tomatico.com.br

Hábitos de compra: classe C troca loja física por e-commerce

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

14/05/2021

E-commerce entra nos hábitos de compra do brasileiro!

mulher empreendedora

A pandemia causada pelo novo coronavírus mudou os hábitos de compra da classe C. Um recorte da pesquisa “Impactos da Covid-19 em Alimentos & Bebidas”, produzida pelo Ibope Inteligência e encomendada pelo Facebook IQ, mostra que 62% dos consumidores dessa classe social fizeram compras de supermercado on-line pela primeira vez.

No mesmo levantamento, 44% disseram que, uma vez por semana, usaram a internet para fazer compras em supermercados e outros estabelecimentos.

Além disso, 45% dos consumidores substituíram as compras em loja física por compras on-line.

A necessidade de distanciamento social fez com que o e-commerce no Brasil evoluísse rapidamente em poucos meses.

De 2009 para 2019, o percentual de usuários de internet comprando on-line no Brasil saltou de 19% para 35%, segundo dados da pesquisa TIC Domicílios. Agora, em meio à pandemia, os consumidores on-line são cerca de 60% da população.

É um movimento que deve continuar.

E-commerce entra nos hábitos de compra do brasileiro

O levantamento do Ibope Inteligência mostra que 48% dos entrevistados disseram que devem priorizar as compras on-line sempre que elas estiverem disponíveis.

A opção pelas lojas virtuais se dá pela facilidade, para evitar multidões e também pela agilidade na comparação de preços.

No total, 1.500 pessoas foram ouvidas. A pesquisa usou as diretrizes de classe C estabelecidas pela Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa (Abep) e, dessa forma, a renda média familiar mensal para esse consumidor está na faixa entre R$ 1.750 e R$ 3.085.