos, métodos e estruturas da empresa. Nesse caso, a tecnologia pode ser utilizada para integrar procedimentos e dados, de forma a realizar análises mais acertadas em busca de melhorias.

Alternativas como o business intelligence permitem a criação de relatórios e outros materiais que fornecem uma visão ampla do negócio.

Com isso, é possível tomar melhores decisões. Cabe ressaltar que é viável combinar essa inovação a outras tendências, como o big data.

Faça o tratamento dos dados

Independentemente do porte da empresa, muitos dados são gerados e precisam ser analisados para aprimorar o negócio.

Nesse sentido, a tecnologia pode ser essencial para que o tratamento de dados aconteça conforme as regras vigentes.

Portanto, a transformação digital também exige adequação à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Ela ajuda, ainda, a manter as informações atualizadas, atuais e relevantes. Logo, é possível manter apenas dados de qualidade e que sejam úteis para o dia a dia da organização.

Proporcione uma boa experiência ao cliente

Por fim, a experiência do cliente não deve ser deixada de lado, sendo que a transformação digital mudou também o perfil dos consumidores.

Em ambientes digitais, por exemplo, é necessário oferecer uma interface intuitiva, responsiva e segura para que o cliente lide bem com os canais.

Isso facilita a comunicação e a resolução de problemas.

Afinal, um dos objetivos desse investimento é que o consumidor fique satisfeito com os serviços prestados e tenha interesse em voltar ou em indicar a sua empresa para outros clientes.

Como você viu, a transformação digital nas empresas é um processo completo, que exige mudanças estruturais.

Além disso, é necessário estar atento às novidades do mercado para que a sua companhia se mantenha atualizada e possa implementar novas ferramentas aos processos.

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