tomatico.com.br

7 Indicadores financeiros que toda micro e pequena empresa precisa conhecer

Tempo estimado de leitura: 6 minutos

31/03/2022

Os indicadores financeiros são essenciais para a tomada de decisão em um negócio.

Indicadores financeiros que toda micro e pequena empresa precisa conhecer

Ter um planejamento financeiro robusto é uma parte importante para o sucesso de um negócio. Além de ferramentas como relatórios, balanços e fluxo de caixa, é preciso usar os chamados indicadores financeiros.

Por meio deles, você obtém informações relevantes sobre a situação financeira da empresa e suas perspectivas. Para micro e pequenas empresas, essa atenção é ainda mais importante. Afinal, ela permite otimizar a gestão das finanças.

A seguir, descubra 7 indicadores financeiros importantes para acompanhar em seu negócio!

O que são indicadores financeiros e para que servem?

Os indicadores financeiros são métricas que ajudam a acompanhar os resultados das finanças de uma empresa. Por meio dessas ferramentas, é possível medir resultados, comparar a performance e acompanhar a evolução ao longo do tempo.

Em geral, os indicadores funcionam com base em equações que usam dados gerados pelo negócio em determinado período. Desse modo, eles servem para gerar informações sobre a situação atual do negócio e perspectivas de curto, médio e longo prazo.

Por que utilizar indicadores financeiros na sua empresa?

Como você viu, os indicadores servem para trazer e aprofundar informações sobre as finanças do negócio. Por conta disso, eles são especialmente relevantes para a tomada de decisão.

Com os resultados obtidos pelos indicadores financeiros, você é capaz de identificar como está a situação hoje da empresa, considerando gargalos e melhorias. Assim, há como tomar decisões mais embasadas, no lugar de fazer escolhas meramente intuitivas.

Os indicadores financeiros também ajudam a trazer uma visão holística e estratégica para o negócio. Se a ideia for aumentar os investimentos na empresa, por exemplo, considerar os indicadores de lucratividade é fundamental.

Assim, é possível encontrar oportunidades para lucrar mais e dispor dos recursos necessários. Para microempresas e companhias de pequeno porte, os indicadores são ainda mais relevantes. Por meio deles, há como identificar oportunidades de melhoria e se antecipar às ameaças.

Além disso, a tomada de decisão otimizada favorece a competitividade, o que pode ser essencial para a sobrevivência da sua empresa no mercado.

7 Indicadores financeiros que micro e pequenas empresas devem conhecer

Considerando que toda micro e pequena empresa precisa de boas informações para tomar decisões que aumentem a competitividade, existem alguns indicadores do mercado financeiro que merecem atenção.

A seguir, veja quais são 7 exemplos de indicadores financeiros que devem ser conhecidos, em especial, pelas empresas de menor porte!

1. Margem bruta

A margem bruta ajuda a medir a rentabilidade do negócio e das operações. Ela demonstra qual é o lucro bruto obtido com cada venda e, portanto, indica a capacidade operacional de gerar resultados para a empresa. Esse indicador é calculado da seguinte maneira:

Margem bruta = (Lucro bruto / Receita de vendas) x 100

O ideal é ter uma margem bruta mais elevada, já que ela ainda sofrerá descontos até chegar ao resultado líquido. Nesse sentido, um valor muito baixo pode indicar questões como precificação incorreta ou custos operacionais elevados.

2. Margem líquida

Já a margem líquida serve para medir a lucratividade do negócio em relação ao que é vendido. Dessa forma, é possível compreender o quanto a empresa é capaz de manter em caixa, após a cobrança de impostos.

Assim, a margem líquida é calculada da seguinte maneira:

Margem líquida = (Lucro líquido / Receita de vendas) x 100

Quanto maior ela for, maior é a capacidade do negócio de consolidar ganhos a cada venda. Um valor menor, por outro lado, pode indicar a necessidade de repensar parte da estratégia.

3. EBITDA

Ainda falando sobre lucratividade, é essencial conhecer o EBITDA ou LAJIDA do negócio. Ele corresponde ao lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização. Com isso, o EBITDA traz uma visão ainda mais completa sobre o lucro operacional.

Por meio dele, é possível saber quais são os resultados que a empresa é capaz de gerar apenas com base em suas atividades operacionais. A partir desse indicador, portanto, é possível conhecer a capacidade de geração de resultados e entender onde estão os principais gargalos de custos.

4. Índice de Endividamento Geral

Toda micro e pequena empresa também deve conhecer qual é o seu nível de endividamento. Para tanto, é necessário calcular o Índice de Endividamento Geral pela fórmula a seguir:

Índice de Endividamento Geral = Capital de terceiros / Ativos

Quanto maior for a dependência do capital de terceiros — como empréstimos, financiamentos e participações de investidores —, maior é o endividamento. No longo prazo, isso pode afetar o crescimento e a continuidade do negócio, o que indica a importância de acompanhá-lo.

5. Liquidez corrente

Entender o nível de liquidez do negócio também é importante para saber qual é a capacidade dele de arcar com os compromissos financeiros. Na hora de calcular a liquidez corrente, você pode usar a seguinte fórmula:

Liquidez corrente = Ativo circulante / Passivo circulante

Nesse caso, o ativo circulante é dado pela soma do caixa e das contas a receber. Assim, quanto maior for a liquidez corrente, maior é a capacidade da empresa de cumprir seus compromissos financeiros de curto e médio prazo. Logo, mais forte tende a ser sua saúde financeira.

6. ROI

O retorno sobre investimento (ROI) indica qual foi o impacto dos lucros obtidos em relação ao que foi investido. Isso serve tanto para o negócio, de modo completo, quanto para projetos específicos.

Com o ROI, é possível comparar iniciativas e encontrar setores ou atividades mais rentáveis, por exemplo. A fórmula é dada por:

ROI = (Ganho total – Valor investido) / Valor investido x 100

Um ROI positivo indica que o projeto ajudou a rentabilizar os recursos. Já um ROI negativo aponta para a perda de recursos com a situação analisada.

7. ROE

Outro exemplo entre os indicadores financeiros essenciais é o retorno sobre patrimônio líquido (ROE). Por meio dele, você sabe o quanto a empresa conseguiu gerar com seus próprios recursos, o que indica a capacidade operacional. A fórmula é a seguinte:

ROE = (Lucro líquido / Patrimônio líquido) x 100

Um valor maior para o ROE indica que a empresa é capaz de gerar mais resultados com base em seu patrimônio. Em geral, isso demonstra bons resultados em relação à atuação do negócio e às suas finanças.

Com esses 7 indicadores financeiros, todas as micro e pequenas empresas conseguem compreender questões relevantes sobre a situação do negócio. Logo, conhecê-los é indispensável para fazer uma análise adequada do seu empreendimento e tomar decisões informadas — em prol do sucesso da empresa.

Quer complementar a análise financeira do negócio? Conheça 6 tipos de fluxo de caixa que podem ser usados na gestão das finanças!