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Semana do Brasil: tudo o que você precisa saber sobre o evento

Tempo estimado de leitura: 7 minutos

02/09/2021

Pode ser uma oportunidade para o varejo aumentar as vendas. Veja mais!

Bandeira do Brasil

É natural que o varejo passe por ciclos de vendas, com períodos mais movimentados e outros de baixa.

Assim, podem ser usadas estratégias sazonais para estimular as vendas em determinados períodos. Por exemplo, para incentivar o desempenho econômico no segundo semestre, o Governo Federal criou a Semana do Brasil.

Esse período pode trazer resultados positivos para os varejistas, para os consumidores e para a economia.

Nesse cenário, além de saber como participar, é fundamental entender como se organizar para aproveitar essa oportunidade na sua empresa.

Quer se preparar para o período? Veja neste artigo tudo o que você precisa saber sobre a Semana do Brasil!

O que é a Semana do Brasil?

A Semana do Brasil é um período voltado para as ofertas do varejo, criado pelo Governo Federal para apoiar os comerciantes de todo o país. Ela faz referência ao Dia da Independência, comemorado em 7 de setembro — época em que acontecerá o evento.

Para os consumidores a participação é simples: basta escolher uma empresa participante para ter acesso às condições diferenciadas na compra.

Já para as empresas, o processo exige alguns passos, mas foi criado de modo a simplificar a adesão.

Quando o evento surgiu?

O lançamento da Semana do Brasil aconteceu em 5 de setembro de 2019 e sua primeira edição ocorreu de 6 de setembro a 15 de setembro daquele ano.

O evento se repetiu em 2020, entre 3 e 13 de setembro.

Em 2021, a expectativa é que ela ocorra entre os dias 2 e 12 de setembro. Porém, em todas as edições, cada varejista pode definir se participará em todos os dias ou apenas em parte do período.

Isso traz mais flexibilidade para que as empresas encaixem o evento em suas estratégias de vendas.

Como funciona a Semana do Brasil?

Em relação ao funcionamento, a Semana do Brasil depende da parceria entre o Governo Federal e a iniciativa privada, na forma de varejistas.

A ideia é que os negócios ligados ao comércio criem uma promoção especial para o começo de setembro.

Não existe um valor mínimo de desconto a ser oferecido, então as empresas podem escolher o modelo desejado.

Há negócios que oferecem de 10 a 90% de desconto, outros que fazem o melhor preço do ano, superando até a Black Friday.

Também é comum a divulgação de ofertas do tipo “pague 1 e leve 2” ou com condições exclusivas de pagamento e parcelamento, entre outras possibilidades.

O Governo Federal fica a cargo da divulgação do período de ofertas e costuma divulgar uma lista com os participantes.

Nas primeiras edições, isso foi feito tanto nos meios de comunicação oficiais do Governo quanto em anúncios em diversas mídias.

Para que serve a Semana do Brasil?

Uma das principais justificativas para a criação desse evento foi a possibilidade de aquecer a economia com a geração de mais vendas.

Em 2019, isso fazia parte de um plano de recuperação econômica no pós-crise.

Em 2020, a data serviu para ajudar varejistas diante da pandemia do novo coronavírus.

Para 2021, esse objetivo de estimular a atividade econômica permanece, afinal, o comércio ainda sofre os efeitos da crise.

Além disso, a Semana do Brasil ajuda a acelerar parte do faturamento obtido no segundo semestre.

Nesse sentido, a escolha da data também tem um caráter estratégico. O mês de setembro, para muitos varejistas, representa um período de baixa.

Isso porque ele fica entre o Dia dos Pais e o Dia das Crianças. À exceção das lojas de roupas, que veem a troca de coleções para a nova estação, a sazonalidade tende a impactar negativamente os resultados.

Com a Semana do Brasil, o objetivo era criar uma espécie de Black Friday brasileira, criada em à data importada dos Estados Unidos. Nesse caso, o dia de ofertas acontece na última sexta-feira de novembro.

Diante de possíveis efeitos positivos da Semana do Brasil, o comércio pode recuperar ou fortalecer seus resultados. Assim, até mesmo o desempenho do Produto Interno Bruto (PIB) pode ser favorecido.

Quais são as vantagens de participar?

Apesar dos benefícios que o evento traz para a economia brasileira, esse não é o único ponto positivo da Semana do Brasil.

Os varejistas que aceitam aderir à data e oferecer descontos especiais também podem aproveitar vantagens com a iniciativa do Governo Federal.

O primeiro efeito positivo é o aumento nas vendas durante o evento. Essa pode ser uma forma de elevar o faturamento e de superar possíveis dificuldades inerentes ao período.

Ainda, é uma oportunidade de a marca se tornar mais conhecida entre os consumidores.

Ao captar as pessoas que decidem fazer compras devido à oferta de preços melhores, seu negócio pode dar início a um relacionamento comercial prolongado.

Afinal, a primeira venda pode abrir as portas para a fidelização e para o retorno do cliente, que poderá realizar outras compras.

Essa dinâmica pode ajudar a diminuir o custo de aquisição dos clientes e aumentar o faturamento.

Todos esses fatores têm o potencial de impulsionar o empreendimento e fortalecer seu crescimento ao longo do tempo. Então, essa pode ser uma oportunidade estratégica para quem atua no varejo.

Como participar da Semana do Brasil?

Se você tiver interesse em integrar a Semana do Brasil, vale saber que, nas duas primeiras edições, não existiam grandes requisitos.

A participação dependia, basicamente, do uso dos materiais oficiais de comunicação, que deveriam ser incorporados aos meios de venda de cada varejista.

Para possíveis edições no futuro, há chances de que o Governo Federal conceda estímulos específicos. Por exemplo, benefícios em relação às obrigações dos empreendimentos, o que exigiria cadastro e credenciamento.

Porém, com base nas edições já realizadas, a participação em 2021 se manteve simples.

A principal dica para as empresas interessadas é criar uma área especial no seu negócio físico ou em sua loja virtual, usando os elementos da Semana do Brasil.

Dessa forma, é possível evidenciar a sua participação e apresentar as ofertas de maneira diferenciada para o público.

Como se preparar para vender mais nessa época do ano?

Além de usar os materiais de comunicação disponibilizados pelo Governo, é preciso se planejar para vender mais na Semana do Brasil.

Tudo começa pela avaliação dos números e métricas do negócio, que envolvem objetivos, custos e previsão de vendas.

A partir desses dados, há como definir descontos e promoções adequadas. Também é importante preparar o estoque para atender à demanda esperada, sempre considerando as preferências do público.

Avalie também a concorrência para encontrar pontos que podem ser trabalhados na sua loja.

Considere também o canal de vendas: se as compras online são as favoritas de parte dos seus clientes, por exemplo, é interessante ter uma loja virtual que seja prática e funcional.

Além disso, a gestão financeira tem que ser estratégica antes, durante e após o período. Contudo, se houver limitações no orçamento, solicitar crédito com boas condições pode ser uma maneira de participar do período de forma eficiente.

Como você viu, a Semana do Brasil foi criada para estimular o desempenho do varejo no segundo semestre do ano. Com a preparação adequada, seu negócio pode participar e aproveitar o evento para gerar mais resultados.

Gostou do conteúdo? Se quiser explorar todas as épocas do ano, aprenda a superar a sazonalidade para vender mais!