tomatico.com.br

Meios de pagamento: quais os principais e como escolher o melhor?

Tempo estimado de leitura: 7 minutos

20/09/2021

Você conhece os principais meios de pagamento disponíveis no mercado?

Meios de pagamento - quais os principais e como escolher o melhor

Especialmente com o desenvolvimento da transformação digital, diferentes meios de pagamento têm surgido e facilitado a relação entre clientes e empresas.

Assim, estar atento às mudanças é importante para oferecer as melhores condições para os consumidores.

Nesse sentido, é importante conhecer as principais alternativas disponíveis no mercado, assim como o seu funcionamento e benefícios. Desse modo, será possível analisar quais são mais alinhadas às estratégias do seu negócio.

Continue a leitura e veja quais são os principais meios de pagamento disponíveis no mercado e como escolher o melhor para sua micro, pequena ou média empresa. Acompanhe!

Qual a importância de estar sempre atento às mudanças do mercado?

Garantir a satisfação do cliente é fundamental para qualquer negócio. Portanto, as micro, pequenas e grandes empresas devem estar sempre atentas às mudanças do mercado.

E, assim, oferecer as melhores condições aos seus clientes e se destacar da concorrência. Nesse cenário, os meios de pagamento têm um papel determinante na decisão de compra do consumidor.

Afinal, a falta de opções que sejam adequadas aos clientes pode fazer com que eles deixem de adquirir seus produtos ou serviços.

Tenha em mente que, no momento de fechar uma compra, os clientes analisam as alternativas de pagamento disponíveis para definir qual é mais adequada às suas necessidades.

Portanto, conhecer as opções e oferecer certa variedade pode ser determinante para conquistar mais vendas.

Quais são os principais meios de pagamento disponíveis atualmente?

Agora que você aprendeu a importância de acompanhar as tendências do mercado, vale conhecer os meios de pagamento físico e online disponíveis.

Confira a seguir as principais soluções que você pode oferecer para os seus clientes!

Cartões de crédito ou débito

Essa é uma alternativa que funciona tanto para o meio físico quanto para os pagamentos online.

Atualmente, é comum que os estabelecimentos ofereçam a máquina de cartão pela sua facilidade. Porém, o ideal é ter atenção às bandeiras mais utilizadas, visando aceitar uma variedade maior.

No caso das compras a crédito, o titular do cartão recebe mensalmente a fatura para pagamento e pode escolher pagar o valor mínimo, total ou intermediário.

No caso do cartão de débito, o valor da compra é deduzido da conta bancária ou digital vinculada.

Em relação à empresa, é possível escolher entre diferentes maquininhas. Entre as principais, estão: Getnet, Rede, Cielo, Sipag, Bin e Stone.

Assim, é possível avaliar as condições de cada opção para encontrar aquela mais alinhada para o seu negócio.

Pix

O Pix é uma tecnologia lançada em 2020 que revolucionou os meios de pagamento realizados por transferência bancária. Trata-se de um modelo de transação instantâneo disponibilizado pelo Banco Central.

A disponibilidade é uma das grandes diferenças para outros meios, como TED (Transferência Eletrônica Disponível) e DOC (Documento de Ordem de Crédito). É possível fazer um Pix em qualquer dia e não há restrição de horário.

Outro ponto de destaque são as taxas, pois não existem cobranças nesse tipo de transferência.

Cabe destacar também que o prazo de liquidação da operação é quase imediato. Assim, ao enviar um Pix, o recebedor pode acessar os recursos em alguns instantes.

Carteira digital

A carteira digital tem se tornado uma importante tendência entre os meios de pagamento. Ela é uma solução eletrônica que armazena dados pessoais e financeiros do cliente e pode ser utilizada para transações financeiras.

O método já é bastante popular por facilitar compras online, mas também pode ser utilizado como meio físico. A grande vantagem é que as operações são realizadas de forma prática, segura e instantânea.

Entre as carteiras digitais mais conhecidas pelos brasileiros estão o Mercado Pago, o PicPay e o Paypal.

QR Code

O QR Code também pode ser oferecido como um meio de pagamento instantâneo para os clientes. Ela é uma forma de transação que utiliza a câmera do celular e facilita as operações financeiras.

Esse código também permite que os pagamentos sejam feitos por meio das máquinas de cartão.

Com isso, o cliente não precisa estar com o cartão em mãos, bastando ter o seu smartphone em mãos para capturar o código.

O valor da compra é descontado diretamente da conta do cliente, de forma rápida, simples e segura.

Boleto bancário

O boleto bancário é um meio de pagamento tradicional e bastante utilizado pelas empresas. Assim, ele traz uma forma prática e segura de receber as vendas.

No entanto, embora os valores sejam pagos à vista, o tempo de liquidação é uma desvantagem. Afinal, um boleto pode demorar alguns dias úteis para ser compensado.

Logo, empreendedores e clientes devem aguardar o processo finalizar para concluir a transação. E a dinâmica pode afetar prazos de entrega e outros fatores. Assim, todas as partes devem estar cientes e de acordo com essa questão.

Além disso, existem empresas que permitem o parcelamento com boleto.

Entretanto, é fundamental entender que, nesse caso, não há garantias quanto ao pagamento. Diante disso, a situação exige que a empresa tenha um processo de análise de crédito bastante eficiente.

A medida é essencial para reduzir os riscos de inadimplência e os custos relativos aos processos de cobrança que podem ser necessários.

Também é interessante contar com um serviço de emissão de boletos que também permita o protesto do título diante do não pagamento.

Como escolher o melhor meio de pagamento para sua empresa?

Como você viu, existem diversos meios de pagamento disponíveis para micro, pequenas e médias empresas. Por esse motivo, é comum que os empreendedores tenham dúvidas com relação a quais alternativas oferecer para seus clientes.

Na verdade, não é necessário escolher apenas um meio de pagamento. É possível oferecer diversas opções para seus clientes, de maneira que eles possam decidir pelas mais adequadas às suas preferências e necessidades.

Entretanto, cabe reforçar as vantagens que a maquinha de cartão de crédito pode oferecer para o seu negócio.

Afinal, elas não servem apenas para o recebimento dos pagamentos. Com o desenvolvimento da tecnologia, já é possível até mesmo tomar empréstimo pela máquina.

Para isso, é necessário receber o pagamento dos clientes pela maquininha. Ao conectá-la à plataforma do Tomático, é possível acessar o histórico de faturamento da sua empresa.

Isso permite que você tenha acesso a um valor de crédito adequado à realidade do negócio. Esse mecanismo também permite a adoção de parcelas flexíveis e que o pagamento seja feito com tranquilidade.

Portanto, vale a pena considerar essa alternativa, que também se destaca por facilitar parcelamentos e reduzir os riscos de inadimplência.

Agora você conhece diversos meios de pagamento modernos e pode oferecer os mais adequados ao perfil de seus clientes.

Além de considerar as necessidades da empresa, lembre-se de pensar na satisfação do consumidor para aumentar as chances de que eles concluam suas compras!

Gostou do conteúdo? Então complemente a sua leitura e entenda como a tendência pós-pandemia é de consumo mais consciente e saudável!