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Sazonalidade: saiba como vender mais na época de baixa

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

03/03/2021

Como vender mais em período afetados pela sazonalidade é um desafio. Aprenda aqui!

mulher empreendedora

Muitos produtos e serviços precisam lidar com a sazonalidade –  isto é, têm maior ou menor procura em determinada época do ano, uma flutuação que acontece dependendo da demanda do consumidor.

Para otimizar a receita, todo empreendedor precisa ficar atento para saber como vender mais na época de baixa e, além disso, saber manter o estoque preparado para as épocas de maior movimento.

As flutuações na demanda do consumidor podem acontecer por diferentes razões:

  • Estações do ano e mudanças de temperatura;
  • Datas comemorativas (Dias dos Pais, Mães, Crianças, Namorados, Natal, Festas Juninas);
  • Eventos periódicos (Copa do Mundo, Olimpíadas etc);
  • Crises econômicas e outras, como a da pandemia ou a hídrica (que algumas regiões do Brasil já enfrentaram)

Para saber como vender mais mesmo em períodos de menor demanda, o empreendedor precisa, antes de tudo, entender quais tipos de sazonalidade afetam o seu negócio. E, em seguida, fazer um planejamento.

Saber como vender mais envolve conhecimento do negócio e planejamento

Para conseguir se planejar, o empreendedor pode analisar os anos anteriores e desenhar um panorama com os picos de venda, observando em quais momentos seus produtos ou serviços foram mais demandados.

O mesmo vale para os períodos de queda nas vendas. Com essas informações será possível elaborar uma projeção de vendas futuras.

Claro que imprevistos podem acontecer, mas essas projeções costumam dar uma bom parâmetro para o planejamento da compra de seu estoque, ampliação do horário de funcionamento, contratação de mais funcionários etc.

Em paralelo, é importante levar essa análise para o fluxo de caixa. O grande segredo para manter a eficiência da gestão financeira é antever a sazonalidade e organizar com cuidado a entrada e saída de dinheiro, principalmente nos momentos de baixa nas vendas.

Como um negócio sazonal pode precisar de uma receita extra durante um determinado período, o ideal é se programar de forma a criar uma reserva financeira quando o faturamento diminui.

Outro ponto importante é pensar em alternativas de como vender mais quando o negócio é sazonal.

Uma opção é desenvolver serviços complementares, uma forma de criar demanda para os períodos em que as vendas são naturalmente mais baixas. Promoções e incentivos também ajudam a levar o cliente a consumir mesmo quando ele não planejava fazer isso.

Por fim, negócios sazonais podem precisar de linhas de crédito empresarial em algum momento, até para cobrir o capital de giro que, eventualmente, fica deficitário.

Nesse caso, o Tomático oferece crédito via maquininha com parcelas flexíveis que, justamente, se adaptam à sazonalidade de forma automática. Quer saber mais? Acesse nosso FAQ.