Hábitos de compra: classe C troca loja física por e-commerce
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E-commerce entra nos hábitos de compra do brasileiro!
A pandemia causada pelo novo coronavírus mudou os hábitos de compra da classe C. Um recorte da pesquisa “Impactos da Covid-19 em Alimentos & Bebidas”, produzida pelo Ibope Inteligência e encomendada pelo Facebook IQ, mostra que 62% dos consumidores dessa classe social fizeram compras de supermercado on-line pela primeira vez.
No mesmo levantamento, 44% disseram que, uma vez por semana, usaram a internet para fazer compras em supermercados e outros estabelecimentos.
Além disso, 45% dos consumidores substituíram as compras em loja física por compras on-line.
A necessidade de distanciamento social fez com que o e-commerce no Brasil evoluísse rapidamente em poucos meses.
De 2009 para 2019, o percentual de usuários de internet comprando on-line no Brasil saltou de 19% para 35%, segundo dados da pesquisa TIC Domicílios. Agora, em meio à pandemia, os consumidores on-line são cerca de 60% da população.
É um movimento que deve continuar.
E-commerce entra nos hábitos de compra do brasileiro
O levantamento do Ibope Inteligência mostra que 48% dos entrevistados disseram que devem priorizar as compras on-line sempre que elas estiverem disponíveis.
A opção pelas lojas virtuais se dá pela facilidade, para evitar multidões e também pela agilidade na comparação de preços.
No total, 1.500 pessoas foram ouvidas. A pesquisa usou as diretrizes de classe C estabelecidas pela Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa (Abep) e, dessa forma, a renda média familiar mensal para esse consumidor está na faixa entre R$ 1.750 e R$ 3.085.