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Como ter um negócio lucrativo no próximo ano? 8 Dicas para acelerar sua empresa!

Tempo estimado de leitura: 7 minutos

13/01/2022

Confira 8 dicas para alcançar esse objetivo no próximo ano!

negócio lucrativo

Muitas pessoas têm o desejo de empreender — e parte delas decidem tirar a própria empresa do papel. Contudo, ter um negócio lucrativo demanda tempo, estratégia e conhecimento de mercado. Sem isso, fica mais difícil impulsionar o empreendimento para ter os melhores resultados.

Logo, essa é uma tarefa que demanda bastante empenho e dedicação do empreendedor. É necessário investir em ações inteligentes e que estejam corretamente direcionadas para o seu público. Isso permite acelerar os resultados e obter lucros — que podem se consolidar no longo prazo.

Quer saber como isso é possível? Então continue a leitura e confira 8 dicas para ter um negócio lucrativo e acelerar os resultados da sua empresa no próximo ano.

Não perca!

1.     Faça uma pesquisa de mercado

A pesquisa de mercado é uma das etapas mais importantes da construção de um negócio. Afinal, qualquer empreendimento representa um risco, e seus resultados dependem da aceitação dos seus serviços ou produtos. Contudo, é comum que muitos empreendedores não deem a devida atenção à essa etapa.

Dessa forma, é fundamental realizar uma pesquisa de mercado para minimizar os riscos do negócio. Vale conhecer o comportamento atual do consumidor para entender o que ele gosta e espera de uma empresa, assim como os produtos e serviços que evita.

Tenha em mente que oferecer a solução errada para o cliente pode afetar o crescimento e a rentabilidade do seu negócio. Nesse sentido, a pesquisa traz informações para embasar as tomadas de decisões e para atender às reais necessidades dos clientes, além de agregar valor para seu negócio.

Isso também ajuda a se destacar dos seus concorrentes. Aqui, a pesquisa pode ser útil para identificá-los e conhecer seus pontos fortes e fracos. Assim, você poderá desenvolver uma estratégia para se diferenciar no mercado.

2.     Conheça seu público-alvo

Não adianta pesquisar para ter as melhores soluções do mercado se você não oferecê-las para as pessoas que realmente precisam. Então, após estabelecer seu nicho, é necessário definir qual é o seu público-alvo e a sua persona.

Para isso, é importante focar em informações relevantes e que ajudem a entender o comportamento do seu cliente ideal, seus objetivos, suas necessidades e seus interesses. Com essa definição, fica mais fácil direcionar seus esforços de maneira mais efetiva.

Vale lembrar, ainda, que separar um tempo para conhecer seu público-alvo é importante em diversas fases do negócio. Assim, aproveite o momento para avaliar se você está, de fato, se conectando aos seus potenciais clientes — e oferecendo a eles o que procuram.

3.     Tenha um plano de negócio

Para ter uma empresa lucrativa, é essencial ter um plano de negócio com objetivos bem definidos. Também é preciso incluir a estratégia para alcançá-los e a verba necessária para implementação do seu plano. Assim, se você pulou esta etapa ao montar sua empresa, pode ser o momento de dar foco a esse planejamento.

Seja bastante realista ao elaborar o plano e não trabalhe com suposições. Depois, tente seguir o projeto da maneira mais fiel possível. Lembre-se de que ele precisará ser atualizado à medida que os objetivos forem sendo cumpridos.

4.     Defina estratégias de vendas

Agora que você já conhece o mercado e o seu público-alvo e definiu um plano de negócio, o próximo passo é definir uma estratégia de vendas. Ela deve trazer um projeto detalhado com as melhores práticas e processos que seu negócio precisa seguir para:

Por meio desse planejamento estratégico de vendas, são estabelecidos objetivos e prazos para atingir os resultados esperados. O plano pode se basear em utilizar diferentes canais de comunicação para ampliar o acesso a novos clientes ou trazer um novo mix de produtos, por exemplo.

5.     Invista em ações de marketing

Também é importante reservar uma parte dos seus investimentos para a divulgação do negócio. Nesse sentido, o marketing digital pode ser uma ferramenta de comunicação bastante eficiente.

Essa estratégia se baseia na divulgação de conteúdos educacionais, além dos produtos e serviços, por meio de mídias digitais, como Instagram, Facebook, YouTube, e-mail, entre outras. É uma forma de se conectar com potenciais clientes de forma personalizada.

Empresas que sabem aproveitar as oportunidades geradas pelo marketing digital tendem a lucrar mais. Afinal, elas são mais vistas, têm mais autoridade e se relacionam melhor com o seu público.

6.     Faça uma gestão financeira eficiente

Sem uma boa gestão financeira, há o risco de o seu negócio gastar mais dinheiro do que ganha. Também existe a possibilidade de não receber o suficiente para crescer e se manter competitivo no mercado.

Para evitar esse problema — e ter um negócio lucrativo no próximo ano —, é necessário considerar todos os gastos que envolvem as operações e a manutenção da empresa. Entre eles, estão o aluguel, a compra de matéria-prima, as despesas com funcionários, as ações de marketing etc.

Após compreender todas as suas despesas para abrir e manter o empreendimento, é preciso organizar seu orçamento para ter uma gestão torne o negócio lucrativo.

É comum que grandes empresas elaborem um orçamento mensal. Contudo, para os pequenos e médios negócios, pode ser mais interessante pensar em um período mais longo. Por exemplo, é possível adotar o planejamento financeiro trimestral.

Essa medida permite verificar suas finanças de forma regular. Assim, fica mais fácil se recuperar de crises ou despesas inesperadas, por exemplo.

7.     Tenha uma boa gestão de estoque

Se você trabalha com estoque, essa é uma das principais tarefas para conseguir garantir lucro nas operações. O gerenciamento de estoque representa a capacidade de o empreendimento organizar e controlar a quantidade de cada produto em determinados períodos.

Com isso, a empresa conhecerá melhor seus produtos e suas demandas. Ademais, esse processo determina as suas necessidades de compra, como de insumos, garantindo maior alinhamento para evitar faltas de produtos ou desperdícios.

Ao fazer a gestão do estoque, também é importante entender o quanto ele vale para o negócio. A depender da situação, pode ser mais interessante trabalhar com produtos sob demanda. Essa decisão dispensa a manutenção de espaço físico amplo para armazenar os itens que serão vendidos.

8.     Separe as finanças pessoais das empresariais

Para ter lucro e evitar prejuízos financeiros, você deve separar sua conta pessoal da sua empresa. Essa atitude ajuda a manter a organização e a saúde financeira do empreendimento, sem que as despesas se misturem.

Além disso, é fundamental criar uma reserva financeira empresarial. Dessa forma, são menores as chances de o empreendimento passar por momentos de instabilidade. Nesse caso, o dinheiro destinado a esse objetivo pode ser investido em uma alternativa segura e com alta liquidez.

Percebeu como ter um negócio lucrativo demanda empenho e dedicação? Ao seguir essas 8 dicas, você terá mais chances de impulsionar o crescimento da sua empresa para ter resultados melhores no próximo ano.

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